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dc.contributor.authorAlmeida, Mariana de Moura Nunes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:10Z-
dc.date.issued2016-11-10
dc.identifier.citationAlmeida, Mariana de Moura Nunes. Formação docente: um estudo sobre a percepção dos docentes da área técnica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá- Câmpus Santana sobre a formação pedagógica. 2016. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12757-
dc.description.abstractO presente estudo analisa o impacto da formação pedagógica (ou falta dela) no desempenho dos professores da área técnica do Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Campus Santana, sendo utilizado para a pesquisa o estudo de caso, com o objetivo de colher informações sobre a percepção dos professores, sobre suas práticas pedagógicas quanto ao desempenho de sua função docente tendo como base o perfil profissional e sua formação acadêmica. Para isso, a pesquisa foi feita por meio uma abordagem qualitativa e não desconsiderando os aspectos quantitativos para auxiliar na análise e fundamentação dos dados. Foi realizado um breve resgate histórico sobre a educação profissional no Brasil, em seguida foi abordado questões quanto a formação profissional sinalizando as questões referente aos desafios que envolvem prática docente, e, consequentemente, os professores atuantes na Educação Profissional frente ao mercado de trabalho e suas exigências, levando em consideração os saberes tão necessários, inclusive o pedagógico, para uma prática profissional mais atuante. Também será abordado a formação continuada de professores e suas necessidades tendo em vista a sociedade em constante transformação, também a legislação em vigência quanto a formação docente. Na parte final, passou-se a investigar a temática da presente pesquisa levando em conta os aspectos institucionais, sua natureza de atuação, características e toda a estrutura de ensino, tendo enfoque nos aspectos da prática docente fazendo relação com o perfil profissional e as aspirações e missão institucional na medida que se forma para os indivíduos atuarem no mercado de trabalho. Tal pesquisa ocorreu por meio de aplicação de questionários aos docentes da área técnica do IFAP-Campus Santana, além da gestão do IFAP, resultando na análise de dados por meio de gráficos, quadros de respostas e falas bem como fazendo relação com reflexões a luz de teóricos. A partir dessa análise, foi possível entender e identificar os aspectos institucionais mediante a equipe responsável pelo trabalho de gestão do IFAP, o que pensam, como são distribuídos os recursos destinados a capacitação e o grau de prioridade quanto a formação dos docentes nas modalidades de ensino oferecidas pelo IFAP- Campus-Santana levando em consideração a visão que possuem sobre a educação profissional. O questionário aplicado aos docentes visa traçar o perfil profissional, levando em consideração as necessidades quanto a formação pedagógica, o impacto desta formação na atuação dentro do contexto da sala de aula, concepções, dificuldades entre outras. Nas considerações finais, é feita uma análise sucinta quanto aos resultados e a conclusão da coleta dos dados.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática docente.por
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.titleFormação docente: um estudo sobre a percepção dos docentes da área técnica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá- Câmpus Santana sobre a formação pedagógicapor
dc.title.alternativeTeacher training: a study on the perception of teachers in the technical area at the Federal Institute of Science and Technology of Amapá- Câmpus Santana on pedagogical trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study analyzes the impact of teacher training (or lack thereof) in the performance of the technical area teachers Federal Amapá Institute (IFAP) - campus Santana, being used to research the case study, in order to gather information about the perception of teachers about their teaching practices on the performance of its teaching function based on the professional profile and academic background. For this, the research was done through a qualitative approach and not disregarding the quantitative aspects to assist in the analysis and explanation of the data. a brief historical review of vocational education was conducted in Brazil, then was approached issues as vocational training signaling issues related to the challenges that involve teaching practice, and consequently the teachers working in vocational education outside the labor market and their requirements, taking into account the much needed knowledge, including teaching, for a more active professional practice. It will also be addressed continuing education of teachers and their needs with a view to society constantly changing also the legislation in force as teacher training. In the final part, went to investigate the theme of this study taking into account the institutional aspects, the nature of performance, features and all the educational structure, and focus on aspects of teaching practice making relationship with the professional profile and aspirations and institutional mission to the extent that forms for individuals acting on the labor market. Such research was through questionnaires to teachers of the technical area of IFAP-Campus Santana, as well as IFAP management, resulting in using graphical data analysis, pictures of answers and speeches and light making relationship with reflections theoreticians. From this analysis, it was possible to understand and identify the institutional aspects by the team responsible for IFAP management work, what they think, as resources for training and the level of priority as the training of teachers in teaching modalities are distributed offered by IFAP- Campus-Santana taking into account the vision they have on professional education. The questionnaires given to teachers aims to outline the professional profile, taking into account the needs for teacher training, the impact of training in performance within the classroom context, concepts, among other difficulties. In closing remarks, it is made a brief analysis about the results and the completion of data collection.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1ID965.566.767-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Moraes, Francisco José Dias de
dc.contributor.referee2Almeida, Adjovanes Thadeu Silva de
dc.creator.ID830.984.022-53por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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