Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Adelmo Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:01Z-
dc.date.issued2011-08-23
dc.identifier.citationSANTANA, Adelmo Carvalho. Participação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no projeto Mata Ciliar realizado no município de Petrolina - PE. 2011. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12790-
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade identificar o nível de participação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no Projeto de Recuperação da Mata Ciliar no Município de Petrolina-PE. O Projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina-PE em parceria com outras instituições, dentre estas as Escolas locais. Isto porque se entendeu que a escola deve fortalecer sua função transformadora com a realização de atividades cooperativas com a comunidade e mesmo sem a existência obrigatória de uma disciplina de educação ambiental no currículo escolar. Foram entrevistados alunos, pais e professores que desenvolveram algumas atividades propostas no Projeto. Através da pesquisa foi possível identificar as consequências ecológicas e sociais decorrentes dessa iniciativa, podendo-se citar, especialmente, o aumento da conscientização dos envolvidos nas questões ambientais. Observou-se a importância de ações conjuntas para provocar a participação do cidadão nos processos sociais em que está inevitavelmente envolvido. A atuação das escolas através dos professores e alunos foi imprescindível para a sensibilização dos pais e outros membros das comunidades para a realização das ações. Ficou muito claro que o interesse e euforia dos alunos em participar de alguma fase do Projeto teve como resultado mais imediato além do maior entrosamento em sala de aula, o anseio de realizar outras ações ambientais para a melhoria da Comunidade. O trabalho mostrou que não é necessário ser um especialista em educação ambiental para desenvolver ações na área. A partir dessa experiência outras atividades foram propostas e desenvolvidas pelas Escolas, considerando as questões ambientais como um ato político que prepara o cidadão para exigir justiça social, cidadania e respeito nas relações com a naturezapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectAwarenesspor
dc.titleParticipação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no projeto Mata Ciliar realizado no município de Petrolina - PEpor
dc.title.alternativeParticipation of Schools Communities from Caatinguinha, Tapera and Bebedouro in the Ciliary Forest Project accomplished in the municipality of Petrolina - PEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to identify the level of participation of schools communities from Caatinguinha, Tapera and Bebedouro on a project about recovery of riparian vegetation in the city of Petrolina, Pernambuco. The project was developed by the city hall of Petrolina-PE in partnership with other institutions, among them, the local schools. It‟s because it was understood that the school should strengthen its role in transforming the conduct of cooperative activities with the community and even without the existence of a mandatory subject of environmental education into school curricula. Were interviewed students, parents and teachers who have developed some proposed activities in the Project. Through research it was possible to identify the ecological and social consequences resulting from this initiative, could be mentioned, especially, the increasing awareness of environmental issues involved. Was noted the importance of joint actions to bring citizen participation in social processes that are inevitably involved. The performance of schools through the teachers and students was essential to raise awareness of parents and other community members for realization of the actions. It was very clear that the interest and excitement of the students to participate in any phase of the project resulted in more immediate than the greater integration in the classroom, the urge to realize other environmental actions to improve the Community. The study showed that it is not necessary to be an expert to develop environmental education programs in the area. From this experience, other activities have been proposed and developed by schools, considering environmental issues as a political act that prepares citizens to demand social justice, citizenship and respect in relations with naturepor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Silva, Nilton Souza da
dc.contributor.referee2Sgarbi, Antonio Donizetti
