Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Iraldirene Ricardo de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:34Z-
dc.date.issued2011-09-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Iraldirene Ricardo de. A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa. 2011. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12800-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi estudar a evasão escolar no Curso PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa (IFESST). Indiscutivelmente a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido considerada de significativa importância sócio-educativa e com isso tem fomentado discussões em vários fóruns de debate sobre os rumos da educação brasileira. Afinal, um grande número de jovens e adultos que não puderam frequentar a escola em idade própria tem retornado às instituições de ensino, mas vários deles acabam por abandoná-las novamente. A evasão escolar é uma das faces da exclusão social, visto que os estudantes evadidos da EJA se percebem excluídos da e pela sociedade da qual deveriam sentir-se partes e partícipes. Ao estudar a evolução histórica da educação brasileira observa-se que desde sua gênese ela sempre foi marcada por ações, procedimentos e políticas públicas que resultaram, de algum modo, em processo de exclusão da mesma forma que ocorre na atualidade, com a visível desigualdade em que se encontram submetidos os jovens, determinada por situações como educação, cor, renda, gênero e trabalho. Um diagnóstico preliminar da atuação escolar no âmbito da EJA mostra que é preocupante sobretudo a metodologia e a prática docente eleitas para a oferta de cursos dessa modalidade tornando-se imperioso sua readequação. Ressalte-se que a EJA possui identidade peculiar reconhecida pelo que objetiva oferecer, ou seja, qualificação profissional e elevação da escolaridade dos trabalhadores com trajetórias escolares interrompidas. A eventual adequação destes instrumentos de ensino certamente despertará maior interesse e garantirá a permanência desses alunos dentro da sala de aula, consequentemente proporcionará seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, além de colaborar para que vençam o preconceito acerca de sua capacidade de aprendizagem. Neste sentido, uma vez constatada uma significativa evasão escolar através da pesquisa documental em fontes primárias do IFES-ST, elaboraram-se questionários e foram realizadas entrevistas com alunos matriculados, ex-alunos, professores e evadidos para caracterização do Curso de PROEJA oferecido pela instituição e identificação dos eventuais motivos para a evasão escolar nesta modalidade de ensino. Os resultados indicaram que várias são as causas da evasão, contudo, merece destaque a falta de identificação com a especialização profissional oferecida que possui demanda restrita no mercado de trabalho, o despreparo do corpo docente para atuação nesta modalidade de ensino e as dificuldades relativas à acessibilidade especialmente no tocante à falta de meios de transporte. Ao final, conclui-se que para modificar este contexto torna-se necessário a readequação da oferta do Curso e a dinamização da prática pedagógica redirecionando-se as atividades propostas para cursos dessa natureza, além da revisão da metodologia proposta. Importante se faz a ampliação dos horizontes dos profissionais envolvidos no processo proporcionando-se uma maior clareza acerca das reais necessidades dos alunos e do cursopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDropouteng
dc.subjectYouth’s and Adult’s Educationeng
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPublic policiespor
dc.titleA evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresapor
dc.title.alternativeThe dropout in PROEJA offered by the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research was to study dropout in the Course of PROEJA (National Program for Professional Integration with Basic Education in the Mode of Youth’s and Adult’s Education), which is offered by the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa. It is unquestionable that the dropout in Youth’s and Adult’s Education (EJA) has been considered of significance for social and educational commissions and has instigated discussions in various forums about the future of Brazilian education. After all, a great number of young people and adults who could not attend school at normal age have returned to educational institutions, but many of them end up quitting again. The dropout is one out of the many faces of social exclusion, as the students who have dropped out EJA see themselves excluded from and by the very same society which they should feel themselves part of and participants. By studying the development of Brazilian education history it is observed that since its genesis it has been marked by public actions, procedures and policies that resulted somehow in the process of exclusion that still occurs today with the apparent inequities to which young people are exposed; inequities determined by education, race, income, gender and work. A preliminary diagnosis of