Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12735
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dc.contributor.authorNascimento, Sara Carolina Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:05Z-
dc.date.issued2019-08-02
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sara Carolina Pereira. A verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12735-
dc.description.abstractO principal objetivo da pesquisa foi investigar a verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária - CTIA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus São João Evangelista (FMG-SJE) seguindo os pressupostos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Os objetivos secundários apresentaram-se como: descrever os aspectos sociais e pessoais que levaram os egressos do CTIA a verticalizarem em um curso de nível superior no IFMG-SJE bem como caracterizar e analisar do ponto de vista educacional a influência que as bases educativas do curso técnico tiveram no curso superior. Esta pesquisa foi realizada no IFMG-SJE tendo como público alvo, os estudantes dos cursos Superiores do IFMG-SJE regularmente matriculados no período letivo de 2018.1 que são egressos do CTIA, correspondendo a 42 (quarenta e dois) sujeitos. A pesquisa contou com a participação voluntária de 32 (trinta e dois) sujeitos e classifica-se como pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a entrevista. Para análise dos dados qualitativos amparou-se na metodologia elaborada por Bardin. Os resultados apontaram que o IFMG cumpre em partes seu papel no que concerne à verticalização do ensino ofertando somente três níveis de ensino, no entanto, verificou-se a inexistência de ações efetivas no estímulo a permanência dos estudantes dos cursos técnicos na graduação no IFMG-SJE. As ações de integração nos níveis de ensino para a troca de saberes são pouco expressivas na percepção dos egressos do CTIA. Os aspectos levados em consideração na escolha do curso superior foram a qualidade de ensino, a afinidade com a área, capacitar-se para alçar melhores trabalhos, proximidade de casa e baixo custo de vida. As bases educativas na percepção dos egressos do CTIA proporcionaram embasamento significativo para os estudantes que continuaram na área e o aprofundamento nos conhecimentos técnicos. A assistência estudantil na percepção do egresso do CTIA, foi considerada imprescindível no processo formativo desde o curso técnico até a graduação enquanto promovedora de ações voltadas para a permanência, apoio e êxito acadêmico.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectAssistência Estudantilpor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectStudent Assistanceeng
dc.titleA verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main objective of the research was to investigate the verticalization of graduates of the Integrated Technical Course in Agriculture - CTIA of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais campus São João Evangelista (FMG-SJE) following the assumptions of Law No. 11.892, of 29 December 2008. The secondary objectives were: to describe the social and personal aspects that led the CTIA graduates to verticalize in a higher level course at IFMG-SJE as well as to characterize and analyze from an educational point of view the influence that the educational bases of the technical course had in the superior course. This research was conducted at the IFMG-SJE targeting the students of the IFMG-SJE Higher courses regularly enrolled in the 2018.1 school year who are graduates of CTIA, corresponding to 42 (forty-two) subjects. The research had the voluntary participation of 32 (thirty two) subjects and is classified as exploratory research with qualitative approach. To achieve the objectives of this research, the bibliographic research, the questionnaire and the interview were used as data collection instruments. For the analysis of qualitative data it was based on the methodology elaborated by Bardin. The results showed that the IFMG fulfills in part its role regarding the verticalization of education by offering only three levels of education, however, there was no effective action in stimulating the permanence of students of technical courses in undergraduate IFMG- SJE. The actions of integration in the educational levels for the exchange of knowledge are not expressive in the perception of the graduates of CTIA. The aspects taken into consideration when choosing the higher education course were the quality of education, the affinity with the area, the ability to get better jobs, proximity to home and low cost of living. The educational bases in the perception of graduates of CTIA provided a significant foundation for students who continued in the area and a deepening of technical knowledge. Student assistance in the perception of graduation from CTIA was considered essential in the training process from the technical course to the undergraduate program, promoting actions aimed at permanence, support and academic success.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee2Paula, Jose Roberto de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1161201035916138por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de. e PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin.. 2008, vol.20, n.2, pp.173-184. ISSN 0103-5665. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 56652008000200013&lng=en&nrm=iso > Acesso em: 21 maio 2019. ARROYO, Miguel Gonzales. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Revista Educação & Sociedade. Campinas, SP, ano XX, n. 68, p.143-62, dez. 1999. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 1995. BASTOS, Cláudia Adriana Delevati. Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado). Politécnico do Porto, Portugal.2018. BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. 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