Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12791
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ES
Other Titles: An ethnomathematic research with relatives and first year students of the elementary school of an agroecological school in the city of Águia Branca - ES
Authors: Destefani, Willian Colares
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Terceiro membro da banca: Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
Keywords: Etnomatemática;Agroecologia;Contextualização;Ensino e aprendizagem;Ethnomathematics;Agroecology;Contextualization;Teaching and learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DESTEFANI, Willian Colares. Uma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ES. 2019. 81 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: Apresentamos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola agroecológica da rede municipal de ensino, do município de Águia Branca-ES, com a turma de 1º ano do ensino fundamental e suas famílias. Tivemos como objetivo investigar a geração e difusão de saberes matemáticos numa perspectiva etnomatemática aliados a princípios da agroecologia. Propusemos ações pedagógicas de trabalhar os conteúdos de matemática a partir das relações existentes com a agroecologia no cotidiano dos alunos, valorizando sua cultura e às atividades do campo, refletindo o trabalho colaborativo da escola e das famílias, trazendo situações cotidianas favoráveis que são oferecidas pela educação rural para experiências etnomatemáticas. Também tivemos como proposta incentivar o desenvolvimento de novas metodologias no ensino da matemática, além de enaltecer o trabalho coletivo. Realizamos uma atividade investigativa de cunho qualitativo. Ao analisar o desenvolvimento da pesquisa e estabelecer relações entre as observações, oficina, roda de conversa, relatos, entrevistas, registros fotográficos fornecidos pelos alunos e suas famílias, pudemos perceber que o uso da estratégia de ensino e aprendizagem adotada proporcionou aos alunos o desenvolvimento conceitual matemático de forma mais contextualizada e significativa
Abstract: We present results of a research carried out in an agroecological school of the municipal school network, in the municipality of Águia Branca-ES, with the first year of elementary school and their families. We aimed to investigate the generation and diffusion of mathematical knowledge in an ethnomathematical perspective allied to the principles of agroecology. We proposed pedagogical actions to work on mathematics content based on existing relationships with agroecology in the daily life of students, valuing their culture and field activities, reflecting the collaborative work of the school and families, bringing favorable daily situations that are offered by education for ethnomathematical experiences. We also had as proposal to encourage the development of new methodologies in mathematics teaching, besides praising the collective work. We conduct a qualitative research activity. In analyzing the development of the research and establishing relationships between observations, workshop, conversation, reports, interviews, photographic records provided by the students and their families, we could see that the use of the teaching and learning strategy adopted provided the students with the conceptual development in a more contextualized and meaningful way
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12791
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - William Colares Destefani.pdf2019 - William Colares Destefani1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.