Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Dayana Cardoso
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:49Z-
dc.date.issued2020-07-20
dc.identifier.citationCRUZ, Dayana Cardoso. A formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde: um estudo de caso. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020..por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12750-
dc.description.abstractConsiderando a importância do conhecimento como diferencial nas relações entre os sujeitos, as culturas e as classes sociais, o presente estudo objetivou compreender de que maneira a formação profissional oferecida no curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano – Campus Rio Verde contribui para as necessidades formativas atribuídas por lei e pela sociedade ao exercício profissional de um futuro Técnico em Agropecuária. Para isso, fez-se uma breve contextualização histórica da relação entre educação e trabalho e dos avanços e retrocessos da educação profissional, em nosso país. Apresentamos, também, algumas diretrizes que norteiam a educação profissional, os Institutos Federais e a profissão do Técnico em Agropecuária. Por fim, através de uma abordagem qualitativa (estudo de caso), nós investigamos com mais detalhes o presente estudo. Para esse fim, foram aplicados questionários aos estudantes e professores, ao coordenador do curso Técnico em Agropecuária e à equipe gestora do Campus Rio Verde. A partir da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender e identificar as perspectivas, demandas e representações sociais dos estudantes, as razões da escolha do curso, as contribuições que a formação profissional pode gerar em suas vidas e as expectativas para o futuro profissional e pessoal. Além disso, foi possível, também, ter uma visão sobre o ensino ofertado e sobre como é vista a educação profissional pelos docentes e equipe gestora do Campus Rio Verde. Nas considerações finais, objetivamos propor alternativas para incentivar o desenvolvimento dos alunos nos diferentes tipos de conhecimentos, saberes e habilidades requeridas em sua formação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectWorld of workeng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.titleA formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde: um estudo de casopor
dc.title.alternativeProfessional formation in the Agricultural Technical Course of Goiano Federal Institute - Rio Verde Campus: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering the knowledge importance as such as differential in the relationships between subjects, cultures and social classes, the present study aimed to understand how the professional training offered in the Agricultural Technician course of the Goiano Federal Institute, at Rio Verde Campus contributes to training needs attributed by law and society to the professional practice of a future Agricultural Technician. For this, was done a brief historical contextualization of the relationship between education and work and the advances and setbacks of professional education in our country. We also present some guidelines that guide the Professional Education, Federal Institutes and the Agricultural Techinical profession. Finally, by a qualitative approach (case study), we investigated with more details the present study. For this, were applied questionnaires to the students and professors, to the Agriculture Technical course coordinator, and to the management team at Rio Verde Campus. From the interpretation of the collected data, it was possible to understand and identify the students' social perspectives, demands and representations, the reasons for choosing the course, the contributions that professional training can generate for their lives and expectations for the personal and professional future. In addition, to having a view on the teaching offered and how professional education is viewed by professors and management team at Rio Verde Campus. In the final considerations we aimed to propose alternatives to encourage the development of students in the different types knowledge, know-howand and skills desired in their formation.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Bonadia de
dc.contributor.referee3Pinto, Felipe Gonçalves
dc.creator.ID021.677.571-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016530644697836por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Mariana de Moura Nunes. Formação docente: um estudo sobre a percepção dos docentes da área técnica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá-Campus Santana sobre a formação pedagógica. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2016. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. ARENDT, Hannah. A condição humana. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. BRANDÃO, Marisa. O governo Lula e a chamada educação profissional e tecnológica. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, vol.1, nº 01, Seropédica/RJ, p. 61-87, jan./jun. 2010. BRASIL. Constituição, de 10 de novembro de 1937. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em: 10 de dezembro de 2019. _______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004. _______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. _______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, 2008. _______. MEC. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília: PROEP, 2000. ________. ________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. ________. MEC/SETEC. Concepção e Diretrizes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC/ SETEC, 2008. _______. Resolução nº 6/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012. CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CARVALHO, Isabella Abreu. Formação docente para a Educação Profissional Técnica e sua Influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá-Campus Macapá: um Estudo de Caso. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2014. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade In: FRIGOTTO, G. et al. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, p. 83-105, 2005. ENGUITA, Mariano. Fernández. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993. ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Anais Eletrônicos, p. 1492-1508, 2012. FELIPE, Márcia Leyla de Freitas Macêdo. Análise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará – campus Iguatu. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2011. FONSECA, Celso Suckow. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de janeiro: Escola Técnica, 1961. FONSECA, Vitor. Aprender a Aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. FONSECA, Sônia Maria. O “ensino profissional” no Brasil Colônia: a propósito de três planos de estudos e ensino – Nóbrega, Pombal e Lebreton. In: BATISTA, Eraldo Leme e MÜLLER, Meire Terezinha (Orgs.). A educação profissional no Brasil: histórias, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, p.17-37, 2013. FRANÇA, Elicia Thanes Silva Sodré. A Atuação do Pedagogo na Educação Profissional: Um Estudo de caso sobre as Ações Pedagógicas Desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2016. FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. ______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6 ed. São Paulo: Moderna: 1986. FRIGOTTO, Gaudênio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. ______. Educação e a Crise do Capitalismo Real. 2. ed., São Paulo: Cortez, 1996. ______. As relações do trabalho‐educação e o Labirinto do Minotauro. In: AZEVEDO, J. C.; GENTILI, P.; KRUG, A.; SIMON, C. Utopia e Democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Ed. Universidade, UFRGS; Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 2000. ______. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 57-82, 2005. GALLINDO, Jussara. Formação para o trabalho e profissionalização no Brasil: da assistência à educação formal. In. BATISTA, E.L; MULLER, M.T. A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2000. GOMES, Hélica Silva Carmo. Os modos de organização e produção do trabalho e a educação profissional no Brasil: uma história de dualismos e racionalidade técnica. In: BATISTA, E. L.; MÜLLER, M. T. (Orgs.). A educação profissional no Brasil: histórias, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, p.59-81, 2013. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 1, n. 2, 2006. HEREDIA, B. M. A; CINTRAO, R. Gênero e acesso a políticas públicas no meio rural brasileiro. Revista Nera (UNESP), v. Ano 9, p. 1-28, 2006. INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS RIO VERDE. Projeto pedagógico de curso Técnico em Agropecuária na forma concomitante. Rio Verde, 2018. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/RV/2018/Junho/PPC-Agropecuria-.pdf. Acesso em: 10 out. 2018. KLUGE, Luís Fernando. Formação de profissionais para o mercado de trabalho: uma análise crítica da formação dos alunos do curso técnico em agropecuária do colégio agrícola de Camboriú. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2008. LIMA, Maria Cristina de Brito. A educação como direito fundamental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. MELO, I. G.; SANCHEZ, L. B. A função da educação no campus Porto Velho Calama e o ideal de homem que se está formando. Zona de Impacto. ANO 17, Volume 1 – janeiro/junho, 2015. MÉSZÁROS, Istiván. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boimtempo, 2008. MINAYO, M. C. S. (org.); DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22ª edição. Petrópolis: Vozes, 1994. MOURA, Graziela Gonçalves. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. MÜLLER, Meire Terezinha. A Educação Profissionalizante no Brasil e no SENAI. In. BATISTA, E.L; MULLER, M.T. A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. OLIVEIRA, Ramon de. A reforma da educação profissional nos anos 90. In: BATISTA, E. L.; MÜLLER, M. T. (Orgs.). A educação profissional no Brasil: histórias, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, p.219-234, 2013. OLIVEIRA, Ramon de. Globalização e as reformas do ensino médio e da educação profissional nos anos 90. Coleção formação pedagógica, v. 4. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. ORTIGARA, C.; GANZELI, P. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: permanências e mudanças. In: BATISTA, E. L.; MÜLLER, M. T. (Orgs.). A educação profissional no Brasil: histórias, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, p.257-280, 2013. OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, vol.1, nº 01, Seropédica/RJ, jan./jun. 2010, p.89-108. PACHECO, E.; SILVA, C. R. Institutos Federais: um futuro por armar. Institutos Federais lei, v. 11, 2009. ______. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010. ______. (org). Institutos Federais uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, São Paulo: Moderna, 2011. RAMOS, Marise Nogueira. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, p. 37-52, 2004. RAPOPORT, M.; LAUFER, R. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 43, n. 1, p. 69-98, 2000. REGATTIERI, M.; CASTRO, J. M. (Orgs.). Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. Brasília: UNESCO, 2009. REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Editora Senac, 2009. ROMANELLI, Geraldo. Questões teóricas e metodológicas nas pesquisas sobre família e escola. In: N. Zago, M. P. de Carvalho, & R. A. T. Vilela, (Orgs.), Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação (p. 245-264). Rio de Janeiro: DP&A, 2003. SANCHEZ, Liliane Barreira. Refletindo sobre o projeto de formação dos IFETs: entre os limites do instituído e as possibilidades instituintes. In: OTRANTO, C. R.; FAZOLO, E.; GOUVÊA, F. (org.). Muito além do jardim: educação e formação nos mundos rurais. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. SANTOS, Sebastião Pereira dos. Docência para a Educação Profissional – Formação Continuada para Docentes da Educação Tecnológica Via EAD. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância Belém/PA, - UNIREDE, 11 – 13 de junho de 2013. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. São Paulo: Cortez, 1996. ______. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados, 1998. ______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5, Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 36. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2003. ______. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, M. I. M. et al. (orgs.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. SILVA, Aldemira Ferreira da. O político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e discentes do curso técnico em agropecuária. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2013. SILVEIRA, A. C.; SCHWARTZ, C. TICs e relações afetivo-produtivas na agricultura familiar: enfrentando o isolamento e a exclusão digital. In: II Conferência do Desenvolvimento. Brasília. 2011. SOUZA, João Francisco. A Pedagogia da Revolução. São Paulo: Cortez, 1987. VÁZQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofia da praxis. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011. WEFFORT, Francisco C. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. YIN, Robert. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4º ed., Porto Alegre: Bookman, 2010. ZAGURY, Tânia. O Adolescente por Ele Mesmo. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71151/2020%20-%20Dayana%20Cardoso%20Cruz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6087
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-10-24T17:55:43Z No. of bitstreams: 1 2020 - Dayana Cardoso Cruz.pdf: 873653 bytes, checksum: f63f93e92cc8f00e311e15a40365ffa8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-24T17:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Dayana Cardoso Cruz.pdf: 873653 bytes, checksum: f63f93e92cc8f00e311e15a40365ffa8 (MD5) Previous issue date: 2020-07-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Dayana Cardoso Cruz.pdf853.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.