dc.creator.ID289.764.105-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000368433028826por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references8 REFERÊNCIAS Agenda 21 Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Disponível em: <http://www.meioambiente.uerj.br/emrevista.htm#.> Acesso em: 3 jul. 2010. AQUINO, A. C. de. Ilha do Massangano: dimensões do modo de vida de um povo; a (re) construção do modo de vida e as representações sociais da Ilha do Massangano no Vale do São Francisco. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2004. BANKS, M. Preserve as Florestas Tropicais. São Paulo: Scipione, 1996. BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. Petrópolis: Ed vozes. 2009. BEGOSSI, A. Escalas, economia ecológica e a conservação da biodiversidade. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.) Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. BINSWANGER, H. C. Fazendo a sustentabilidade funcionar. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BONONI, V. L. R. Controle Ambiental de áreas verdes. In: PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet. Curso Gestão Ambiental. Barueri: Manole. 2004. BRASIL. Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, institui o novo Código Florestal. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771.htm.> Acesso em: 03 jan. 2010. BRASIL, Lei 7.754, de 14 de abril de 1989. Estabelece medidas para proteção das florestas existentes nas nascentes dos rios e dá outras providências. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.> Acesso em: 03 jan. 2010. BRASIL, Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.> Acesso em: 03 jan. 2010. 45 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 44. ed., atual. e ampl São Paulo: Saraiva, 2010. xxv, 432 p. CAUBET, C. G. A água, a lei, a política... e o meio ambiente. São Paulo: Ed. Juruá, 2004. 305p. COSTA, M. C. C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005. DALY, H. E. Políticas para o desenvolvimento sustentável. In: CAVALCANTI, C. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. Declaração de Dublin. Disponível em: <http://www.meioambiente.uerj.br/emrevista/documentos/dublin.htm.> Acesso em: jul. 2010. DELITTI, W. B. C. Ciclagem de nutrientes minerais em matas ciliares. In: L.M. Barbosa (Coord.). Simpósio sobre Mata Ciliar. Campinas: Fundação Cargill, 1989. DIAS, E. C. Manual de Direito Ambiental Brasileiro. Belo Horizonte: Melhoramentos, 2003. DIAS, G. F. Pegada ecológica: e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2001. 257p. DUARTE, R.. Pesquisa Qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de pesquisa. Mar.2002, n. 115, p.139-154. FEARNSIDE, P. M. Serviços ambientais como estratégia para o desenvolvimento sustentável na Amazônia rural. In: CAVALCANTI, C. (Org.) Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. GOULET, D. Desenvolvimento autêntico: fazendo-o sustentável. In: CAVALCANTI, C. (Org.) Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. BAHIA. SECRETARIA DE AGRICULTURA, IRRIGAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL. Recomposição Florestal de matas Ciliares: floresta no solo, água nos rios. Salvador, 2007. 44p. Disponível em: <http://www.semarh.ba.gov.br/pdf/processos/publicacoes/cartilhas/CARTILHA%20 RECOMPOSI%C3%87%C3%83O%20FLORESTAL%20DE%20MATAS%20CILIARES.pdfAcesso em: maio 2010. HOLANDA, A. N. C.; REIS, Z. S. Estudo sobre a agroindústria no Nordeste. vol 5. Fortaleza. BNB/ETENE. 1992. 137p. J. Q. A. de; DIAS, H. de; FILHO, J. C. Ponto de Vista: Controvérsia das Matas Ciliares. O Agronômico, Campinas, 2002.p. 41 – 44. 46 Jacobi, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesquisa, Mar 2003, n.118, p.189-206. JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.) Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4 ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. LAMEIRA, Ana Beatriz et al. Diagnóstico e alternativas para a recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (BHRG) – RJ Dados eletrônicos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010. Disponível em: <http://www.cnps.embrapa.br/solosbr/pdfs/doc_122_2010_rio_guandu.pdf.> Acesso em: maio 2010. LENARDÃO, E. Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico. Mediações: revista de ciências sociais. Londrina, v. 8, n. 2, p. 215-234. LIMA, G. F. da C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 35. n.1, Jan/Abr. 2009. LIMA, W. P. Função hidrológica da mata ciliar. In: BARBOSA, L.M. (coord.) SIMPÓSIO SOBRE MATA CILIAR. São Paulo. Anais... São Paulo: Fundação Cargill. 1989. p 25-42. LOPES, E. Opara: formação histórica e social do submédio São Francisco. Juazeiro-BA: [s.n.], 1997. LOPES, I.V; FILHO, G. S. B; BILLER, D.; BALE, M. de (Org). Gestão Ambiental no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas, 1998. 408p. LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P; CASTRO, R. S. de. Sociedade e meio ambiente: educação ambiental em debate. 6. ed São Paulo: Cortez, 2010. 