Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12810
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Desenvolvimento agrícola sustentável como prática educacional no Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Other Titles: Sustainable agricultural development as an educational practice at the Federal Institute of Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Authors: Caldeira, Dany Roberta Marques
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro coorientador: Zonta, Everaldo
Primeiro membro da banca: Silva, Cristiane Figueira da
Segundo membro da banca: Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
Keywords: Impact;Experiments;Experience;Natural Resources;Impacto;Experimentos;Vivencia;Recursos Naturais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CALDEIRA, Dany Roberta Marques. O desenvolvimento agrícola sustentável como prática educacional no Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi caracterizar o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, quanto ao desenvolvimento agrícola sustentável. A partir desta caracterização buscou-se trazer o Desenvolvimento Agrícola Sustentável como prática educacional a fim de se propiciar maior conhecimento de práticas alternativas sustentáveis, que promovam a integração do aprendizado agropecuário-ambiental Os sujeitos estudados foram os alunos do ensino médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa foram implementadas estratégias de investigação como a revisão de literatura, instalação de experimentos, aplicação de questionários e estudo do projeto pedagógico do curso. Os questionários foram aplicados a 35 alunos do 3° ano do ensino médio do Curso Técnico em Agropecuária a fim de conhecer qual a compreensão dos mesmos em relação às práticas alternativas que promovam o desenvolvimento agropecuário sustentável. Após a aplicação dos questionários foi realizada a tabulação destes dados, onde percebeu-se que 46% dos alunos consideram que o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que não agride o ambiente, 33% não sabem ou não se lembram do que se trata o tema, 9% acreditam que é o reaproveitamento dos resíduos e 12% pensam que se refere a agricultura de subsistência. Após a vivência dos alunos nos experimentos os mesmos tiveram uma maior assimilação em relação à concepção do Desenvolvimento Agropecuário Sustentável, relacionando-o não mais a não agressão ambiental, mas sim a redução de impactos ambientais, melhoria da qualidade de vida e geração de renda
Abstract: The aim was to allow students greater knowledge of alternative sustainable practices that promote integration of agricultural and environmental learning, and it is hoped that the theme Sustainable Development to be used not only in a theoretical way, but especially practical for those students who will work directly with natural resources, when they entered the labor market. The subjects studied were high school students of the Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Rondônia, Western Colorado campus. For the development of the research project were implemented research strategies such as literature review, installation of experiments, questionnaires and study the pedagogical course. The questionnaires were administered to 35 students in 3rd year high school course in Farming Technician to ascertain which understanding of ourselves in relation to alternative practices that promote sustainable agricultural development. After the questionnaires was made to tabulate these data, where it was found that 46% of students believe that Sustainable Development is development that does not harm the environment, 33% do not know or remember what it's about the subject, 9% believe it is the reuse of waste and 12% think it refers to subsistence farming. After the experience of students in the same experiments had greater assimilation in relation to the design of Sustainable Agricultural Development, relating it no more no environmental damage, but the reduction of environmental impacts, improved quality of life and income generation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12810
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Dany Roberta Marques Caldeira.pdf2012 - Dany Roberta Marques Caldeira1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.