Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12841
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dc.contributor.authorWulpi, Eloi José
dc.date.accessioned2023-12-22T02:24:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:24:53Z-
dc.date.issued2011-09-15
dc.identifier.citationWULPI, Eloi José. Estudo da demanda do IFES Campus Santa Teresa: perspectivas sobre o ingresso. 2011. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12841-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi desenvolver um estudo sobre as relações entre a demanda e ingresso de estudantes no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa. O desenvolvimento deste trabalho se deu pela observação, a pesquisa documental e a coleta de dados, tendo como instrumento o questionário semi-estruturado. O público alvo foi constituído dos alunos matriculados na última série do ensino fundamental das escolas públicas das redes estadual e municipal dos Municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã, seus pais e professores e alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFES Campus Santa Teresa. Os questionários aplicados aos alunos do Ensino Fundamental visaram levantar dados sobre as expectativas de continuação dos estudos após a conclusão do ensino fundamental e suas impressões sobre a instituição. Aos alunos do IFES foram direcionadas perguntas sobre os motivos da escolha do curso e perspectivas para continuidade de estudos após a conclusão do Ensino Médio. A pesquisa pretendeu levantar possíveis explicações para responder quais seriam os motivos do baixo número de alunos provenientes das escolas da região circunvizinha, matriculados no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, visando subsidiar a instituição no desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para a melhoria deste quadro. Acredita-se que tal expectativa deve associar a estrutura física e de pessoal, disponibilizada pelo governo federal aos jovens que querem seguir a carreira agropecuária, contribuindo assim, para a transformação social e inovação de meios de vida no campo, visando construir e resgatar a cidadania, incentivar a permanência dos jovens no interior e a diminuição do êxodo rural. Conclui-se, com base nos resultados obtidos que existe uma série de motivos que constituem as causas da baixa procura pelo curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFES Campus Santa Teresa. Dentre eles torna-se evidente a falta de interesse da maioria dos jovens pelas atividades agropecuárias e permanência no meio rural. Os problemas enfrentados no campo vêm desmotivando agricultores e incentivando os jovens a novas profissões que possam levá-los a melhores condições de vida. A instituição necessita do desenvolvimento de projetos inovadores e de cursos mais atraentes aos jovens, que possam entusiasmar os estudantes à realização de planos de vida afinados com as novas exigências científicas e tecnológicas do mercado de trabalho deste mundo globalizado. A ausência de projetos de extensão que possam atrair os produtores rurais da região, a rejeição pelo regime de internato e a falta de transporte diário, constituem fatores que contribuem para este desinteresse. Os dados apurados fornecem subsídios a ações que possam sanar ou pelo menos minimizar os problemas vivenciados pelo IFES Campus Santa Teresa, para tentar restabelecer a credibilidade e confiança na Instituição.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelation between Demand/Enrollmenteng
dc.subjectEducation in the Countrysideeng
dc.subjectVocational Educationeng
dc.subjectRelação demanda/ingressopor
dc.subjectEducação no Campopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.titleEstudo da demanda do IFES Campus Santa Teresa: perspectivas sobre o ingressopor
dc.title.alternativeStudy of the Socio-Educational Role of the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal of this research was to develop a study on the relationship between the demand and the enrollment of students at the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa. During the development of this work was given by observation, desk research and data collection through a semi-structured questionnaire as instrument. The target consisted of students enrolled in the last grade of the primary education in state and municipal public schools in Santa Teresa and São Roque do Canaã, their parents and teachers as well as the students from the Integrated Farming Technician School of IFES Campus Santa Teresa. The questionnaire applied to elementary school students aimed to collect data on expectations of further studies after the conclusion of primary education and their views on the institution. The questions directed to the IFES students were about the reasons for choosing the course and prospects for further studies after completing high school. The survey sought to raise possible explanations about the reasons for the low number of students from the region’s surrounding schools enrolled in the Integrated Farming Technician High School, so as to support the institution to develop projects and actions which may contribute to the improvement of this framework. It is believed that such expectations must involve the physical structure and the personnel which are provided by the federal government to young people who wish to follow a farming career, thus, contributing to social transformation and innovation of the lifestyle in the countryside so as to build and recover citizenship, to encourage young people to stay in the countryside and to reduce rural exodus. Based on the results obtained it is concluded that there are a number of reasons which cause the low demand for the Technical Course in Farming Integrated to High School offered by IFES Campus Santa Teresa. Among them it is evident the lack of interest of most of the youngsters in the farming activities and in staying in rural areas. The problems faced in the countryside are discouraging farmers and encouraging young people to new jobs which may lead them to better living conditions. The institution requires the development of innovative projects and courses which are more appealing to youngsters, which may excite them to make living plans in tune with new scientific and technological demands of the job market in this globalized world. The absence of extension projects which will attract farmers in the region, the rejection of the boarding school, and lack of daily transportation are some of the factors which contribute to this lack of interest. The data collected provide grants to actions that may solve or at least minimize the problems experienced by IFES Campus Santa Teresa, and to try to restore the credibility and trust of the Institution.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira
dc.contributor.referee2Novikoff, Cristina
dc.creator.ID479.394.007-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025656871811558por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. ALVES-MAZZOTTI, A.J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sócias: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2004. BRASIL. Lei nº 4.024, de 20/12/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11/08/1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Brasília, 1971. BRASIL. Lei nº 7.044, de 18/10/1982. Altera a Lei nº 5.692, de 11/08/1971. Brasília, 1971. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. BRASIL. MEC. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFES. 2009-2013. BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17/04/1997. Regulamenta a Lei nº 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997. BRASIL. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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