Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Geraldo Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:23Z-
dc.date.issued2020-11-13
dc.identifier.citationARAUJO, Geraldo Pereira de. A problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigma. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12761-
dc.description.abstractA pesquisa problematiza a relação estabelecida pelo ser humano com o meio ambiente quanto à degradação dos recursos hídricos e às suas consequências. Envolve-se com a problemática em torno do uso e consumo da água no Ifes - Campus Itapina. Analisa a relação estabelecida pela comunidade escolar com o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Aborda a temática da seca vivenciada entre o final de 2013 até meados de 2017 na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo e o desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de rejeito de minério no rio Doce. Emerge da necessidade de compreender os fatores ambientais que degradaram de forma radical o rio São João Grande. Procura conhecer a percepção da comunidade escolar em relação ao uso/consumo da água no Campus Itapina. Utiliza o Ifes - Campus Itapina como sendo o campo de pesquisa, e os servidores e estudantes como sujeitos desta pesquisa. Para isso, foram coletados dados a partir de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas para conhecer a relação e percepção dos sujeitos em relação à problemática estabelecida. Realiza a identificação e mapeamento dos setores críticos no campus quanto ao consumo de água. Realiza visitas técnicas, acompanha trabalhos de recuperação de áreas degradadas e medições sobre o consumo de água pelo Campus Itapina. Utiliza a pesquisa documental e de acompanhamento na Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA). A pesquisa teve caráter exploratório com abordagem qualitativa. Considera como principais resultados a necessidade de ações formativas, educativas e administrativas de cunho socioambiental com toda comunidade circunvizinha. Elabora um planejamento estratégico destinado à instituição de ensino, sendo, também necessário, por parte do Ifes - Campus Itapina , no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, ampliar o seu papel na formação de sujeitos com valores que levem em conta os aspectos socioambientais: sujeitos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do seu espaço de vivência. Espera-se, também, contribuir com a conservação, preservação e o cuidado com os recursos hídricos da regiãopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrise hídricapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRecursos hídricospor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectWater crisiseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectWater resourceseng
dc.subjectSustainability.eng
dc.titleA problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigmapor
dc.title.alternativeThe problem regarding the sustainable use and consumption of water at the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus: the construction of a new paradigmeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research questions the relationship established by human beings with the environment regarding the degradation of water resources and their consequences. It is involved with the problem surrounding the use and consumption of water at the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus. It analyzes the relationship established by the school community with the rational and sustainable use of water resources. It addresses the theme of drought experienced between the end of 2013 until the middle of in the northwest of the state of Espirito Santo and the environmental disaster caused by the spillage of ore in the Doce River. It emerges from the need to understand the environmental factors that have radically degraded the Sao Joao Grande River. It seeks to understand the perception of the school community in relation to the use and consumption of water at Itapina Campus. The Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus is used as the research field and the servers and students as subjects of this research. For such, data were collected from semi-structured questionnaires with open and closed questions to learn about the relationship and perception of the subjects in relation to the established problem. Performs the identification and mapping of critical sectors on campus regarding water consumption. Conducts technical visits, monitors restoration work on degraded areas and measures on water consumption at the Itapina Campus. It uses documentary and monitoring research at the Water Collection and Treatment Station (ETA). The research had an exploratory character with a qualitative approach. It considers as its main results the need for training, educational and administrative actions of a socioenvironmental nature with the entire surrounding community. Prepares a strategic plan for the educational institution, and it is also necessary, on the part of the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus, with regard to teaching, research and extension, to expand its role in the formation of subjects with values that take into account socio-environmental aspects : responsible individuals committed to the sustainability of their living space. It is also expected to contribute to the conservation, preservation and care of the region's water resourceseng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.advisor-co1Vieiras, Rosinei Ronconi
