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Tipo do documento: Dissertação
Title: Empreendedorismo e educação: o uso da pedagogia empreendedora na formação do técnico em agropecuária da escola família agrícola do Pacuí - MACAPÁ/AP
Other Titles: Entrepreneurship and education: the use of entrepreneurial pedagogy in the formation of the technical school of agriculture in Pacuí Agricultural Family - Macapá/AP
Authors: Minervino, Darlene do Socorro Del-Tetto
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Moura, Mirian Ribeiro Leite
Keywords: Professional education;entrepreneur pedagogy;agricultural family school;Educação Profissional;Pedagogia Empreendedora;Escola Família Agrícola
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Dec-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto. Empreendedorismo e educação: o uso da pedagogia empreendedora na formação do técnico em agropecuária da escola Família Agrícola do Pacuí - Macapá/AP. 2014, 70 f. (Dissertação, Mestrado em Educação Agrícola) Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, UFRRJ, RJ.
Abstract: O trabalho de pesquisa analisou e refletiu como o princípio do ensino empreendedor interfere na formação do sujeito do campo, tendo como objeto de estudo o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária ofertado pela Escola Família Agrícola do Pacuí, no município de Macapá. A questão da pesquisa investiga quais as contribuições que o princípio da pedagogia empreendedora estabelece na formação humana dos alunos para além do desenvolvimento profissional e mercadológico. A metodologia pauta-se numa abordagem qualitativa, usando o estudo de caso, utilizando-se das técnicas de observação, diálogo, análise de documentos e aplicaçãode questionário. Os dados foram analisados de forma qualitativa na triangulação das informações e observações in loco. Os resultados indicam que as diretrizes pedagógicas da escola, dialogam com o ensino empreendedor para compor a formação dos alunos influenciando na vida do jovem rural, no sentido de motivá-los para o desenvolvimento pessoal e profissional,o que gera, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos. Porém, existe uma falta de discussão política e social na análise da realidade no que se refere às políticas públicas educacionaisdo ensino empreendedor que transcenda a ideologia empreendedora de mercado. É necessário então, a escola assumir o diálogo e o debate sobre o empreendedorismo educacional como um viés pedagógico do ensino, a fim de promover uma formação que promova à mudança e osenso crítico do aluno, considerando as novas relações estabelecidas pela sociedade do conhecimento.
Abstract: The research work analyzed and reflected how the entrepreneur principle interferes in the field subject formation, having as a study object the Highschool Technician Course in Agriculture offered by the Escola Família Agrícola from Pacui, in the city of Macapá. The research investigates which contributions that the entrepreneur pedagogical principle establishes in the students human formation and beyond the professional and market development. The methodology is based in a qualitative approach, using the case study, using the observation technics, dialogues, documents analysis and a quiz application. The data were analyzed in the qualitative way in information triangulation and in loco observations. The results show that the school pedagogical guidelines, dialogue with the entrepreneur teaching to make the students formation influencing in the rural young, in a way to motivate them in the professional and personal development, what generates, consequently, the town development where they are inserted. However, there is a lack of political and social discussion in the reality analysis that deals with the educational public politics in the entrepreneur teaching that goes through the market entrepreneur ideology. So it is necessary that the school takes on the dialogue and the debate on the educational entrepreneur as an education entrepreneurship bias, so as to promote a formation that takes the student critical sense to a change, considering the new established relations by the knowledge society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12855
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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