Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12814
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco – ES
Other Titles: Challenges of democratic management at the Jacyra de Paula Miniguite Municipal Agricultural School in Barra de São Francisco - ES
Authors: Rosa, Daniele Moura
Orientador(a): Paiva, Liz Denize Carvalho
Primeiro coorientador: Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Jane Rangel Alves
Keywords: Gestão Democrática;Associação de Pais da Escola Família Agrícola;Projeto Político-Pedagógico;Educação no Campo;Democratic Management;Parents' Association;Political-pedagogical project
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROSA, Daniele Moura. Desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco - ES. 2021.85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: O estudo abordou os desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” em Barra de São Francisco - ES. A gestão vem sendo discutida e revista no âmbito teórico ao longo do tempo. No entanto, as práticas de gestão existentes na maioria das escolas parecem perpétuas, intocáveis e distantes de uma ação reflexiva que possa gerar transformações sociais. Compreendemos que dentre as concepções de gestão existentes, a gestão democrática se destaca por seu caráter emancipador. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as concepções de gestão, na Escola Municipal Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”, no município de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, com vistas à percep-ção dos seus desafios e avanços. O lócus do estudo é uma instituição pública municipal, vin-culada à Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Zona Rural. A escola adota a proposta da pedagogia da alter-nância, em que a participação coletiva dos atores sociais e da Associação de Pais da Escola da Família Agrícola (APEFA) devem ser a base do processo de planejamento participativo e ges-tão democrática. A pesquisa de natureza qualitativa fez uso de fontes bibliográficas e docu-mentais, e, principalmente, referenciou-se no estudo do projeto político-pedagógico da escola, com análise das atas das reuniões, relatos de documentos institucionais e de registros oficiais da APEFA. Os resultados da pesquisa revelaram que a gestão democrática na escola em ques-tão está em processo de desenvolvimento, mas ainda se constitui um desafio a ser enfrentado pela comunidade
Abstract: The study addressed the challenges of democratic management in the Municipal Agricultural Family School “Jacyra de Paula Miniguite” in Barra de São Francisco - ES. Management has been discussed and revised theoretically over time. However, the existing management practices in most schools seem perpetual, untouchable and far from a reflexive action that can generate social transformations. We understand that among the existing management concepts, democratic management stands out for its emancipatory character. The general objective of this work was to analyze the conceptions of management, in the Municipal Agricultural Family School “Jacyra de Paula Miniguite”, in the municipality of Barra de São Francisco, in Espírito Santo, with a view to the perception of its challenges and advances. The locus of the study is a municipal public institution, linked to the Municipality of Barra de São Francisco through the Municipal Department of Education and Culture, located in the Rural Zone. The school adopts the proposal of the alternation pedagogy, in which the collective participation of social actors and the Association of Parents of the Agricultural Family School (APEFA) should be the basis of the process of participatory planning and democratic management. The qualitative research made use of bibliographical and documental sources, and, mainly, it was referenced in the study of the political-pedagogical project of the school, with analysis of the minutes of the meetings, reports of institutional documents and official records. of APEFA. The research results revealed that democratic management in the school in question is in the process of development, but it is still a challenge to be faced by the community
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12814
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Daniele Moura Rosa.pdf2021 - Daniele Moura Rosa7.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.