Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12817
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação da plataforma Moodle em curso de educação a distância no ensino técnico do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas/PE
Other Titles: Moodle platform ongoing evaluation of distance education in technical education Agricultural College Dom Augustine Ikas/PE
Authors: Cavalcanti, Bruna Katharine Santos
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Lucas, Maria Luciene de Oliveira
Keywords: Virtual Environment;Technical Course Distance;Agricultural Education;Ambiente Virtual;Curso Técnico a Distância;Educação Agrícola
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CAVALCANTI, Bruna Katharine Santos. Avaliação da plataforma Moodle em curso de educação a distância no ensino técnico do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas/PE. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com discentes do Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a Distância do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco na busca de um perfil dos alunos que optam por esse tipo de modalidade de estudo e com a coordenadora geral do curso, que descreveu como foi a implantação do curso e quais as perspectivas de professores e tutores em cursos a distancia em relação ao ensino-aprendizagem que possui como principal meio a internet. No primeiro capítulo contextualizamos a origem da implantação dos cursos de Educação a Distância no CODAI, explicando quais as bases legais da EAD no Brasil e situando o que iriamos aprofundar no segundo capítulo, onde caracterizamos através de um questionário on-line, para observarmos questões peculiares referentes ao perfil do aluno, assim como sua avaliação na aprendizagem através da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), como principal fonte técnica no ensino. Por fim, no terceiro capítulo, analisamos o papel desta ferramenta na relação ensino-aprendizagem no ambiente virtual do Núcleo de Educação a Distância do CODAI, que foi possível graças inclusive ao estágio profissional obrigatório para conclusão desta pesquisa, que possibilitou um conhecimento prático da ferramenta no Instituto Federal e Tecnológico de Pernambuco, com isso estudos tanto no NEAD quanto no IFPE possibilitaram uma visão mais abrangente e crítica em relação à plataforma de ensino-aprendizagem Moodle. O que nos permitiu fazer uma avaliação geral da principal ferramenta utilizada nos cursos a distância do CODAI e contribuir com dados relevantes tanto para estudos do perfil dos alunos que são beneficiados com o curso técnico na modalidade não presencial, quanto no aprimoramento do ensino que utilizam o Moodle como principal ferramenta para ensino-aprendizagem
Abstract: This research was conducted with students of the Technical Course in Food, in the form of Distance Colégio Agricola Dom Agostinho Ikas (CODAI), under the Rural Federal University of Pernambuco in the search for a profile of the students who opt for this type of study modality and the general coordinator of the course that explains how was the implementation of the course and what the perspectives of teachers and tutors in distance courses in relation to teaching and learning that has as a primary means internet. In the first chapter we contextualize the origin of the implementation of the Distance Education courses in CODAI, explaining what the legal bases of EAD in Brazil and situating what we will deepen in the second chapter, which feature through an online questionnaire, to observe peculiar questions regarding the profile of the student as well as his assessment on learning through Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), main technical source in education. Finally, in the third chapter, we analyze the role of this tool in the teaching-learning relationship in the virtual environment of the Distance Education Center of CODAI, who it was made possible by including the mandatory internship to complete this survey, which enabled a working knowledge tool at the Federal and Technological Institute of Pernambuco, with that studies both the NEAD and in IFPE enabled a more comprehensive and critical view in relation to the platform teaching-learning Moodle. What allowed us to make an overall assessment of the main tool used in distance learning courses of CODAI and contribute relevant data for both profile studies of students who are benefited from the technical course in non-face mode, as in the improvement of teaching using the Moodle as the main tool for teaching and learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12817
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Bruna Katharine Santos Cavalcanti.pdfDocumento principal898.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.