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Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação de multiplicadores e as práticas sustentáveis na agropecuária camponesa do município de Águia Branca - Espírito Santo
Other Titles: The training of multipliers and sustainable practices in peasant agriculture in the municipality of Águia Branca - Espírito Santo
Authors: Fornazier, Angélica
Orientador(a): Goulart, Silvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Thomé, Sandra Maria Gomes
Terceiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Quarto membro da banca: Melo, Waisenhowerk Vieira de
Keywords: Ensino Fundamental;Formação de Multiplicadores;Educação do Campo;Agrotóxicos;Elementary School;Training of Multipliers;Field Education;Pesticides
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FORNAZIER, Angélica. A formação de multiplicadores e as práticas sustentáveis na agropecuária camponesa do município de Águia Branca - Espírito Santo. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Abstract: A aplicação de agrotóxicos é um dos recursos mais utilizados pelos produtores rurais das regiões próximas ao Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), como constatou Melo (2017). Estabelece-se uma dicotomia entre os conceitos ensinados na escola do campo com bases agroecológicas, e as práticas que estão ocorrendo nas propriedades familiares dos responsáveis pelos estudantes. Então, emerge a primeira questão, que diz respeito à metodologia que faz parte da dinâmica de formação dos estudantes com relação à tecnologia de agrotóxicos: O programa de ensino sobre tecnologia de agrotóxicos adotado pelo CEIER-AB no âmbito do Ensino Fundamental, segundo ciclo, tem fornecido as competências e habilidades necessárias para que seus estudantes possam atuar em suas famílias como agentes multiplicadores e transformadores? Como será então que os estudantes compreendem a tecnologia de utilização de agrotóxicos diante de uma abordagem agroecológica vivenciada na escola? Com o objetivo de fornecer subsídios para a formação de jovens estudantes camponeses, para que possam atuar como multiplicadores de um conhecimento científico a respeito da utilização racional dos agrotóxicos nas propriedades camponesas do município de Águia Branca – Espírito Santo, transformando a situação descrita, implementou-se uma pesquisa-ação no CEIER-AB, onde a pesquisadora atua como professora, com duração de um ano letivo. A ação desenvolvida na escola fundamentou-se nas teorias de Saviani (2000), Freire (1992), e Ausubel (2000), pela ideia de protagonismo dos estudantes através do emprego de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Concluímos com a proposição de procedimentos para a formação de multiplicadores.
Abstract: The use of pesticides is one of the resources most used by rural producers in regions close to the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca (CEIER-AB), as Melo (2017) found. A dichotomy is established between the concepts taught in rural schools with agroecological bases, and the practices that are taking place on the family properties of those responsible for the students. So, the first question emerges, which concerns the methodology that is part of the dynamics of training students in relation to pesticide technology: The teaching program on pesticide technology adopted by CEIER-AB in the context of Elementary School, second cycle, has it provided the necessary skills and abilities so that its students can act in their families as multiplier and transforming agents? How then do students understand the technology of pesticide use in the face of an agroecological approach experienced at school? With the objective of providing subsidies for the training of young peasant students, so that they can act as multipliers of scientific knowledge regarding the rational use of pesticides on peasant properties in the municipality of Águia Branca - Espírito Santo, transforming the situation described, implemented if an action research at CEIER-AB, where the researcher works as a teacher, lasting one academic year. The action developed at the school was based on the theories of Saviani (2000), Freire (1992), and Ausubel (2000), based on the idea of student protagonism through the use of active teaching and learning methodologies. We conclude with the proposition of procedures for the formation of multipliers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12745
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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