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dc.contributor.authorPiacentini, Claudia Cristina
dc.date.accessioned2023-12-22T02:24:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:24:46Z-
dc.date.issued2012-09-25
dc.identifier.citationPIACENTINI, Claudia Cristina. Reprovação, abandono evasão: um estudo de caso no curso de bacharelado em zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. 2012. 116 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12839-
dc.description.abstractEste estudo aborda a temática evasão de alunos no âmbito do ensino superior, que por sua vez surgiu da inquietação resultante dos elevados índices de evasão observados nos cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, neste sentido, delimitou-se a abordagem especificamente ao Curso de Bacharelado em Zootecnia. O objetivo principal buscou encontrar elementos que viessem a contribuir e promover a melhoria do ensino e a permanência dos discentes no Curso de Graduação em Zootecnia da UTFPR. Em termos de marcos teóricos, estes compreenderam conceitos acerca da evasão acadêmica em âmbito nacional e internacional e as políticas públicas atuais da educação superior no Brasil. A pesquisa utilizou como técnicas na coleta de dados primeiramente um levantamento dos números da evasão junto ao sistema acadêmico da UTFPR, e na sequência questionários que envolveram os discentes regularmente matriculados no curso de zootecnia, os discentes evadidos e os docentes que ministram aulas no curso. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, sendo que o método para a análise dos dados foi a análise de conteúdo. Quanto aos resultados identificou-se que as possíveis causas da evasão estão relacionadas a três perspectivas: a escolha precoce da profissão que está ligada à maturidade e indecisão; o nível socioeconômico dos discentes que afeta diretamente na permanência na Instituição; e suas habilidades acadêmicas que estão relacionadas com sua trajetória escolar e ao pouco envolvimento com o curso. A partir da identificação das perspectivas, foram sugeridos alguns programas que podem auxiliar na minimização da problemática evasão no curso de bacharelado em zootecnia da Universidade, promovendo assim, a permanência do aluno na Instituição, os programas são: Programa de Tutoria; Bolsas de auxílio aos discentes carentes e; Programa de Nivelamento. Como conclusão fica o desafio de buscar introduzir os programas na Universidade via Reitoria, para que estes se solidifiquem e gerem resultados efetivos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectAnimal Scienceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectProgramseng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectZootecniapor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectProgramaspor
dc.subjectPermanênciapor
dc.titleReprovação, abandono evasão: um estudo de caso no curso de bacharelado em zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhospor
dc.title.alternativeAcademic failure, Abandonment and Evasion: A case study at the Animal Science Course at Universidade Tecnologica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study addresses the issue of dropout students in higher education, which in turn arose from the unrest resulting from high dropout rates observed in Undergraduate courses at Universidade Tecnológica do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, in this sense was delimited to approach specifically to the Course of Bachelor of Animal Science. The main objective sought to find factors that would contribute to promoting and improving education and retention of students in the Undergraduate Program in Animal Science UTFPR. In terms of theoretical frameworks, they understand concepts about academic evasion in national and international public policy and current higher education in Brazil. The survey used as technique in data collection primarily a survey of the numbers of evasion with the academic system of UTFPR and following questionnaires involving the students enrolled in Animal Science course, the evaded students and teachers who teach the course. The research is characterized as qualitative and quantitative, the method for data analysis was the content analysis. For the results it was identified that the possible causes of dropout are related to three perspectives: the early choice of profession that is linked to maturity and indecision; socioeconomic status of students that directly affects the permanence in the institution, and academic skills that are related to their school and little involvement with the course. From the identification of prospects it was suggested some programs that can assist in minimizing the dropout problem in Bachelor Degree in Animal Science from the University, thus promoting students to remain in the institution, the programs are: Mentoring Program; Grants to aid and needy students; Placement Program. As conclusion it is stated the challenge of seeking to introduce the programs at the University via Rectory so that they solidify and generate effective resultseng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID816792976por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Almeida, Nilma Figueiredo de
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Helena Corrêa de
dc.creator.ID816792976por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7604921294197438por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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