Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícola
Authors: Nascimento, Emerson do
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Keywords: Interdisciplinary, Mathematics teaching; Technical Training Fund.;Interdisciplinaridade; Ensino de matemática; Formação Técnica Agrícola
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: NASCIMENTO, Emerson do. A matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícola. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: O estudo que apresentamos foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidiano
Abstract: The study presented was developed within a qualitative approach, from the direct contact and interactive mathematics as a tool in building interdisciplinary student learning in the course of agricultural technician. The research began with an investigation and reflection of the relationship between formal mathematics and the student every day, so we could build an interdisciplinary educational proposal capable of arousing student interest in building significant knowledge of mathematics in technical education. To make possible the construction of this proposal were made questionnaire and direct observation of students, identifying possible grievances and aspirations within the teaching-learning process of mathematics contextualized in vocational education. The results were instrumental in building the planning and execution of activities involving mathematics, promoting and paying contextualization within the disciplines of agricultural mechanization, topography, irrigation and drainage and applied mathematics. We note that at the end of the process the student has achieved the expected learning, getting to interact with the mathematical techniques and discipline to their daily lives.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Emerson do Nascimento..pdf2010 - Emerson do Nascimento2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.