dc.contributor.advisor-co1ID001.225.267-08por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254674428136048por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.referee1ID266.942.557-72por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee3Vieiras, Rosinei Ronconi
dc.contributor.referee3ID001.225.267-08por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.creator.ID674.847.357-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2727013978939979por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesACOSTA, Alberto. Por Uma Declaração Universal dos Direitos da Natureza. Reflexões para a ação. Revista da AFESI (Serviço Exterior Equatoriano), n.54, agosto 2010. AGERH. Agência Estadual De Recursos Hídricos Resolução da AGERH 008/2015. Dispõe sobre os requisitos para a exclusão do uso industrial da água abrangido pela Resolução da AGERH 005/2015 que estabelece o Cenário de Alerta em todas as bacias hidrográficas de rios de domínio do Estado do Espírito Santo, enquanto estiver em vigência. 2015b. Disponível em: https://agerh.es.gov.br/legislacao - agerh Acesso em 18 jul. 2017. _______. Resolução da AGERH 053/2017. Dispõe sobre a Repactuação do Acordo de Cooperação Comunitária do CBH Itaúnas Porção Hidrográfica da Micro Bacia do Rio Itauninhas. 2017. Disponível em: https://agerh.es.gov.br/legislacao – agerh. Acesso em 18 jul. 2017. ANA. Agência Nacional De Águas. A Evolução da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília: ANA, 2002. Disponível em: http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2002/AEvolucaodaGestaodo s RecursosHidricosnoBrasil.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017. _______. ANA. Agência Nacional De Águas. A Evolução da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília: ANA, 2019. Disponível em: http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2002/AEvolucaodaGestaodo s RecursosHidricosnoBrasil.pdf>. Acesso em: 20/03/2019. ALCÂNTARA, Larissa Azambuja; SILVA, Maria Clara Araújo; NISHIJIMA, Toschio. Educação ambiental e os sistemas de gestão ambiental no desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 5, n. 5, p. 734-740, 2012. BARTH, Flávio Terra. Aspectos Institucionais do Gerenciamento de Recursos Hídricos. In: Rebouças, A. da C.; Braga, B.P.F; TUNDISI, J.G. (ORG). Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação, São Paulo: Cap. 17, Escrituras Editora, 1999. BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8. Ed. Viçosa, MG: UFV, 2006. 265p. BERTECHINI, Antônio Gilberto. Nutrição de Monogástricos / Antônio Gilberto Bertechini. – Lavras: Editora UFLA/FAEPE. 2004. 450P. : II. Bibliografia. BERTHYER Peixoto Lima; Márcia Caldas SOARES. Aspectos Legais e Institucionais da Gestão de Recursos Hídricos. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agência Nacional das Águas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2015. 93 BLAIN C. Gabriel, et. al. Índice padronizado de precipitação aplicado às condições de seca no Estado do Espírito Santo. Rev. bras. eng. agríc. ambient. vol.14 no.10 Campina Grande Oct. 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001000007>. Acesso em: 25/08/2020. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/ Constituição.htm:> Acesso 1 jan. 2019. _______. Constituição Dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de Setembro de 1946). Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. _______. Decreto n. 4.613, de 11 de mar. de 2003. DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE 2003. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/3/2003, p. 2, mar. 2003. Regulamenta o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, e dá outras providências. Recuperado de. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2003/decreto- 4613-11- marco-2003-495717-norma-pe.html.>Acesso em: 20/03/2020. _______. Decreto nº 53.558, de 13 de Fevereiro de 1964. Altera denominação de escolas de iniciação agrícola, agrícolas e agrotécnicas. Disponível em:< https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-53558-13-fevereiro-1964- 393545-publicacaooriginal-1. >Acesso em: 15/10/2019. _______. Decreto nº 83.935, de 04 de setembro de 1979. Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica. Disponível em:< https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-83935-4-setembro-1979- 433451-publicacaooriginal-1. > Acesso em: 15/10/2019. _______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm#. >Acesso em: 15/10/2019. _______. Lei No 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm#. > Acesso em: 15/10/2020. _______. Lei No 8.731, de 16 de Novembro de 1993. Transforma as Escolas Agrotécnicas Federais em autarquias e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8731.htm#. > Acesso em: 15/10/2020. _______. Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Diário Oficial da União, 1997. _______. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras 94 providências. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm#. >Acesso em: 15/10/2019. _______. Lei nº. 9.984, de 17 de julho de 2000. Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas-ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e dá outras providências. 2000. _______. Lei Nº 11.892, De 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. >Acesso em: 15/10/2019 _______. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em 01 dez 2017. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2006. 2012. Disponível em Acesso em 01 dez 2017. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos Municípios. 2016. Disponível em Acesso em 01 dez 2017. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. BRAVO, Marco. As secas históricas do Espírito Santo: Impactos econômicos e sociais marcaram esses períodos. Gazeta online. Disponível em: <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2015/12/as-secas-historicas-do-espiritosanto- 1013916965.html>. Acesso em: 26/09/2019. BRUGGER, Paula. Educação ou Adestramento Ambiental. rev. amp. Chapecó: Argos, 2004. CANEPA, Carla. Educação ambiental: ferramenta para a criação de uma nova consciência planetária. 2004. CARNIELLI, H. P. As causas da escassez hídrica no Espírito Santo. A Gazeta, Vitória, ES, 2015. Disponível em: <http://www.sindipublicos.com.br/artigo-as-causasdaescassezhidrica- no-espirito-santo/>. Acesso em: 24 nov. 2018. CARVALHO, Nathália Leal et al. Desenvolvimento sustentável x desenvolvimento econômico. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 3, p. 109-117, 2015. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico. Elsevier Brasil, 2003. DELLI, Pricoli, apud. FOLEGATI, Marcos V. et al. Águas do Brasil: análises estratégicas. In. Águas do Brasil: análises estratégicas. Bicudo, C.E.de M.; Tundisi, J.G.; Scheuenstuhl, M.C.B (Orgs). São Paulo, Instituto de Botânica, 2010. DOWBOR, Ladislau. In. A Sombra da Mangueira / Paulo Freire. Ana Maria de Araújo Freire. 11ª Ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. 95 DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. Tradução: João Alves dos Santos: revisão de Suely Bastos, coordenação editorial de Antônio Christofoletti. 6ª edição – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à Administração - 3 Edição, Autor: Peter F. Drucker Editora: Thomson Idioma, 2002. FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, p. 147-152, 2001. Impresso no Brasil 2019. FREITAS, Joádson Rodrigues da Silva. Ampliação da percepção e da compreensão sobre questões ambientais em institutos federais de ensino: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá. 2014. GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental / Maria Luiza Machado Granziera. – 5ª ed. – Indaiatuba, SP – Editora Foco, 2019. Disponível em:< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4912225/mod_resource/content/0/Licenciamento%20A mbiental%20-%20Granziera.pdf. >Acesso em: 30/10/2020. GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (dez) caminhos do meio ambiente. 15 ed. – São Paulo: Contexto, 2011. IDAF. Instituto De Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF. Reserva Ecológica “Duas Bocas”. Disponível em: Acesso em: 23 out. 2010. IFES. Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espírito Santo. Campus Itapina. Disponível em: < https://itapina.ifes.edu.br/index.php/institucional?start=1>. Acesso em: 04/03/2020. IEMA. Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo – IEMA/ES. 2009. Dados das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo. Laboratório de Geomática / Gerência de Recursos Naturais – GRN/IEMA. INCAPER, Instituto Nacional Pesquisa Agropecuária. Coordenação de meteorologia: Índice de precipitação normalizada (SPI) – 2019. Disponível em: <https://meteorologia.incaper.es.gov.br/SPI-2019>. Acesso em: 12/04;2019. INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Relatório De Gestão Exercício 2017. Disponível em:<https://portal.inmet.gov.br/uploads/processos/RelatorioGestao2017.pdf>. Acesso em: 05/07/2019. JORNAL, A Gazeta Online. ES. Região Noroeste é a mais afetada pela seca no ES. G1. Espírito Santo. Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/10/regiaonoroeste- e-mais-afetada-pela-seca-no-es.html. Acesso em: 06/06/2019. 96 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004 LOUREIRO, Carlos Frederico B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. Cortez Editora, 2012. MACHADO, Carlos José Saldanha. Recursos hídricos e cidadania no Brasil: limites, alternativas e desafios. In. Ambiente & Sociedade. vol .6 no.2 Campinas July/Dec. 2003. MAGALHÃES, A.R. Projeto ÁRIDAS. Brasília, Resumo executivo, 1994. MANFIO, Jairo José et al. Água: Um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Química. 