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Tipo do documento: Dissertação
Title: O Proeja a partir da concepção de seus educandos – um estudo comparado da realidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- IFRS/ Campus Sertão e o Campus Bento Gonçalves
Other Titles: The PROEJA second their students - a comparative study of the reality of the Federal Institute of Rio Grande do Sul-IFRS / Campus Sertão and Bento Gonçalves
Authors: Oliveira, Marcos Antonio
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Comerlatto, Giovani Vilmar
Keywords: Professional Education;Educação Profissional;Educação de Jovens e Adultos;Inclusão Social;Youth and Adult Education;Social Inclusion
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 25-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Marcos Antonio. O Proeja a partir da concepção de seus educandos – um estudo comparado da realidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- IFRS/ Campus Sertão e o Campus Bento Gonçalves. 2011. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A presente pesquisa trata de um estudo comparativo com objetivo de analisar como está sendo desenvolvida a modalidade PROEJA no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS, nos Campi de Sertão e Bento Gonçalves, quanto ao funcionamento dos cursos, mais especificamente o Curso Técnico em Comércio, baseado na visão dos discentes. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente "marcada" por profundas desigualdades sociais. Diante desse contexto, surgiu a preocupação e o motivo principal desta pesquisa. Buscou-se, assim, fazer uma correlação entre a abordagem metodológica, a prática docente e a formação educacional do cidadão atendido por essa modalidade de ensino. O Decreto no 5.478/2005 instituiu, no âmbito das Instituições Federais de Educação (IFE‟s), o Programa de profissionalização na modalidade de EJA que alterado pelo decreto no 5.840/2006, define o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional da Educação Básica à Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Este Programa traz para as IFE‟s um novo desafio, que é atender uma parcela da população que não obteve oportunidade de uma boa educação básica e profissional na idade regular. Utilizando-se da pesquisa do tipo exploratória com características descritivas e da metodologia do estudo de caso, resgatando e analisando as estratégias de funcionamento dessa Instituição de Ensino Técnico Profissional, se analisou e comparou dados, utilizando-se questionário, aplicado com uma turma de cada Campi do Curso Técnico em Comércio, buscando descobrir se estas vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de inclusão social. Os resultados apontam para algumas práticas diferenciadas entre os Campi, constatando algumas contradições, especialmente no que se refere ao cumprimento de seus objetivos e na articulação entre aulas teóricas e preparação para o mercado de trabalho. Verificou-se que cada Instituição de Ensino adota critérios diferentes, baseado nas concepções do grupo que está diretamente ligado ao funcionamento dos cursos. Outra contradição identificada, entre as duas experiências, versa sobre o entendimento que cada comunidade escolar local tem sobre a modalidade de ensino PROEJA. Os resultados constataram que, de um modo geral, há consonância de objetivos entre as instituições, embora não tenham sido desenvolvidas atividades que possam buscar uma aproximação de métodos de trabalhos semelhantes.
Abstract: This research is a comparative study with the aim of analyzing how is being developed the PROEJA at Federal Institute of Science, Technology and Education of Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão and Bento Gonçalves, as the development of courses, more specifically the Technical Course in Commerce, based on the vision of students. The EJA deals with young people and adults in the lower classes, people excluded of the socioeconomic and cultural aspects in our contemporary society, historically, "marked" by deep social inequalities. Given this context, appeared the concern and the main reason of this research. Sought, thus, making a correlation between the methodological approach, teaching practice and the educational background of the citizens served by this type of education. The Decree 5.478/2005 instituted, in the Federal Institutions of Education (IFE's), the professional program in the form of adult education that changed by decree in 5.840/2006 defines the National Programme for Integration of Professional Education from Basic Education to Professional Education for Youth and Adults Education (PROEJA). This program brings to the IFE's a new challenge, which is to serve a population that did not get the opportunity to have a good basic and professional education in the regular age. Using the research-type exploratory and descriptive characteristics and the study of case methodology, recovering and analyzing the strategies of operation of these Institutions of Professional and Technical Education, data was analyzed and compared, using a questionnaire, applied to a class in each Campus of Technical Course in Commerce, seeking to discover if, these have consistently favoring and increasing the social inclusion process. The results point to some practical differences between the Campi, noting some contradictions, especially, in regard to fulfilling their goals and the articulation between theoretical class and the preparation for the labor market. It was found that each institution adopt different criteria, based on conceptions of the group that is directly connected to the courses. Another contradiction identified between the two experiences, is about understanding that each community school has about this kind of teaching called PROEJA. The results found that, in general, there is harmony of purpose between the institutions, although they have not been developed activities that may seek to approach similar methods of work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12792
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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