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dc.contributor.authorKelfer, Gizele
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:04Z-
dc.date.issued2020-12-10
dc.identifier.citationKELFER, Gizele. História da implantação da educação do campo na comunidade de São João da Barra Seca, Colatina-ES: implicações na emancipação social dos camponeses. 2020.155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12755-
dc.description.abstractEsta pesquisa rememora os principais marcos históricos do Movimento da Educação do Campo a nível nacional, estadual, municipal e, especificamente, na comunidade camponesa de São João da Barra Seca - SJBS, situada no município de Colatina - ES. Com base em minha experiência de vida como estudante do campo, que tive que sair de minha comunidade de origem, em busca da continuidade de meus estudos e ao observar todo o movimento organizado das famílias residentes no Vale de Santa Joana para que tivessem uma escola naquela região, despertou-me a motivação para investigar a trajetória de luta desses sujeitos na realização de um sonho coletivo que durou, aproximadamente, duas décadas até realizar-se. Com objetivo de compreender o contexto local/comunitário, foi-se necessário pesquisar a origem do Movimento da Educação do Campo em âmbito nacional e depois com uma abordagem focando o Estado do Espírito Santo. Conseguinte, a pesquisa investigou os processos históricos desse movimento no município de Colatina – ES, para assim, conhecer a história da implantação da Educação do Campo na comunidade de SJBS, que resultou-se na construção da Escola Municipal Comunitária Rural “Fazenda Pinotti”. A metodologia de pesquisa baseou-se num estudo qualitativo. O estudo de caso foi a estratégia utilizada na abordagem da coleta de dados e informações acerca da temática investigada. Os resultados revelaram a insatisfação das famílias residentes em SJBS e no Vale de Santa Joana, em verem seus filhos irem estudar em escolas distantes e com realidades divergentes ao contexto camponês. Esse descontentamento fundamentava-se desde o momento em que seus filhos embarcavam no transporte escolar para percorrerem por longos caminhos e em veículos sucateados, e também, pelo fato das escolas que desconsideravam o contexto camponês desses estudantes, com isso, alguns não sentiam-se motivados a continuar estudando, aqueles que continuavam não demonstravam mais interesse ao campo, adotavam uma postura de rebeldia, não se identificavam à identidade e cultura camponesa e, consequentemente, abandonavam-se o campo, acarretando-se o êxodo rural. Essas constatações foram realidades vivenciadas por muitos estudantes e famílias camponesas de todo o Brasil, devido isso e outras situações, que surgiram os movimentos organizados para lutarem e reivindicarem pela garantia de Políticas Públicas nos territórios camponeses, neste caso, à Educação do Campo. Evidenciou-se nos resultados das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, a importância dessas organizações sociais para o avanço e crescimento da Educação do Campo, tanto nas esferas nacional, estadual, municipal, quanto comunitário, bem como nos enfrentamentos que essa Modalidade de Ensino encontrou até consolidar-se como direito da população camponesa. Portanto, é cada vez mais necessário, semear o contexto místico dos movimentos organizados no chão das escolas do campo, nas formações das famílias e comunidade escolar. Desta forma, a Pedagogia da Educação do Campo será cultivada em solos férteis e com mais resistências nos territórios camponesespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectSocial Movementseng
dc.subjectPublic Politicseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.titleHistória da implantação da educação do campo na comunidade de São João da Barra Seca, Colatina-ES: implicações na emancipação social dos camponesespor
dc.title.alternativeHistory of the implementation of rural education at São João da Barra Seca community, Colatina-ES: implications in the social emancipation of the peasantseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research recalls the main historical landmarks of the Rural Education Movement at the national, state, municipal and, specifically, in the peasant community of São João da Barra Seca - SJBS, located in the municipality of Colatina - ES. Based on my life experience as a rural student, I had to leave my community to continue my studies. Therefore, I observed the organized movement of families living in the Valley of Santa Joana to include a school in that region. Consequently, I had the motivation to investigate the struggle trajectory this community had to fulfill this collective dream that lasted approximately two decades. To understand the local/community context, it was necessary to research the origin of the Rural Education Movement at the national level, subsequently with an approach focusing on the State of Espírito Santo. Therefore, it aims to investigate the historical processes of this movement in Colatina city- ES to know the history of the implementation of Rural Education in the Community of SJBS. Hence, it resulted in the construction of the Municipal Community Rural School "Fazenda Pinotti". The research methodology was based on a qualitative study. The study case was the strategy used to approach data collection and information about the theme investigated. The results revealed the dissatisfaction of the family residents in SJBS and Santa Joana Valley because their children have to study in distant schools with different realities from the rural context. This discontent began the moment their children embarked on school transport to travel long roads and in scrapped vehicles. Along with this, is the fact that schools disregard the rural context of these students. Thus, some students did not feel motivated to continue their studies and those who continued showed no interest in rural activity and adopted a rebellion posture. In addition, they did not identify themselves with the rural identity and culture. Therefore, consequently left the countryside resulting in the rural exodus. These constatations were realities experienced by many students and peasant families from all over Brazil. Due to this and other situations, the organized movements emerged to fight and claim for the guarantee of Public Policies in peasant territories, in this case, to Rural Education. The results of bibliographic, documentary, and field research were evidenced by the importance of these social organizations for the advancement and growth of Rural Education. This was evidenced at the national, state, municipal, and community levels, such as in the confrontations that this Teaching Modality found until it was consolidated as a right of the peasant population. Therefore, it is increasingly necessary to disseminate the mystical context of the movements organized on the floor of rural schools, in the formations of families and the school community. In this way, the Pedagogy of Rural Education will be cultivated in fertile soils and resistance in the peasant territorieseng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Carvalho, Igor Simoni Homem de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8292-7827por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9076416889597788por
dc.contributor.referee3Pimenta, Alessandro Rodrigues
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9882-2034por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134635312252299por
dc.creator.ID098.493.857-58por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9046968186038086por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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