Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRoza, Luiz Ricardo Alves Pessoa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:59Z-
dc.date.issued2019-09-25
dc.identifier.citationROZA, Luiz Ricardo Alves Pessoa. Percepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12733-
dc.description.abstractEssa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, situada na área rural do município de Itaguaí do interesse em conhecer as práticas docentes de professores, segundo suas próprias concepções. O estudo de caso em questão foi contextualizado com os dados pessoais e profissionais das professoras, obtidos através de um questionário, e com a análise de suas respostas a uma entrevista semi-estruturada. Como referencial teórico, a pesquisa buscou apoio em obras de Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, dentre outros, que refletiram sobre o fazer docente. Esse trabalho constatou que as professoras, em sua atuação profissional, preocupavam-se como os alunos que estavam aprendendo e buscavam diferentes formas de ensinar, estando atentas às suas singularidades. Esse estudo revelou, ainda, que a falta de apoio, por parte do poder público municipal, limitava a atuação profissional das professoras.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectAtuação docentepor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectRural schooleng
dc.subjectTeaching performanceeng
dc.titlePercepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro.por
dc.title.alternativePerceptions on the pedagogical practices of school teachers in rural areas: a case study of the Camilo Cuquejo Municipal School – Itaguaí - Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is the result of a research accomplished with teachers of the first segment of State CamiloCuquejo Elementary School, located in the rural area of Itaguaí City - Rio de Janeiro. pedagogical practices of teachers, according to their own conceptions. The case study in question was contextualized with the personal and professional data of the teachers, obtained through a questionnaire, and with the analysis of their answers to a semi structured interview. As a theoretical reference, the research sought support in works of Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, among others that reflected on the teaching work. This research verified that the teachers, in their professional performance, were worried about how the students were learning and looking for different ways of teaching, being attentive to their singularities. This study also revealed that the lack of support from the municipal public power, limited the professional performance of the teachers.por
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1ID585.444.029-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.referee1ID585.444.029-68por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee2Oliveira, Luiza Alves de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903633990618166por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6334-4121por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0609119454872844por
dc.creator.ID211288639por
dc.creator.ID122.699.597-79por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8534807123374975por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, José Luís Vieira de; ARNONI, Maria Eliza Brefere; OLIVEIRA, Edilson Moreira de. Mediação pedagógica: dos limites da lógica formal à necessidade da lógica dialética no processo ensino–aprendizagem. Trabalho apresentado na 29ª Reunião da ANPEd, 2006. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2004. ALVES, Rubem. O Preparo do Educador. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O educador: Vida e Morte. 12ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2002. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O educador: Vida e Morte. 12ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal. 2002. BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996. ______. Lei nº 11. 738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das DisposiçõesConstitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. ______. Ministério da Educação e Desporto. Programa Novo Mais Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao> acessado em: 05/08/2018 CALDEIRA, A.M.S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM CARABETTA JÚNIOR, Valter. Rever, Pensar e (Re)significar: a Importância da Reflexão sobre a Prática na Profissão Docente. Revista Brasileira de Educação Médica, vol.34, n.4, p. 580-586, 2010. CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.97, p.47-63, maio 1996. ____________. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. ___________. Bernard Charlot: "O conflito nasce quando o professor não ensina". Revista Nova Escola. 01 de outubro de 2006. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/871/bernard-charlot-o-conflito-nasce-quando-oprofessor-nao-ensina> acesso em: 15/07/2018 ___________. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 147-161, 2010. 37 ESCOL.AS. Rio de Janeiro – Itaguaí-RJ. Disponível em: <https://www.escol.as/cidades/3204-itaguai> Acessado em 28/04/2019 FRANCO, Maria Amélia do Rosário S. Pedagogia como ciência da educação. 2ª ed. Rev. Ampl. São Paulo: Cortez, 2008. ______________. Pedagogia e Prática docente. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. ______________. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v, 41, n. 3, p. 601 -614, jun./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf> acesso em : 15/01/2017 _____________. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (on- line), Brasília, v.97, n.247, p.534-551, set/dez 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf> acesso em 27/11/2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rev. e Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008. ________. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. ITAGUAI. Lei n° 3,324 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação. Disponível em: <https://www.mprj.mp.br/documents/20184/174657/Itaguai_Lei_3.324_15_Plano_Mun icipal_de_Educacao.pdf> acessado em: 28/04/2019. MACENHAN, Camilaet al. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 505-525, maio/agosto. 2016. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/viewFile/8738/5156> acesso em: 15/01/2017. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em <https://adm.catalao.ufg.br/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_- _Prof_Maxwell.pdf> acesso em: 15/07/2018. 38 PINHEIRO, Tatiana. O pesquisador francês investiga na prática como os alunos se relacionam com o saber. Revista Nova Escola. 01 de junho de 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/543/bernard-charlot-ensinar-com-significado-paramobilizar-os-alunos> acesso em: 15/07/2018. REVISTA NOVA ESCOLA. 2010 Disponível e: <https://novaescola.org.br/conteudo/444/ser-professor-escolha-poucos-docenciaatratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura> acessado em: 17/05/2018. SANTIAGO, Eliete e BATISTA NETO, Jose. Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 127-141, jul./set. 2016. SILVA, Edileuza Fernandes da. A prática pedagógica de professoras da educação básica: entre a criação e a imitação. Trabalho apresentado na 30ª Reunião da ANPEd, 2007. STANO, Rita de Cassia M.T. O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 57, p. 275-290, jul./set. 2015. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.por
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69240/2019%20-%20Luiz%20Ricardo%20Alves%20Pessoa%20Roza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5633
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-05-10T14:10:40Z No. of bitstreams: 1 2019 - Luiz Ricardo Alves Pessoa Roza.pdf: 1058125 bytes, checksum: 08cb836e79f729a7ca95ce27d607f37d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T14:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Luiz Ricardo Alves Pessoa Roza.pdf: 1058125 bytes, checksum: 08cb836e79f729a7ca95ce27d607f37d (MD5) Previous issue date: 2019-09-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Luiz Ricardo Alves Pessoa Roza.pdf2019 - Lui Ricardo Alves Pessoa Roza1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.