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Tipo do documento: Dissertação
Title: Reflexões sobre o ensino de toxicologia ambiental em cursos de graduação em ciências agrárias: estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Other Titles: Reflections on the teaching of environmental toxicology in undergraduate courses in agrarian sciences: a case study at Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Authors: Souza, Joana Darc de
Orientador(a): Sanavria, Argemiro
Primeiro coorientador: Malafaia, Guilherme
Primeiro membro da banca: Sanavria, Argemiro
Segundo membro da banca: Thome, Sandra Maria Gomes
Terceiro membro da banca: Vilela, Joice Aparecida Rezende
Keywords: Ecotoxicologia;defensivos agrícolas;sustentabilidade;Ecotoxicology;Pesticides;Sustainability
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Joana Darc de. Reflexões sobre o ensino de toxicologia ambiental em cursos de graduação em ciências agrárias: estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: A agricultura é um setor em constante crescimento, impulsionado pela crescente demanda por matéria prima, alimentos, dentre outros produtos agrícolas. Alinhada a este crescimento que anualmente quebra recordes, está a utilização de agrotóxicos e outros possíveis contaminantes que alcançam quantidades expressivas todos os anos. Dessa forma, a produção agrícola e o estudo da toxicologia ambiental, ligada aos insumos utilizados, devem caminhar lado a lado, de modo que seja obtida uma produção sustentável. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo avaliar a inserção de temas ligados à toxicologia ambiental nos cursos superiores de bacharelado em Agronomia e Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, partindo do pressuposto de que a formação de profissionais que protagonizam a produção agrícola no país deve ser integrada aos conhecimentos dos possíveis impactos ambientais que a mesma pode ocasionar. Para isso, foi conduzida análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos, currículos lattes dos docentes e a percepção de docentes e estudantes por meio de questionários virtuais, a fim de compreender como está proposto o ensino de temas da toxicologia ambiental, a formação e atuação dos docentes nessa área e a percepção dos participantes sobre a área e sua prática nos cursos. Os resultados demonstraram que não há previsão clara de ensino do tema nos PPCs e apenas 3 docentes atuam em pesquisas diretamente ligadas à toxicologia ambiental. Os participantes, em sua maioria, conhecem a área toxicologia ambiental; contudo, 46,15% dos estudantes e 58,82% dos docentes afirmam não ter interesse ou ter pouco interesse pela área. Também foi observado que a maioria acredita haver benefícios na integração entre a área e os cursos; porém, 72,22% dos docentes e 56,25% dos estudantes acreditam que o curso não oportunizou uma formação agrária integrada à área ou não souberam responder. Conclui-se que houve uma pequena inserção de temas da toxicologia ambiental nos cursos, apesar de estudantes e docentes reconhecerem sua importância e demonstrarem algum interesse. Assim, é evidenciada a necessidade de modificações nos cursos que promovam a inserção de temas da toxicologia ambiental de forma transversal, sendo previsto em seus PPCs e traduzido no ensino, na proporção devida em relação a outras áreas.
Abstract: Agriculture is a sector in constant growth, driven by the growing demand for raw materials, food, among other agricultural products. In line with this record-breaking growth annually, is the use of pesticides and other possible contaminants that reach significant amounts every year. In this way, agricultural production and the study of Environmental Toxicology linked to the inputs used must go hand-in-hand, so that sustainable production is obtained. In this sense, the present study aimed to evaluate the inclusion of themes related to Environmental Toxicology in higher education courses in Agronomy and Agricultural Engineering at Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, based on the assumption that the training of professionals who lead agricultural production in the country it must be integrated with the knowledge of the possible environmental impacts that it can cause. To this end, an analysis of the Pedagogical Course Projects, curricula of teachers' lattes and the perception of managers, teachers and students through virtual questionnaires was carried out, in order to understand how the teaching of Environmental Toxicology themes, training and performance is proposed. of teachers in this area and the participants' perception of the area and its practice in the courses. The results showed that there is no clear provision for teaching the topic in the PPCs and only 3 professors work in research directly linked to environmental toxicology. Most participants are familiar with the Environmental Toxicology area; however, 58.82% of the teachers and 46.15% of the students claim to have no interest or little interest in the area. It was also observed that the majority believes that there are benefits in the integration between the area and the courses; however, 56.25% of students and 72.22% of teachers believe that the course did not provide an agrarian training integrated into the area or did not know how to respond. It is concluded that there was a small insertion of themes of Environmental Toxicology in the courses, although professors and students recognize its importance and show some interest. Thus, it is evident that there is a need for modifications in courses that promote the inclusion of Environmental Toxicology themes in a transversal way, being foreseen in their PPCs and translated into teaching, in the proportion due to other areas.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12774
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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