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dc.contributor.authorSantos, Cintia Vieira de Paz dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:21Z-
dc.date.issued2023-03-02
dc.identifier.citationSANTOS, Cintia Vieira de Paz dos. O uso da Etnomatemática com hortas didáticas em escolas do município de Japeri - RJ. 2023. 102f (Dissertação, Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12864-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo o uso da etnomatemática com hortas didáticas em escolas do município de Japeri - RJ. Para isso, é apresentada uma proposta pedagógica etnomatemática por meio de hortas didáticas na busca da contextualização dos saberes locais com as práticas fazer/saber. Isso propicia uma inovação nos processos de ensino e aprendizagem, de forma que o aluno, em ação coletiva com o professor, possa se emancipar na busca do conhecimento de forma significativa. Assim, as hortas didáticas se apresentam como uma ferramenta pedagógica poderosa para promover várias possibilidades de ensino no processo de aprendizagem com práticas inovadoras que envolvam o interesse do aluno pela busca do conhecimento. Buscamos analisar a contribuição da etnomatemática para a construção de hortas didáticas no ensino e na aprendizagem da matemática em escolas no município de Japeri. Para tanto, é necessário investigar se os alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos, investigar se o uso da etnomatemática com a elaboração de hortas didáticas possibilita ao aluno uma melhor compreensão de conceitos matemáticos e investigar se os professores relacionam os conceitos da matemática escolar com a realidade cotidiana dos alunos. A metodologia adotada para a produção do presente trabalho foi de uma pesquisa com finalidade aplicada, objetivos descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa, voltada para a aprendizagem significativa dos alunos, sob o método hipotético-dedutivo, com análise comparativa e qualitativa realizada com procedimento bibliográfico, documental e pesquisa-ação. Diante disso, verifica-se que os objetivos foram atendidos, tendo em vista que a contribuição da etnomatemática na construção de hortas didáticas, no ensino e aprendizagem da matemática, em escolas do município de Japeri, possibilitou aos discentes uma aprendizagem significativa, trabalhando os conhecimentos matemáticos escolares por meio de suas práticas cotidianas, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais compreensível para o corpo docente; permitiu ampliar as possibilidades para desenvolverem aulas teóricas por meio das práticas, antes pouco compreendidas pelos alunos, mostrando a oportunidade de trabalhar de maneira interdisciplinar através da realidade social e cultural dos alunos, oferecendo, assim, uma aprendizagem significativa. Podemos concluir, por meio dessas análises, que a descoberta da etnomatemática pode inovar o ensino e a aprendizagem da matemática escolar por meio de hortas didáticas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectCurrículo de Matemáticapor
dc.subjectHorta escolarpor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectMathematics Curriculumeng
dc.subjectSchool Gardeneng
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectAffectivityeng
dc.titleO uso da Etnomatemática com hortas didáticas em escolas do município de Japeri - RJpor
dc.title.alternativeThe use of Ethnomathematics with didactic gardens in schools in the municipality of Japeri - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to use ethnomathematics with didactic gardens in schools in the city of Japeri - RJ. For this, an ethnomathematics pedagogical proposal is presented through didactic gardens in the search for the contextualization of local knowledge with the practices of doing/knowing. This provides an innovation in the teaching and learning processes, so that the student, in collective action with the teacher, can emancipate himself in the search for knowledge in a meaningful way. Thus, didactic gardens are presented as a powerful pedagogical tool to promote various teaching possibilities in the learning process with innovative practices that involve the student's interest in the pursuit of knowledge. We seek to analyze the contribution of ethnomathematics to the construction of didactic gardens in the teaching and learning of mathematics in schools in the municipality of Japeri. Therefore, it is necessary to investigate whether students have difficulties in understanding mathematical concepts, to investigate whether the use of ethnomathematics with the creation of didactic gardens enables students to better understand mathematical concepts and to investigate whether teachers relate school mathematics concepts to everyday reality of students. The methodology adopted for the production of the present work was a research with applied purpose, descriptive and exploratory objectives, with a qualitative approach, focused on the meaningful learning of the students, under the hypothetical-deductive method, with comparative and qualitative analysis carried out with procedure bibliographical, documental and action-research. In view of this, it appears that the objectives were met, considering that the contribution of ethnomathematics in the construction of didactic gardens, in the teaching and learning of mathematics, in schools in the municipality of Japeri, allowed students to have a meaningful learning process, working on their knowledge school mathematicians through their daily practices, making the teaching and learning process more understandable for the faculty; allowed to expand the possibilities to develop theoretical classes through practices, previously little understood by the students, showing the opportunity to work in an interdisciplinary way through the social and cultural reality of the students, thus offering a meaningful learning. We can conclude, through these analyses, that the discovery of ethnomathematics can innovate the teaching and learning of school mathematics through didactic gardens.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.advisor-co1ID756.340.407-44por
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee1ID756.340.407-44por
dc.contributor.referee2Saraiva, Darlane Cristina Maciel
dc.contributor.referee2ID740.497.802-59por
dc.contributor.referee3Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3ID646.919.007-30por
dc.creator.ID081.338.607-17por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6393-5055por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5442058364081668por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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