Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12802
Tipo do documento: Dissertação
Title: A influência do estágio como prática pedagógica na formação do técnico em Agropecuária no IFES Campus Santa Teresa/ES
Other Titles: The influence of stage as a pedagogic practice in formation of the technique in agriculture IFES Campus Santa Teresa/ES
Authors: Rassele, Ronaldo Luiz
Orientador(a): Andrade, Flávio Anicio
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
Segundo membro da banca: Senra, Alvaro de Oliveira
Keywords: Estágio;Educação Agrícola;Ensino-Aprendizagem;Trabalho;Stage;Teaching and Learning;Agricultural Education;Work
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RASSELE, Ronaldo Luiz. A influência do estágio como prática pedagógica na formação do técnico em Agropecuária no IFES Campus Santa Teresa/ES. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender o papel do estágio como prática pedagógica na formação do técnico em agropecuária no IFES Campus Santa Teresa. Optou-se pela realização de uma investigação de natureza qualitativa, onde o objetivo foi descobrir se o estágio curricular da forma como está sendo realizado cumpre de forma efetiva seu papel trazendo a contribuição necessária para o processo de ensino aprendizagem. Inicialmente utilizou-se um questionário semi-estruturado para coleta de dados aplicados a 36 (trinta e seis estudantes) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Baseado nas respostas dos alunos, optou-se pela realização de uma entrevista com 2(dois) representantes dos Institutos Federais de Educação, onde o estágio é realizado somente após a integralização do curso. Os discursos dos estudantes foram analisados, segundo o referencial de Franco(2008) baseado em Bardin(1977), na modalidade análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que o IFES Campus Santa Teresa vem acompanhando as transformações impostas pelas mudanças ocorridas nas normativas de estágio por força de leis e resoluções. Os estudantes apontaram problemas referentes à adequação da infraestrutura e supervisão dos estágios nas empresas/instituições. Cem por cento dos estágios são realizados em locais que as atividades são pertinentes à área do curso, porém um grupo de estudantes relata que realizaram tarefas não condizentes com sua área de formação. A pesquisa apontou problemas referentes à contextualização curricular, orientação, carga horária e referentes à contribuição das aulas práticas realizadas no IFES Campus Santa Teresa ao estágio curricular. Os resultados obtidos corroboram os depoimentos sobre a adequação do período de estágio descrito pelos coordenadores dos Institutos Federais de Educação, mostrando que há benefícios consideráveis na realização do estágio após a integralização do curso. Os resultados mostram que o estágio ajuda a despertar o interesse pela área profissional e na descoberta da vocação profissional e a convivência com supervisor e funcionários das empresas/instituições, auxilia no desenvolvimento escolar, pessoal e profissional, destacando-se principalmente no desenvolvimento pessoal o aspecto comportamental e no profissional a aprendizagem sobre o ambiente de trabalho. Diante desta abordagem preliminar concluímos que o estágio traz importantes contribuições na formação do técnico, porém, apesar do processo de estágio ser conduzido de maneira adequada, a escola deve implementar ações para contribuir no processo de supervisão, orientação e de avaliação de possíveis alterações da carga horária mínima de estágio, e estruturação curricular em relação às aulas práticas desenvolvidas na instituição, bem como aprofundar os estudos para avaliar a viabilidade de alteração do período de cumprimento do estágio.
Abstract: This research has as a main objective understood the function of the stage as an pedagogic practice into the formation of the agriculture in IFES Campus Santa Teresa. Was opted for conducting an investigation of qualitative nature, where the objective was discover if the curricular stage by the way it has been done effectively meets its role bringing the necessarily contribution to the teaching process. Initially it was used a questionnaire semi-structured for data collection applied to 36 (thirty six students) conclusive of the third year of high school vocational Agricultural Technician Course in academic year 2010. Based on student responses, we chose to attend an interview with 2 (two) representatives of the Federal Institutes of Education, where the stage is performed only after the payment of the course. The students' speeches were analyzed according to the reference of Franco (2008) based on Bardin (1977), in the form of content analysis. The results indicate that the IFES Campus Santa Teresa has been following the changes required by changes in the normative stage by virtue of laws and resolutions. Students pointed out problems concerning the adequacy of infrastructure and supervision of internships in companies / institutions. One hundred percent of the stages are performed in local activities that are relevant to the course area, but a group of students who performed tasks that doesn‟t relates to their area of training. The survey highlighted problems concerning the contextualization of curriculum, guidance, and workload related to the contribution of practical classes held in the IFES Campus Santa Teresa curricular. The results corroborate the testimony about the adequacy of the probationary period described by the coordinators of the Federal Institutes of Education, showing that there are considerable benefits in making the stage after the payment of the course. The results show that the stage helps generate interest in the professional and the discovery of vocation and professional interaction with supervisor and employees of companies / institutions, assists in developing educational, personal and professional, especially the personal development aspect of the behavioral and learning about the professional work environment. Given this preliminary approach we conclude that the stage has important contributions to the formation of the coach, however, despite the staging process be conducted properly, the school must implement actions to contribute to the process of supervision, guidance and assessment of possible changes of the load hourly minimum stage, and curricular structure in relation to the pratical lessons developed at the institution, as well as further studies to evaluate the feasibility of changing the commitment period of the internship.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12802
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Ronaldo Luiz Rassele.pdf2011 - Ronaldo Luiz Rassele828.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.