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dc.contributor.authorAndrade, Sherrine Queiroz Fermo de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:24:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:24:42Z-
dc.date.issued2015-10-27
dc.identifier.citationAndrade, Sherrine Queiroz Fermo de. O técnico em agropecuária inserido no cotidiano da cadeia produtiva do leite: a vivência no processo de construção do conhecimento. 2015. [66 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12838-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo estimular o processo de construção do conhecimento dos educandos acerca de segurança alimentar aplicando a pedagogia de projetos cujo tema desenvolvido foi qualidade do leite. Ressalta a relação teoria e prática na formação técnica e estimula a compreensão de conteúdos e o desenvolvimento da capacidade de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações para alcançar uma aprendizagem significativa. Justifica-se em função da percepção de metodologias tradicionais de ensino observadas como pouco eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir, criar soluções para os problemas que enfrenta e aplicar seus conhecimentos em situações do dia-adia. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – campus Itapina com 16 alunos do segundo/terceiro período do curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente, oriundos do ES, MG, e BA, que concluíram o ensino médio em escolas públicas. As atividades foram desenvolvidas no 2º semestre do ano letivo de 2014 e no 1º semestre do ano letivo de 2015, com a colaboração de sete professores e a participação efetiva de dois professores, de componentes curriculares relacionados diretamente ao tema abordado. A metodologia aplicada foi a Pedagogia de Projetos e como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, visitas técnicas, seminário, debate e atividade prática. Foi aplicado o primeiro questionário ao início das atividades propostas e o segundo questionário, após visitas técnicas e seminário de fechamento das atividades desenvolvidas no ano letivo de 2014. No primeiro semestre do ano letivo de 2015 realizou-se um debate, após o registro do conhecimento prévio dos educandos sobre o tema “Zoonoses transmitidas pelo leite: Brucelose x Tuberculose”, seguido de um treinamento prático para vacinadores, cuja proposta tornou-se um projeto de curso resultando em certificado para os alunos. A finalização da pesquisa aconteceu com a auto avaliação das atividades realizadas pelos estudantes. Os resultados obtidos demonstram crescimento dos educandos nas esferas conceitual, procedimental e atitudinal e desenvolvimento de consciência crítica e responsabilidade social dos mesmos frente à realidade problematizada. Conclui-se que o estímulo à pesquisa, baseada na vivência sociocultural do educando, e a relação teoria e prática na formação técnica profissional, são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de múltiplos saberes aos jovens, futuros agentes de mudança do meio em que vivem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectcontextualizaçãopor
dc.subjectqualidade do leitepor
dc.subjectKnowledge constructionpor
dc.subjectContextpor
dc.subjectMilk qualitypor
dc.titleO técnico em agropecuária inserido no cotidiano da cadeia produtiva do leite: a vivência no processo de construção do conhecimentopor
dc.title.alternativeThe agricultural technician inserted in the chain of daily milk production: the experience in the process of knowledge constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to stimulate the processes of students’ knowledge construction of food safety by applying project pedagogy on milk quality. It is emphasized the relationship between theory and practice in technical training which encourages the understanding of content and the development of the capacity to articulate the various knowledge to contextualize them in their actions to achieve meaningful learning. It is justified due to the perception of traditional teaching methodologies observed as inefficient to help students learn to think, ponder, create solutions to the problems students face and apply their knowledge in the day-to-day experiences. The research was performed at the Federal Institute of Espírito Santo - Itapina campus with 16 students of the second / third period (freshmen and sophomores) of Technician in Agricultural in the subsequent mode, who are from ES, MG and BA states, and who have completed high school education in public schools. The activities of the curriculum components directly related to the topic discussed were developed in the 2nd semester of the school year, in 2014 and the first semester of the next school year, in 2015, with the collaboration of seven teachers and the effective participation of two teachers. The methodology applied was the Project Pedagogy and as research instruments were used questionnaires with open and closed questions, technical visits, seminar, debate and drill. The first questionnaire was applied at the beginning of the proposed activities and the second questionnaire, after technical visits and wrap up seminar of the activities developed during the academic year in 2014. In the first semester of the school year in 2015 a debate was held after the registration of students’ prior knowledge on "Zoonotic Diseases transmitted by milk: Brucellosis versus Tuberculosis" followed by a practical training for vaccinators, whose proposal has become an ongoing project resulting in certification for students. The completion of the research was a self-evaluation of the activities carried out by students. The results showed growth of students in conceptual as well as procedural and attitudinal fields, and development of their critical awareness and social responsibility related to the problematized reality. It is concluded that the encouragement to research based on students’ socio-cultural experience, and the relationship between theory and practice in technical training, are fundamental tools for the development of multiple knowledge to young people, future agents of changing of the environment in which they liveeng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID26694255772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.creator.ID5644091708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314418444384674por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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