2011. MORAES, Danielle Serra de Lima, JORDÃO, Berenice Quinzani. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Rev. Saúde Pública vol.36 no.3 São Paulo June 2002. ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. OMS: para cada dólar investido em água e saneamento economiza-se 4,3 dólares em saúde global. Nações Unidas no Brasil, Genebra, 20 nov. 2014. Disponível em: <Disponível em: https://bit.ly/2BeNByU >. Acesso em: 26 nov. 2019. [ Links ] . ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Programa das Nações Unidas de Valorização da Água. Resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, estabelece o Dia Mundial da Água. PIMENTEL, J. da S.; SILVA, T. J. A. da; BORGES JUNIOR, J. C. F.; FOLEGATTI, M. V.; MONTENEGRO, A. A. A. Estimativa da transpiração em cafeeiros utilizando-se sensores de dissipação térmica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.14, n.2, p.187-195, 2010. PORTO, MFA. A Evolução da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil. Agência Nacional de Águas, 2002. REBOUÇAS, Aldo da C. Água no Brasil: abundância, desperdício e escassez. Bahia análise & dados, v. 13, p. 341-345, 2003. REZENDE, S. Aspectos demográficos da cobertura de serviços de saneamento no Brasil urbano contemporâneo. 153 f. Tese (Doutorado em Demografia) – Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005. ROSA, Neyfla Danielly Enéas Garcia. Uso racional da água é a solução para a preservação desse recurso. Agência Nacional De Águas e Saneamento Básico. Por Tribunal Rural (DF). 2019. SARMENTO-SOARES, Luisa Maria; MARTINS-PINHEIRO, Ronaldo Fernando. A fauna de peixes nas bacias do norte do Espírito Santo, Brasil. Sitientibus série Ciências Biológicas, v. 12, n. 1, p. 1-25, 2012. 97 SEAMA. Programa Estadual de Educação Ambiental – Governo do Estado do espirito Santo, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria da Educação, 2014. SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Pereira. Os Paradigmas Do Programa Nacional De Alimentação Escolar (PNAE) No Instituto Federal De Roraima (IFRR): Realidades Locais E Perspectivas. 2018. 122 f. Orientadora: Sandra Regina Gregório. Dissertação (Mestrado). -- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa De Pós-Graduação Em Educação Agrícola, 2018. TACHIZAWA, Hidetaka; SANO, Naoyo; TAKIKAWA, Hajime. Effects of colchicine on the maximum biliary excretion of cholephilic compounds in rats. Journal of gastroenterology and hepatology, v. 19, n. 9, p. 1016-1022, 2004. TUNDISI, José Galizia; TUNDISI, Takako Matsumura. As múltiplas dimensões da crise hídrica. Revista USP, n. 106, p. 21-30, 2015. TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas Sustentáveis: Incubadoras de Transformações nas Comunidades. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. especial, p. 17-1256, 2010. ULIANA, E. M.; MARTINS, C. A. da S.; SILVA, J. G. F. da; CAIRO, C. T.; REIS, E. F. dos. Estimativa da evapotranspiração de referência para o município de Colatina-es. XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2011. VELASCO, Clara. Com aquecimento global, crescimento do país e desperdício, demanda de água no Brasil pode aumentar quase 80% até 2040, aponta estudo. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/26/com-aquecimento-global-crescimentodo- pais-e-desperdicio-demanda-de-agua-no-brasil-pode-aumentar-quase-80percent-ate- 2040-aponta-estudo.ghtml.> Acesso em: 26/08/2020. VIEIRAS, Rosinei Ronconi; TRISTÃO, Martha. A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação. Educação. Revista do Centro de Educação, Vol. 41, núm. 1, enero-abril, 2016, pp. 159-170. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Brasil. VALENTIM, Marta. Planejamento Estratégico. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Departamento de Ciências da Informação, 2019. WWF-Brasil. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Livro das Águas / Andrée de Ridder Vieira texto:; Larissa Costa e Samuel Roiphe Barrêto coordenação – Brasília: WWF-Brasil, 2006. 72 p. 28 cm. Bibliografia. ISBN - 85-86440- 18-3. 1. Educação Ambiental. 2. Recursos Hídricos. 3. Meio Ambiente. I. Vieira, Andrée de Ridder. II. Costa, Larissa. III. Barrêto, Samuel Roiphe. IV. Título. V. Título: Livro das Águas.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71546/2020%20-%20Geraldo%20Pereira%20de%20Araujo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6172
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-01-02T12:21:29Z No. of bitstreams: 1 2020 - Geraldo Pereira de Araujo.pdf: 22861426 bytes, checksum: df61798062fb17cf99abf0febc32fbd6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-02T12:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Geraldo Pereira de Araujo.pdf: 22861426 bytes, checksum: df61798062fb17cf99abf0febc32fbd6 (MD5) Previous issue date: 2020-11-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Geraldo Pereira de Araujo.pdf2020 - Geraldo Pereira de Araujo22.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.