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dc.contributor.authorLima, Gracilane Elinaide de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:27:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:27:11Z-
dc.date.issued2023-04-13
dc.identifier.citationLIMA, Gracilane Elinaide de. Análise da abordagem de programação de computadores no contexto do ensino das ciências agrárias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista. 2023, 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12878-
dc.description.abstractEste estudo foi realizado no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista com professores da área técnica do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (CTIA) no ano de 2022. O objetivo principal foi levantar os requisitos intelectuais, técnicos, e de infraestrutura, e analisar as repercussões, sob a ótica docente, quanto ao uso da programação de computadores no Curso. Usando a pesquisa qualitativa, o texto analisa e discute a utilização da programação de computadores como uma ferramenta pedagógica para o ensino de ciências agrárias. A partir da revisão de literatura, a pesquisa destaca a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como uma ferramenta pedagógica, mostrando que existem ferramentas de apoio ao docente no ensino. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos professores entrevistados reconhece a relevância do ensino para alunos do CTIA, mas enfrentam desafios em relação a habilidades técnicas e intelectuais necessárias para iniciar a introdução da automação/programação de forma natural no contexto das suas disciplinas. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de investimento em infraestrutura, mas principalmente na formação de professores para criar um ambiente mais propício ao uso dessas tecnologias. A pesquisa contribui para o campo da educação, especificamente para a área de ensino de ciências agrárias, possibilitando o desenvolvimento de um programa de capacitação e os resultados obtidos abrem possibilidades para o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos futuros.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectCiências Agráriaspor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectProgrammingeng
dc.subjectAgricultural Scienceseng
dc.titleAnálise da abordagem de programação de computadores no contexto do ensino das ciências agrárias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelistapor
dc.title.alternativeAnalysis of computer programming approach in the context of teaching agricultural sciences at Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelistaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study was done at the Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista in collaboration with professors from the technical area of the Integrated Technical Course in Agriculture (ITCA) in 2022. Our main objective was to assess the intellectual, technical, and infrastructure requirements and analyze the impact of computer programming on teaching from a pedagogical perspective. Using qualitative research methods, we analyzed and discussed the use of computer programming as a tool for teaching agricultural sciences. Through the literature review, we highlighted the importance of DICTs as a pedagogical tool and showed that there are resources available to support teachers in their teaching. The results we obtained revealed that most of the interviewed professors recognize the relevance of teaching computer programming to ITCA students but face challenges in terms of the technical and intellectual skills necessary to introduce automation/programming naturally in their disciplines. Therefore, our research emphasizes the need for investment in infrastructure and teacher training to create a more conducive environment for the use of these technologies. Our research contributes to the field of education, specifically to the area of teaching agricultural sciences and technology. The results obtained pave the way for the development of a training program and open up possibilities for future research and work.eng
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.advisor-co1Silva, José Fernandes da
dc.contributor.referee1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.referee2Coelho, Geovalia Oliveira
dc.contributor.referee3Silva, Sandro Luís Freire de Castro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1739213885175509por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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