Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12874
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dc.contributor.authorPaiva, Liz Denize Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:57Z-
dc.date.issued2012-08-03
dc.identifier.citationPAIVA, Liz Denize Carvalho. A perspectiva da autoavaliação institucional e seus desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12874-
dc.description.abstractO estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi analisar o processo de autoavaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. As preocupações iniciais concentraram-se no ponto de vista das políticas de avaliação da educação superior, face à realidade dos Institutos Federais. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da avaliação educacional e da avaliação institucional, para embasar o processo de avaliação interna, também denominado de autoavaliação. Continuando a análise, abordou-se os marcos regulatórios e históricos das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. A fim de contextualizar a realidade, as características e as especificidades do IFRJ, a pesquisa buscou também caracterizar a sua trajetória sócio-educacional, mediante os documentos oficiais da instituição e das entrevistas. A seguir apresentou-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar as experiências e os desafios do processo de autoavaliação institucional na instituição com base em documentos legais, nas entrevistas e nas observações de campo. Finalmente, na secção resultados e discussão, foram analisados os dados coletados, oportunizando situar o despontar da autoavaliação institucional do IFRJ nas vozes dos informantes-chave. Este grupo foi constituído por gestores e membros das comissões de autoavaliação que acompanharam a transformação da instituição em Instituto Federal, apresentando proposições e desafios para o IFRJ. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências de autoavaliação institucional no IFRJ, em instituições federais e outras instituições educacionais. O mergulho no tema levou a uma reflexão sobre a importância da autoavaliação na educação superior.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutional Assessmenteng
dc.subjectInstitutional Self Assessmenteng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectAutoavaliação Institucionalpor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.titleA perspectiva da autoavaliação institucional e seus desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeThe prospect of Institutional Self-evaluation and its challenges in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study was characterized by a qualitative research; based on a bibliographical research, documentation, field observation and semi structured interviews. The overall objective was to analyze the process of institutional self-evaluation at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Initial concerns focused on the perspective of policy evaluation of higher education, given the reality of the Federal Institutes. So, we started with a theoretical analysis of the macro area, the conceptual point of view of educational and institutional assessment, to support the internal assessment process, also called self-assessment. Continuing the analysis, we dealt with the regulatory frameworks and historical assessment policies of higher education in Brazil. In order to contextualize the reality, the characteristics and specificities of IFRJ, the search also sought to characterize the socio-educational trajectory, through the institution's official documents and interviews. Below presented the theoretical and methodological reasons that contributed to this research. From this basis, we sought to examine the experiences and challenges of institutional self-evaluation process at the institution based on legal documents, in interviews and field observations. Finally, results and discussion section, we analyzed the data collected, providing the opportunity to situate the emergence of institutional self-assessment IFRJ the voices of key informants. This group was composed of managers and members of committees of self-assessment that accompanied the transformation of the institution in the Federal Institute, presenting proposals and challenges for the IFRJ. The main contribution of this study was the possibility of socializing experiences in institutional self-assessment IFRJ in federal institutions and other educational institutions. The dive in the subject led to a reflection on the importance of self-assessment in higher educationeng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739.514.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Macário, Nilza Magalhaes
dc.contributor.referee3Quaresma, Maísa dos Reis
dc.creator.ID937591777por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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