Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12799
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dc.contributor.authorArruda, Marineide Cavalcanti
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:30Z-
dc.date.issued2011-05-30
dc.identifier.citationArruda, Marineide Cavalcanti. O texto e o seu potencial através do agir comunicativo em Habermas. 2011. [118 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12799-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a capacidade de compreensão, interpretação textual e argumentativa de educandos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária do Campus-Barreiros-IFPE por meio de um programa inovador de ensino de Língua Portuguesa, alicerçado no texto, direcionado para a dialógica textual, a partir de prática interativa de leitura baseada na teoria do agir comunicativo referenciada nas ideias de Jürgen Habermas. Partindo do pressuposto de que o ensino de Língua Portuguesa continua centralizado na gramaticalização, sentimos a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que deem a esse ensino, por meio de atividades dialógicas e interativas, a função de formar profissionais aptos a argumentar, compreender e interpretar a sociedade na qual estão inseridos. Teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, dirimindo a racionalidade técnica – sustentada pela prática de ensino tradicional e afirmando uma educação pautada no agir comunicativo – sob inspiração das ideias da teoria de Habermas, a partir de uma experiência de ensino/aprendizagem inovadora. Fizemos revisão de literatura que veio corroborar com a tese de que o ensino de Língua Portuguesa está balizado ainda numa pedagogia tradicional, formando jovens com baixo nível de compreensão e argumentação. Subsidiaram esta pesquisa o arcabouço teórico de Habermas (O agir comunicativo), Geraldi, Orlandi, Zilberman, Marcuschi, entre outros que discutem o objeto da pesquisa. Para orientar o desenvolvimento do nosso trabalho e responder as nossas inquietações acerca das dificuldades de interpretação e argumentação apresentadas por nossos educandos, optamos por uma abordagem inspirada nas formulações habermasianas, como também pela pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada com um grupo de trinta e sete alunos da 3ª série ―D‖do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus- Barreiros-IFPE, no período de maio a outubro de 2010, realizamos atividades de leitura de cinco textos, selecionados pela pesquisadora para o exercício de diálogo democrático, a cada prática de leitura, trabalhamos a interpretação e, consequentemente, a argumentação oral. Para a coleta de dados, foram realizadas vinte aulas-encontro, utilizamos o MP3 para gravarmos as respostas de todos os alunos e, posteriormente, foram feitas as transcrições para analisar os dados. Os resultados foram discutidos à luz da teoria habermasiana do agir comunicativo e também em consonância com a concepção de Geraldi sobre texto em sala de aula. Ao discutir os resultados, percebemos que a prática dialógica envolvendo professores e alunos colaborou, indubitavelmente, para o crescimento intelectual e pessoal de cada um dos participantes, uma vez que, no trabalho dialógico, o aluno expõe suas ideias, ele é enunciador e não apenas expectador, todos são interactantes, onde constroem e são construídos, modificam e são modificados. Apesar de ter sido um método de ensino voltado para o interacionismo, houve participantes que atuavam timidamente, ou deixavam de participar, alguns por dificuldades linguísticas, outros por dificuldades de interação, ou seja, de socialização. Tal resultado evidenciou a necessidade da continuidade de práticas como estas e/ou outras que estimulem o aluno a pensar, falar, ouvir e ser ouvido.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPortuguese Language Teachingeng
dc.subjectText, Argumentationeng
dc.subjectCommunicative Acteng
dc.subjectDialogical Interactioneng
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectTextopor
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectAgir comunicativopor
dc.subjectInterações Dialógicaspor
dc.titleO texto e o seu potencial através do agir comunicativo em Habermaspor
dc.title.alternativeThe text and its potential through communicative act in Habermas.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigated the ability of understanding, interpretation of textual and argumentative students from the School Integrated Farming Technician Course Campus-Barreiros-IFPE, through a innovator program of Portuguese language teach Focused on the teaching of Portuguese, based in the text, directed to the dialogue verbatim. Assuming that the teaching of Portuguese language is still centered on grammaticalization, we feel the need to develop pedagogical practices that give this teaching through dialogic and interactive activities, the role of training professionals able to discuss, understand and interpret society in which it is inserted. Aimed to contribute to improving the quality of the teaching of Portuguese Language and to resolve technical rationality – which is supported by the traditional teaching and practice of claiming a guided education in communicative action – inspired by the ideas of Habermas´s theory, from an experience teaching/learning innovation. We review the literature that came to corroborate the thesis that the teaching of Portuguese language is still marked out in a traditional pedagogy, forming young people with low level of understanding and reasoning. Subsidized this research the theoretical framework of Habermas (The communicative action), Geraldi, Orlandi, Zilberman, Marcuschi, and others who argue the research object. To answer our concerns and guide the development work on the difficulties that students have in relation to reading comprehension, we chosen an approach based formulations in Habermas, but also a qualitative approach. The survey was conducted with a group of thirty-seven students from third grade, "D" of the Technical Course Integrated Farming Campus-Barreiros-IFPE in the period from May to October 2010, carried out activities to read five texts, selected by the researcher, to the exercise of democratic dialogue, every practice reading and interpreting the work consequently the oral arguments. For data collection, made twenty-meeting classes, we use the MP3, to record the responses of all students, and later made the transcripts to analyze the data. The results were discussed in light of Habermas' theory of communicative action and also in line with the conception of Geraldi on text in the classroom. In discussing the results, we realized that the dialogical approach involving teachers and students, collaborated, undoubtedly, to the personal and intellectual growth of each participant, once in the student dialogical work exposes his ideas, he is not just enunciating spectator, all interactants are, where they build and are built, modify and are modified. Despite being a method of teaching for interactionism, there were participants who acted timidly, or failed to participate in some language difficulties and other difficulties of interaction, or socialization. This result demonstrated the need for continuity of practices like these and / or others that encourage students to think, speak, hear and be heard.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID74756800700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Azevedo, Nyrma Souza Nunes de
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Helena Corrêa de
dc.creator.ID64218309434por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864810882308292por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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