school performance in the ambit of the EJA shows that it is particularly disturbing especially the elected methodology and teaching practices for this kind of courses, which makes their readjustment imperative. It is noteworthy that the EJA has its peculiar identity recognized by what it aims to offer, in other words, professional development and raising the educational level of workers who have dropped out school. The possible relevance of these teaching tools will certainly arouse greater interest and ensure the permanence of these students in the classroom, and thus provide their growth, both personal and professional, as well as collaborate to overcome the prejudice about their learning ability. In this sense, once it is observed a significant dropout through documentary research in primary sources of the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa, questionnaires were elaborated and interviews were conducted with teachers and students who were enrolled, had graduated or had dropped out in order to characterize the Course of PROEJA offered by the institution and to identify the possible reasons for dropout in this type of education. The results indicated that there are several causes of dropout, however, some deserve to be underlined: the lack of identification with the professional expertise that has offered limited demand in the labor market, the unpreparedness of teachers to work in this type of education and the difficulties relating to accessibility especially regarding the lack of transportation. Finally, it is concluded that to change this context it becomes necessary to readjust the offering of the Course and make dynamic the pedagogical practice by redirecting the activities proposed for such courses. In addition to reviewing the proposed methodology, it is important to expand the horizons of the professionals involved in the process by providing a better idea about the real needs of students and the course.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Novikoff, Cristina
dc.creator.ID515010740por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8260769111674093por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references6 REFERÊNCIAS ABREU, G. S. A. de et al. Projeto Permanência e Êxito do Educando no IF-SC. Florianópolis, 2007. Disponível em: <http:www.cefetsc.edu.br/~semedio/permanenciaeexito.html>. Acesso em: 20 dez. 2010. AGNES, D., CARREGAL, E., SANTOS, F., SANTOS. F., SANTOS, J., SOIER, V. Relação entre eja, mobilidade social e analfabetismo: uma relação possível? Revista Eletrônica - Trabalho e Educação em Perspectiva. NETE - Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação da FaE-UFMG. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/cadernotextos/backup/artigos.. Acesso em: 02 abr. 2010. ALVES-MAZZOTTI, A.J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sócias: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2004. AMARAL, W. R. do. Políticas de educação de jovens e adultos no Brasil: conceitos e contextos. 2000. Disponível em: <http://www.ssrevista.uel.br/c_v3n1_educaçao.htm.>. Acesso em: 12 mar. 2010. ANDRADE, E. R. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: OLIVEIRA, I. B. de; PAIVA, J. (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A. 2004. ANDRÉ, M. E. D. A.; LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. ARROYO, M. (org.). Da escola carente à escola possível. Coleção Educação Popular. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1991. n. 8. ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. In BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? Coleção Questões da Nossa Época. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. v. 19. ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania: Revista de Educação de Jovens e Adultos. São Paulo. Abr. 2001. n. 11. p. 9-20. BELLO, J. L. de P. Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL. História da Educação no Brasil. Período do Regime Militar. Pedagogia em Foco. Vitória, 1993. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10a.htm>. Acesso em: 02 abr. 2010. BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. da. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983. BRANDÃO, C. R. Da escola rural de emergência à escola de ação comunitária. In: CALDART, R. S. Pedagogia do movimento sem terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, 2000. BRANDÃO, M. Educação Básica de Jovens e Adultos e Trabalho. Construção coletiva: 82 contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. BRASIL. Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CEB nº11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: mai. 2000. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/PCB11_2000.pdf.> Acesso em: 09 dez. 2008. BRASIL. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. MEC/SETEC. Brasília: DF 2004. 52 p. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional, com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: documento base. Brasília: MEC, 2006. v. I, II e III. