Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12871
Tipo do documento: Dissertação
Title: Integração de saberes e construção do conhecimento compartilhado: apicultura enquanto tema transversal de estudos junto a comunidade escolar do Colégio Dom Agostinho Ikas/PE
Other Titles: Knowledge integration and shared knowledge construction: beekeeping as cross theme studies with a school community of Colégio Dom Agostinho Ikas-PE
Authors: Barbosa, Maria das Graças Felix
Orientador(a): Lorenzon, Maria Cristina Affonso
Primeiro membro da banca: Tassinari, Wagner de Souza
Segundo membro da banca: Rezende, Aldo
Keywords: Bee;Environment;Education;Transdisciplinary;Abelha;Meio ambiente;Educação;Transdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 17-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Barbosa, Maria das Graças Felix. Integração de saberes e construção do conhecimento compartilhado: apicultura enquanto tema transversal de estudos junto a comunidade escolar do Colégio Dom Agostinho Ikas/PE. 2015. [74 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Com o intuito central de analisar a importância da transdisciplinaridade enquanto estratégia pedagógica para a construção do conhecimento junto a alunos do ensino técnico, procurou-se responder à seguinte questão: Qual a importância da transdisciplinaridade enquanto estratégia pedagógica para a construção do conhecimento a partir do tema transversal (apicultura)? A partir disso, procurou-se diagnosticar, analisar e compreender os resultados apresentados por alunos e professores ao introduzir o mel de abelha no seu cotidiano, fazendo com que os participantes adotassem uma nova postura ante esse produto, visto que o consumo não era um hábito instaurado na comunidade. O método utilizado foi a pesquisa quali-quantitativa, aplicada através de levantamento de dados por meio da observação dos participantes e aplicação de questionários. Após as oficinas, observou-se que a maioria dos participantes respondeu corretamente aos questionários e demonstrou o domínio de conceitos, como meio ambiente, as doenças das abelhas, as regiões geográficas e o manejo das mesmas. Para a realização do trabalho, a transdisciplinaridade foi adotada como base para a transmissão de conhecimentos. Através dessa experiência, foi possível recuperar a perspectiva da importância do mel de abelha no cotidiano dos participantes, além de inserir no CODAI a transdisciplinaridade como alternativa ao método tradicional de ensino
Abstract: With the central aim of analyzing the importance of transdisciplinarity as an educational strategy for the construction of knowledge from the technical school students, we tried to answer the following question: What is the importance of transdisciplinarity as an educational strategy for the construction of knowledge from the cross subject (beekeeping)? From this, we tried to diagnose, analyze and understand the results presented by students and teachers to enter the honey in their daily lives, causing the participants to adopt a new attitude front this product, since consumption was not a established habit in the community. The method we had used was the qualitative and quantitative research, data collection through participant observation and questionnaires. After the workshops, it was observed that most participants correctly answered the questionnaires and demonstrated mastery of concepts such as the environment, diseases, geographical regions and management of bees. For the realization of work, the transdisciplinary approach has been adopted as the basis for the transmission of knowledge. Through this project, it was possible to recover the perspective of the importance of honey in the daily lives of participants and enter the CODAI transdisciplinarity as an alternative to the traditional method of teaching
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12871
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Maria das Graças Felix Barbosa.pdf2015 - Maria das Graças Felix Barbosa917.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.