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dc.contributor.authorBranquinho, Beatriz Nascimento Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:28Z-
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.citationBRANQUINHO, Beatriz Nascimento Rodrigues. Satisfação no trabalho dos servidores públicos federais - um estudo dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12743-
dc.description.abstractA Satisfação no Trabalho é um aspecto relevante para as organizações, sejam elas privadas ou públicas, uma vez que podem influenciar no desempenho e na retenção de servidores na Instituição. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o grau de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação - TAE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ em relação a determinados fatores do trabalho. Posteriormente foi analisada a influência desses fatores no desejo do servidor de permanecer no atual trabalho na Universidade. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico sobre dados da UFRRJ, sua estrutura e servidores, além de conceitos relacionados a temas como satisfação e evasão de servidores públicos. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, onde foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos indicaram que o fator laboral com maior grau de satisfação dos TAE participantes da pesquisa foi a “chefia”, ao contrário, o fator que apresentou o menor grau de satisfação foi o “salário”. Nenhum dos fatores analisados apresentaram resultado que indicaria insatisfação dos servidores. Esta pesquisa mostrou ainda que a maioria dos respondentes (69,7%) desejam permanecer na Universidade e apontaram o fator “Natureza do trabalho” como o de maior influência nesse desejo de permanência.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectPublic serviceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleSatisfação no trabalho dos servidores públicos federais – um estudo dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeJob satisfaction of federal public servants – a study of administrative technicians at the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherJob Satisfaction is a relevant aspect for organizations, whether private or public, since they can influence the performance and retention of employees in the Institution. In this sense, the present research aimed to identify the degree of job satisfaction of technical-administrative employees in education - TAE of the Federal Rural University of Rio de Janeiro - UFRRJ in relation to certain work factors. Subsequently, the influence of these factors on the server's desire to remain in the current job at the University was analyzed. To do so, we carried out a bibliographic survey on data from the UFRRJ, its structure and servers, as well as concepts related to topics such as satisfaction and evasion of public servants. The research is of a qualitative-quantitative nature, where a semi-structured questionnaire was used as a data collection instrument. The results obtained indicated that the work factor with the highest degree of satisfaction of the TAE participants in the research was the "management", on the contrary, the factor that presented the lowest degree of satisfaction was the "salary". None of the analyzed factors presented results that would indicate server dissatisfaction. This research also showed that the majority of respondents (69.7%) wish to remain at the University and pointed to the “Nature of work” factor as the one with the greatest influence on this desire to remain.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.398-87por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee3Paiva, Liz Denize Carvalho
dc.contributor.referee4Tuttman, Malvina Tania
dc.creator.ID033.186.597-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733570315550893por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARANHA, J. G. T.; SALLES, D. M. R. A evolução da gestão de pessoas nas universidades federais: do patrimonialismo ao estratégico. In: Desafios da Gestão Universitária no Século XXI2015, Mar del Plata - Argentina. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU. Mar del Plata - Argentina: [s. n.], 2015. p. 13. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136019 TAVARES, M. G. M.; OLIVEIRA, M. A. A.; SEIFFERT, O. M. L. B. Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, p. 233–258, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002 AVARISTO, J. A. C.; UBEDA, C. L. Análise dos principais fatores de retenção dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de São Paulo. IV Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2017. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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