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e adultos: educação profissional técnica de nível médio. Brasília: MEC, 2007. BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. BUFFA, E., ARROYO, M. G., NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002. CARNEIRO, M. A. LDB Fácil: Leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. Petrópolis: Vozes, 1998. CARVALHO, H. H.. História da Educação Profissional no Brasil e a Questão da Dualidade no Ensino. Revista de Políticas educacionais do SINASEFE. Brasília. Ago. 2009. CEPAL/UNESCO, Educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com eqüidade. Brasília: IPEA/CEPAL/INEP, 1995. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. CIVIERO, P. A. G. Educação Emancipadora e os Desafios da Reflexão. Revista de Políticas educacionais do SINASEFE. Brasília. Ago. 2009. COELHO, M. I. M. Identidades e formação nos percursos de vida de jovens e adultos trabalhadores: desafios ao Proeja. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, 2008. v. 1. p. 83-97. 83 CORRÊA, V. As relações sociais na escola e a produção da existência do professor. In. Ensino médio integrado - Concepção e contradições. Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos (orgs.), Elisa Bartolozzi Ferreira, Sandra Garcia, Vera Corrêa. São Paulo: Cortez, 2005. CORREIA. A. L. Educação de Massa e Ação Comunitária. Rio de Janeiro. AGGS/ Mobral. 1979. 472 p. CUNHA, C. Educação e Autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, 1981. CUPOLILLO, A. V.; SOARES, A. M. D.; OLIVEIRA, L. M. T. de; PAULA, L. A. L. de; CHIQUIERI, A. M. C. Educação de jovens e adultos: a experiência da UFRRJ com o Programa Alfabetização Solidária. Revista Universidade Rural Série Ciências Humanas. RJ, Seropédica, 2001. v. 23. n. 02. p. 183-188. CURY, C. R. J. Ideologia e Educação Brasileira: Católicos e liberais. Coleção Educação Contemporânea. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984. CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. Coleção Educação Contemporânea. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas. 2002. v.23. n.80 esp.. p.169-201. CURY, C. R. J. Por uma nova educação de Jovens e Adultos. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Educação de Jovens e Adultos: continuar e aprender por toda a vida. Boletim 20 a 29 set. 2004. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004.>. Acesso em: 04 set. 2006. CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, maio/ago. 2008. v. 38. n. 134. p. 293-303. DEMO, P. Charme da exclusão social. Campinas: Autores Associados. 1998. DIÁRIO DO GRANDE ABC. 2003. Disponível em: <http://www.redeinformacao.com.br/biblioteca/arquivos.>. Acesso em: 02 abr. 2010. DI PIERRO, M. C; GRACIANO, M. A educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003. DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas. 2005. DI PIERRO, M. C. Um balanço da evolução recente da educação de jovens e adultos no Brasil. In: VÓVIO, C. L.; IRELAND, T. D. (Orgs.). Construção Coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Coleção Educação Para Todos. 2. ed. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2007. 84 DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. Educação. Santa Maria. Set./dez. 2008. v. 33. n. 3. p. 395-410. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacao.>. Acesso em: 20 fev. 2010. DI ROCCO, G. M. J. Educação de Adultos: uma contribuição para seu estudo no Brasil. São Paulo : Loyola, 1979. FERREIRA, E. B., GARCIA, S. R. de O. O ensino médio integrado à educação profissional: um projeto em construção nos Estados do Espírito Santo e Paraná. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FLEURI, R. M. Tributo a Paulo Freire e Freinet. Educação popular no Brasil: significados contemporâneos das propostas de Freire e Freinet. 2002. Disponível em: <http://vello.sites.uol.com.br/fleuri.htm.>. Acesso em: 10 set. 2010. FREIRE, P. Educação e Mudança. Coleção Educação e Mudança. 4. ed. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. v. 1. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Scipione, 1987. FREIRE, P. Política e Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. 37. ed. (edição especial). São Paulo: Paz e Terra, 2008. FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. Coleção Educação Contemporânea. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984. FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: temas em conflito. Caxambu/MG: AMPED, 1997. FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade, Campinas. out. 2007. v. 28. n. 100 - especial. p. 1129-1152. GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez (Instituto Paulo Freire), 1995. GARCÍA-HUIDOBRO, J. E. Mudanças nas concepções atuais da educação de adultos. In: Encontro atino-americano sobre educação de jovens e adultos trabalhadores. 1993. Olinda. Anais. Brasília: INEP, 1994. p. 41-85. GENTILI, P. A. A. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 85 GOMES, C. A.; CARNIELLI, B. L.; ASSUNÇÃO, I. R. A expansão do ensino médio e a educação de jovens e adultos: alternativa negligenciada de democratização? