Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12744
Tipo do documento: Dissertação
Title: A implementação do curso técnico integrado ao ensino médio de informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Other Titles: The implementation of the integrated technical course to high school of informatics in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima
Authors: Sombra, Larissa Jussara Leite de Brito
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro coorientador: Paiva, Liz Denize Carvalho
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Barbosa, Jane Rangel Alves
Keywords: Implementação;Informática;Ensino Médio;Implementation;Informatics;High School
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOMBRA, Larissa Jussara Leite de Brito. A implementação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.
Abstract: Desde o surgimento da Educação Profissionalizante no país, em seus primórdios, com a escola de aprendizes e artífices, já coexistia a dicotomia entre Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Essa disparidade era vislumbrada sobre a égide da diferenciação de oferta de saberes, onde a qualificação profissional era proporcionada para os filhos de trabalhadores, fincada em um ensino curricular inflexível, a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho. Ao longo do processo histórico, as legislações educacionais sempre têm procurado atender às demandas do mercado de trabalho, bem como de interesses e alianças políticas. Com o propósito de romper com esse sistema, no governo Lula, mediante a Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro 2008, surge uma proposta inovadora de oferta no Ensino Profissionalizante: os Institutos Federais trazem consigo o desafio de ofertar Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Ou seja, oferecer essa modalidade de ensino amparados na Resolução CNE/CEB Nº 06/2012, que dispõe sobre a orientação de oferta de Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino Técnico Subsequente, Ensino PROEJA e Ensino Superior, através dos cursos de Tecnologias e Licenciaturas. Dentre essas modalidades de ensino coexistentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima no Campus Boa Vista, esta pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Técnico Integrado ao Médio, e procura refletir sobre a evolução da educação profissionalizante no país, que permeou a implementação do Ensino Integral; mudança essa ocorrida em 2015 no campus Boa Vista. E, sendo o Curso Técnico Integrado Integral ao Médio em Informática um dos pioneiros, esta pesquisa busca analisar, através da perspectiva discente, o sujeito dessa modificação. Torna-se salutar conhecer quais as expectativas, principais mudanças de rotina de estudo, infraestrutura disponibilizada e desenvolvimento curricular foram desencadeadas ao longo do curso, no período letivo de 2015 a 2017, com o intuito de possibilitar reflexões e auferir sugestões dos participantes da pesquisa
Abstract: Since the emergence of Vocational Education in the country, in its beginnings, with the school of apprentices and artisans, the dichotomy between High School and Vocational Education coexisted. This disparity was glimpsed on the aegis of the differentiation of knowledge supply, where professional qualification was provided for the children of workers, engaged in an inflexible curricular teaching, in order to qualify them for the labor market. Throughout the historical process, educational legislations have always sought to meet the demands of the labor market, as well as political interests and alliances. With the purpose of breaking with this system, through the Lula government, through Law no. 11,892 of December 29, 2008, an innovative proposal of offer in Vocational Education arises: the Federal Institutes bring with them the challenge of offering Basic Technical and Technological Education. That is, to offer this modality of teaching supported by Resolution CNE / CEB No. 06 of September 20, 2012, which provides on the orientation of offer of Integrated Technical Education to the Middle, Subsequent Technical Education, PROEJA Teaching and Higher Education, through the courses of Technologies and Licenciaturas. Among these teaching modalities coexisting in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima in the Campus Boa Vista, this research has as object of study the Integrated Technical Education to the Middle, and seeks to reflect on the evolution of vocational education in the country, which permeated the implementation of Integral Education; a change that occurred in 2015 at the Boa Vista campus. And, being the Integrated Technical Course of the Integral to the Middle in Informatics one of the pioneers, this research seeks to analyze, through the student perspective, the subject of this modification. It is salutary to know what expectations, main changes of routine of study, available infrastructure and curricular development were triggered during the course, during the academic period from 2015 to 2017, in order to allow reflections and to obtain suggestions from the participants of the research
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12744
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Larissa Jussara Leite de Brito Sombra.pdf2018 - Larissa Jussara Leite de Brito Sombra4.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.