183 p. MACHADO, P. A. F. Direito Ambiental Brasileiro. 10. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002. 1038p. MARCONDES, M. J. A. Cidade e natureza: proteção dos mananciais, exclusão social. São Paulo, Studio Nobel: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 1999. MARQUES, Ana Patrícia Dias. Matas ciliares: importância, dinâmica e recuperação. MATA CILIAR: A Função Protetora da Mata Ciliar. 2004. Disponível em:< www.bdt.fat.org.br /ciliar/sp/proteção>. Acesso em: mai 2010. MILARÉ, É, BENJAMIN, A. H. V. Estudo prévio de impacto ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 28, out.-dez. 2002. MILARÉ, É. Direito do ambiente doutrina, prática, Jurisprudência, Glossário. 2 ed. – rev., atual. e ampl.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. 47 NASCIMENTO, C. E. de S. ; COSTA, F. C. R. ; MANGABEIRA, M. O.; KIILL, Lúcia H. P.; ARAÚJO, J. L. P. Estudo fenológico de espécies nativas da mata ciliar do rio São Francisco. In: Anais da XXVI Reunião Nordestina de Botânica, 2003, Fortaleza. NASCIMENTO, C. E. S. de. Estudo florístico e fitossociológico de um remanescente de caatinga à margem do rio São Francisco, Petrolina-Pernambuco. 1998. 84f. Dissertação (Mestrado em Botânica) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. NOGUEIRA, C. M. M. Considerações Sobre a Sociedade de Max Weber. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, ano 8. N.13, out.1999 ONU - Organização das Nações Unidas. United Nations Departament of Economic and Social Affairs. Division for Sustainable Development. Agenda 21. Disponível em: <http://www.un.org/esa/sustdev/documents/agenda21>. Acesso em: 01 abr. 2011. REBOUÇAS, A. Uso inteligente da água. São Paulo: Escrituras Editora, 2004. RODRIGUES, J. E. do R. Aspectos jurídicos das matas ciliares: preservação e recuperação. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 17, jan./mar., 2000, p. 188-19. RODRIGUES, R. R; LEITÃO FILHO, H. F. de (ed). Matas Ciliares: conservação e recuperação. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2000. 320p. SALATI, E. LEMOS, H. M. de. SALATI, E. Água e desenvolvimento sustentável. In: REBOUÇAS, A. C. Braga, B; TUNDISI, J. G. Águas Doces no Brasil. Capital Ecológico, Uso e Conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras. 2002. SANTOS, M. Território e sociedade - entrevista com Milton Santos. Entrevistadores: SEABRA, O. CARVALHO, M. de. LEITE, J. C. São Paulo: Perseu Abramo, 1999. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, Ago 2005, v.31, n.2, p.317-322. SILVA, E. L. da. MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3 ed. rev. e atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. TRINDADE, S. C. Agenda 21: estratégia de desenvolvimento sustentável apoiada em processos de decisão participativa. In: CAVALCANTI, C. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. 48 TUCCI, C.E.M. Oportunidades de Ciência e Tecnologia em Recursos Hídricos. Parcerias Estratégicas, n.11. Brasília: MCT, 2001. p.103-126 TUNDISI, J. G.; T., M. TUNDISI. ROCHA, O. Ecossistemas de águas interiores In: REBOUÇAS, A. C. B. B; TUNDISI, J. G. Águas Doces no Brasil. Capital Ecológico, Uso e Conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras. 2002. VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 1999. WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Parte 2. Tradução Augustin Wernet; Introdução à edição brasileira Maurício Tragtenberg. São Paulo: Cortez, 1992. WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. I. Brasília: Unb, 1991. WORSLEY, Peter. Introdução à sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 568 p. 1983.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4662/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19320/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25619/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32038/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38462/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44822/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51236/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57702/2011%20-%20Adelmo%20Carvalho%20Santana.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1193
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-09-08T12:42:53Z No. of bitstreams: 1 2011 - Adelmo Carvalho Santana.pdf: 1648328 bytes, checksum: a92ccbc15cc7534a1d274af06e45e8ce (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-08T12:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Adelmo Carvalho Santana.pdf: 1648328 bytes, checksum: a92ccbc15cc7534a1d274af06e45e8ce (MD5) Previous issue date: 2011-08-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Adelmo Carvalho Santana.pdf2011 - Adelmo Carvalho Santana1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.