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. jan/dez. 2004. v. 85. n. 209/210/211. p. 24-44. GOUVEIA, K. R. Política de formação de professores no proeja. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/unedzn/images/stories/ensino/a%20pol%CDtica%20de%20forma% C7%C3o%20de%20professores%20no%20proeja%20epenn.doc.2008.> Acesso em: 18 fev. 2010. GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2. HADDAD, S. Escola para o trabalhador (uma experiência de ensino supletivo noturno para trabalhadores. In: Arroyo, Miguel (org). Da escola carente à escola possível. Coleção Popular. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. n. 8. HADDAD, S., DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Mai-ago. 2000. n. 14. p. 108-130. HADDAD, S., DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. In FÁVERO, O.; IRELAND, T. D. (Orgs.). Educação como Exercício da Diversidade. Coleção Educação Para Todos. Brasília: UNESCO/MEC/ANPED, 2007. HOTZ, K. G. A política educacional do PROEJA e o atendimento das demandas econômicas e sociais. 1º simpósio nacional de educação. XX semana da pedagogia. Cascavel: Unioeste. Nov. 2008. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2000. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br.> Acesso em: 20 dez. 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Suplemento - aspectos complementares da educação de jovens e adultos e educação profissional - 2007. IBGE divulga perfil da educação e alfabetização de jovens e adultos e da educação profissional no país. Disponível em: < http:// ibge.gov.br/home/presidencia/noticia_impressao.phs?id_noticia=1375. 2009.>. Acesso em: 20 dez. 2010. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2009-2013. 2009. 86 INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Campus Santa Teresa. Disponível em: <http://www.ifes.edu.br/santa teresa.>. Acesso em: 20 jun. 2010. KRAWCZYK, N. A escola média: um espaço sem consenso. Cadernos de pesquisa. Nov. 2003. n. 120. p. 169-202. KUENZER, A. Z. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. Coleção Educação Contemporânea. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. KUENZER, A. As propostas de decreto para regulamentação do ensino médio e da educação profissional: uma análise crítica. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A. Pronunciamento da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Anped - GT Trabalho e Educação. Apresentado na Reunião da SEMTEC/MEC, Brasília. 18 dez. 2003. Disponível em: <http://www.anped.org.br.>. Acesso em 30 mai. 2009. LABARCA, G. Las Reformas Económicas y la formación para el trabajo Revista Iberoamericana de Educación. Universidad de La Rioja. n. 30. 2002. Disponível em: <http//:www.oei.es/etp/reforma_economicas_formacion_trabajo_labarca.pdf.>. Acesso em: 06 fev. 2010. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A.: Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. LUFT, H. M. O paradoxal papel da escola: promete incluir, excluindo. In: BONETI, Lindomar Wessler (Coord.). Educação, exclusão e cidadania. Ijui: UNIJUI, 2000. MACHADO, L. R. S. educação e divisão do trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez. 1989. MARX, K. O Capital Crítica da economia política. O processo de produção do capital. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989. v. 1. MEC. EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. Boletim 16. Set. 2006. Salto para o Futuro. 2006. MEC. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Departamento de Políticas e Articulação Institucional/Coordenação-Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica, 2006. MEC. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2006. Censo Escolar da Educação Básica 2005. Informativo. 09 jun. 2006. MEC. INEP. 2006. n. 139. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/informativo¹informativo139.htm.>. Acesso em: 14 jun. 2010. MEC. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Educação Profissional. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/imprensa/ noticias/censo/escolar/news09_02.htm. 2009.>. Acesso em: 15 jul. 2009. MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). 2007/2008. 87 MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). 2009. MEC. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. MEC. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena. Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. MEC. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio. Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. MEKSENAS, P. Sociologia da educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. Coleção Escola e Participação. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1992. MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007. MOURA, D. H. O PROEJA e a rede federal de educação profissional e tecnológica. In: Secretaria de Educação a Distância/MEC. Educação de Jovens e Adultos: formação técnica integrada ao ensino médio. Boletim n.16. Programa Salto para o Futuro. Rio de Janeiro. Set. 2006. MOURA, D. H. A organização curricular do ensino médio integrado a partir de seus eixos estruturantes: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Belém: mimeo, 2008. NAIFF, L. A. M.; NAIFF, D. G. M. Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais. Psicol. Soc. Florianópolis. Set/dez. 2008. v. 20. n. 3. OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1997. OLIVEIRA, R. de. empresariado industrial e a educação profissional brasileira. Educação e pesquisa. São Paulo. Jul./dez. 2003. v. 29. n. 2. p. 249-263. OLIVEIRA, R. de. O ensino médio em questão: A análise de uma história recente. R. Educ. Prof., Rio de Janeiro. Jan./abr. 2008. v. 34, n.1. OLIVEIRA, I. B. de; PAIVA, J. Educação de Jovens e Adultos. Coleção O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem. In FÁVERO, Osmar; IRELAND, Timothy Denis (Orgs.). Educação como Exercício da 88 Diversidade. Coleção Educação Para Todos. Brasília: UNESCO/MEC/ ANPEd, 2007. PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1987. PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. 2006. v. 11. n. 33. p. 519-539. PATRÍCIO, Z. M. et al. Aplicação dos métodos qualitativos na produção de conhecimento. ANPAD. 1999. Disponível em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto=1329>. Acesso em: 22 abr. 2009. PEREIRA, A. A evasão de alunos oriundos da EJA no Curso Técnico em Mecânica Industrial do IF-SC Campus Joinville em 2007. (Monografia). 2009. Disponível em: <http://www.ifsc.edu.br/images/stories/file/PRPPG/monografias/esp_proeja/2009/a_evasao _de_alunos_oriundos_da_eja_no_curso_tecnico_em_mecanica_industrial_do_ifsc_campus_jo inville_em_2007.pdf.>. Acesso em: 10 jul. 2010. RAMOS, M. N. Escolas Técnicas Federais oferecerão vagas para jovens e adultos trabalhadores. Ebulição Virtual. 2006. Disponível em <http://www.controlesocial.org.br/boletim/ebul12/fai_amarelo_imp4.html.>. Acesso em: 7 nov. 2009. RIBEIRO, V. M. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, 1999. n. 68 (número especial). SILVA, V. M. da. As implicações das relações de gênero no processo de evasão da educação de jovens e adultos. 1999. 89 f. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 1999. SILVA, S. P. Situação da educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino. 2005. Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/node/589.> Acesso em: 10 jul. 2010. SILVEIRA, F. F. O mercado está uma fera: o desenvolvimento moral na educação profissional e as mudanças no mundo do trabalho. Universidade de Brasília. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia. jul./dez., 2006. v. 1. n. 1. p. 77-88. SOARES, L. J. G. O surgimento dos Fóruns de EJA no Brasil: articular, socializar e intervir. Presença Pedagógica. Belo Horizonte. 2003. v. 9, n. 54. p. 15-21. (Republicado em Alfabetização e cidadania, São Paulo. n. 17. p. 25-35. 2004). SOARES, L. J. G. A formação do educador de jovens e adultos. In SOARES, Leôncio José Gomes (Org.). Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2005. TOMAR, M. S. A Entrevista semi-estruturada. Mestrado em Supervisão Pedagógica (Edição 2007/2009). Universidade Aberta. VARGAS, S. M. de; FAVERO, O.; RUMMERT, S. M. Formação de Profissionais para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: a proposta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Educação em Revista. Belo Horizonte. 1999. v. 30. p. 39- 49. VARGAS, M. C. Vinte anos do MST: sempre é tempo de aprender. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília : UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. VARGAS, M. C. Por um Brasil sem analfabetismo. In: Jornal dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Mar. 2007. n. 270. Disponível em <http://www.mst.org.br/book/export/html/28>. Acesso em 15. abr. 2010. VELHO, R. Educação Técnico-Profissional na América Latina - Obstáculos e Desafios Frente ao Novo Período Histórico. Brasília. Revista de Políticas educacionais do SINASEFE. Ago. 2009. VIEIRA, E. A. Democracia e política social. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. v. 49.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4725/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19392/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25699/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32132/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38510/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44926/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51240/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57714/2011%20-%20Iraldirene%20Ricardode%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1258
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-06T13:54:50Z No. of bitstreams: 1 2011 - Iraldirene Ricardode Oliveira.pdf: 6955839 bytes, checksum: abd9e904c0586f06da2b47440e715d51 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-06T13:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Iraldirene Ricardode Oliveira.pdf: 6955839 bytes, checksum: abd9e904c0586f06da2b47440e715d51 (MD5) Previous issue date: 2011-09-15eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Iraldirene Ricardode Oliveira.pdf2011 - Iraldirene Ricardo de Oliveira6.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.