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dc.contributor.authorFonseca, Marilia Massard
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:00Z-
dc.date.issued2010-03-31
dc.identifier.citationFonseca, Marilia Massard. Resgate da história de implantação do Centro de Atenção Integral à Criança Paulo Dacorso Filho na UFRRJ e a perspectiva de sua transformação em um centro de ensino e pesquisa aplicado à educação agroecológica. 2010. [156 f.]. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12858-
dc.description.abstractEm 1992 a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) optou por implantar um Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) com o objetivo de atender aos alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade e as crianças do Município de Seropédica. Este Centro fazia parte de um projeto do Governo Federal (decreto 539/92) com o objetivo de promover ações integradas de educação, saúde, assistência e promoção social relativas à criança e ao adolescente e a sua integração na comunidade. Esse estudo de mestrado utilizou dados qualitativos primários (entrevistas semi estruturadas) e secundários (documentos oficiais) para analisar o histórico da implantação do CAIC Paulo Dacorso Filho (1994-1997) e propor a sua transformação em um Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação Agroecológica, administrado unicamente pela UFRRJ. Os principais temas abordados foram: o contexto educacional das décadas de 1980 e 1990; o processo de municipalização da educação escolar no Brasil; os programas educacionais de tempo integral de maior visibilidade nas décadas de 1980 e 1990; a educação integral e a agroecologia. Os temas foram selecionados por sua relação com este objeto de estudo. Os resultados sugerem que o modelo de gestão compartilhada dificultou o funcionamento do CAIC Paulo Dacorso Filho, devido a mudanças de governo estadual e municipal e por confrontarem com o projeto pedagógico proposto pela UFRRJ. Por exemplo, descontinuidade no fornecimento da merenda escolar; alta rotatividade de professores que dificultou sua formação continuada; perdas salariais para os funcionários estaduais, entre outros. Esse estudo propõe que os objetivos e diretrizes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação Agroecológica estejam aliados aos interesses da UFRRJ no que se refere ao Ensino, Pesquisa e Extensão, onde a vertente agroecológica seja a base das experiências curriculares. Propõe também que esta unidade educacional seja um local para formação de professores da rede municipal e estadual, bem como um campo de prática adicional para formação de alunos de graduação da UFRRJ. Por fim, que ofereça à comunidade um ensino de qualidade e contribua para a construção do pensamento crítico e redução das desigualdades sociais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegral Education and Full-timeeng
dc.subjectMunicipalizationeng
dc.subjectDevolutioneng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectEducação Integral e Tempo integralpor
dc.subjectMunicipalizaçãopor
dc.subjectDescentralizaçãopor
dc.subjectDesconcentraçãopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectDecentralizationpor
dc.titleResgate da história de implantação do Centro de Atenção Integral à Criança Paulo Dacorso Filho na UFRRJ e a perspectiva de sua transformação em um centro de ensino e pesquisa aplicado à educação agroecológicapor
dc.title.alternativeRecovery of the Implementation History of the CAIC Dacorso Paulo Filho in UFRRJ and the Prospect of its transformation into a Center for Teaching and Research Applied to the Agroecologica Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn 1992 the Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ acronym in Portuguese) decided to implement a Centre for Child and Youth Support (CAIC acronym in Portuguese) aiming to support children of Seropedica community and UFRRJ’s bachelor students. This Centre was part of a broader project of the Federal Government (presidential decree 539/92) to promote joint activities of education, health, social support and assistantship to children, youth and their inclusion in society. This master study used qualitative primary data (semi-structured interviews) and secondary data (official documents) to analyze the historic implementation process of CAIC Paulo Dacorso Filho (1994-1997) and propose its conversion into a Centre for Education and Research Applied to Agroecology Studies, managed unilaterally by UFRRJ. Key themes were identified: educational context in the 1980’s and 1990’s; decentralization process in Brazil; main ‘integral school’ programs in the 1980’s and 1990’s; ‘integral education’ and agroecology. These themes were selected due to its relevance for this study. Key findings suggest that tripartite management model hindered the working of CAIC Paulo Dacorso Filho due to changes in the state and local governments; and due to confronting pedagogical differences with UFRRJ’s proposal. For example intermittent supply of school meals; high replacement of teachers interrupted their ongoing training; constant reduced wage of state staff; among others. This master study proposes that the aims and guidelines of the Centre for Education and Research Applied to Agroecology Studies be aligned with the interests of the UFRRJ. To this effect, agroecology must underpin Education, Research and Extension curricular activities. This study also proposes that this educational unit be a locus of training for local and state government’s teachers; as well as an additional practical field to train UFRRJ’s bachelor students. Finally, this centre will provide the community a quality educational program and will contribute to build up critical judgment and to reduce social inequality.eng
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee1Franco, Avilio Antonio
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID474.897.907-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6532153349538775por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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