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dc.contributor.authorDestefani, Willian Colares
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:04Z-
dc.date.issued2019-07-31
dc.identifier.citationDESTEFANI, Willian Colares. Uma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ES. 2019. 81 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12791-
dc.description.abstractApresentamos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola agroecológica da rede municipal de ensino, do município de Águia Branca-ES, com a turma de 1º ano do ensino fundamental e suas famílias. Tivemos como objetivo investigar a geração e difusão de saberes matemáticos numa perspectiva etnomatemática aliados a princípios da agroecologia. Propusemos ações pedagógicas de trabalhar os conteúdos de matemática a partir das relações existentes com a agroecologia no cotidiano dos alunos, valorizando sua cultura e às atividades do campo, refletindo o trabalho colaborativo da escola e das famílias, trazendo situações cotidianas favoráveis que são oferecidas pela educação rural para experiências etnomatemáticas. Também tivemos como proposta incentivar o desenvolvimento de novas metodologias no ensino da matemática, além de enaltecer o trabalho coletivo. Realizamos uma atividade investigativa de cunho qualitativo. Ao analisar o desenvolvimento da pesquisa e estabelecer relações entre as observações, oficina, roda de conversa, relatos, entrevistas, registros fotográficos fornecidos pelos alunos e suas famílias, pudemos perceber que o uso da estratégia de ensino e aprendizagem adotada proporcionou aos alunos o desenvolvimento conceitual matemático de forma mais contextualizada e significativapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleUma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ESpor
dc.title.alternativeAn ethnomathematic research with relatives and first year students of the elementary school of an agroecological school in the city of Águia Branca - ESpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe present results of a research carried out in an agroecological school of the municipal school network, in the municipality of Águia Branca-ES, with the first year of elementary school and their families. We aimed to investigate the generation and diffusion of mathematical knowledge in an ethnomathematical perspective allied to the principles of agroecology. We proposed pedagogical actions to work on mathematics content based on existing relationships with agroecology in the daily life of students, valuing their culture and field activities, reflecting the collaborative work of the school and families, bringing favorable daily situations that are offered by education for ethnomathematical experiences. We also had as proposal to encourage the development of new methodologies in mathematics teaching, besides praising the collective work. We conduct a qualitative research activity. In analyzing the development of the research and establishing relationships between observations, workshop, conversation, reports, interviews, photographic records provided by the students and their families, we could see that the use of the teaching and learning strategy adopted provided the students with the conceptual development in a more contextualized and meaningful waypor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID64691900730por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.referee3Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341268660622707por
dc.creator.ID100.904.857-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5688515065275814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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