Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimenta, Jucilane Costa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:39Z-
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationPIMENTA, Jucilane Costa. A educação escolar na comunidade quilombola São Felix em Cantagalo - Minas Gerais. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12726-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Felix na cidade de Cantagalo, no Estado de Minas Gerais, incluindo-se aí a Escola Municipal, que oferece de 1º ao 5º ano em Regime Seriado, objetivando conhecer como ocorre a Educação Escolar na Comunidade Quilombola São Felix. Analisamos as expressões culturais das crianças regularmente matriculadas, de agosto de 2017 até maio de 2019, juntamente com seus costumes e representações culturais, onde percebemos escassez da valorização cultural em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei das Diretrizes Básicas (LDB); além disso, não localizamos o registro da memória, da tradição, através das histórias contadas pelos mais velhos. Nesse sentido, a cultura e tradição do seu povo possivelmente poderá se perder com o tempo. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi de abordagem qualitativa, que possibilitou ter uma visão mais ampla, da Comunidade Quilombola São Felix. Entrevistamos todos os docentes, discentes e seus familiares, somado de constate visitas na comunidade, seguido de registro fotográfico e no diário de campo, buscando investigar a essência do estudo, não deixando que minha convicção de vida se torne promissora na pesquisa. Analisamos essas informações apreciando a legislação vigente para comunidades quilombolas consumando um referencial bibliográfico sobre a temática, aonde percebe- se a importância de se trabalhar o ensino e as competências, levando em consideração o saber, etnia e os hábitos predominantes da comunidade, nota-se que os docentes que atuaram na escola, durante a pesquisa, avistaram um olhar para a necessidade de se incorporar a cultura no ensino em sala de aula, possivelmente, muito ainda precisa ser feito, destaco em especial: Orientação Pedagógica, Suporte da Direção Educacional do Município de Cantagalo, Capacitação e Motivação Docente, atualização de equipe multidisciplinar, onde provavelmente consiga efetuar a inclusão do Quilombo na Educação, na sociedade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Quilombolapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectQuilombola Educationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleA educação escolar na comunidade quilombola São Felix em Cantagalo - Minas Geraispor
dc.title.alternativeSchool education in the São Felix quilombola community in Cantagalo - Minas Geraiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study was developed in Quilombola São Felix Community in the city of Cantagalo, State of Minas Gerais, including the Municipal School, which offers from 1st to 5th grade in Serial Regime, aiming to know how School Education occurs in the Quilombola Community. St. Felix We analyzed the cultural expressions of regularly enrolled children from August 2017 to May 2019, along with their cultural customs and representations, where we perceive scarcity of cultural appreciation in interface with the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Basic Guidelines Law (LDB); Moreover, we do not locate the record of memory, of tradition, through the stories told by the elders. In that sense, the culture and tradition of your people could possibly get lost over time. The methodology used to carry out this research was a qualitative approach, which enabled a broader view of the Quilombola São Felix Community. We interviewed all the teachers, students and their families, together with constant visits in the community, followed by a photographic record and in the field diary, seeking to investigate the essence of the study, that my conviction of life becomes promising in the research. We analyze this information by appreciating the current legislation for Quilombola Communities, consuming a bibliographical reference on the subject, where it is perceived the importance of working the teaching and the competences, taking into account the knowledge, ethnicity and the predominant habits of the community, one notices that the teachers who acted in the school, during the research, sighted a look at the need to incorporate culture in classroom teaching, possibly a lot still needs to be done, I emphasize in particular: Pedagogical Guidance, Support of the Educational Direction of Municipality of Cantagalo, Teacher Training and Motivation, updating of a multidisciplinary team, where it is likely to carry out the inclusion of Quilombo in Education, in society.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1IDCPF: 646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Damasceno, João Batista
dc.contributor.referee3Silva, Fernanda Felisberto da
dc.contributor.referee4Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.creator.IDCPF: 012.329.1556-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654762304100419por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: RS, ed. Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa / coordenada por Uwe Flick). Bogdan, R. e Taylor, S, 1975. Introduction to qualitative research. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008. ANJOS, R.S. Quilombolas: tradições e cultura da resistência. São Paulo: Aori Comunicações, 2006. ARRUTI, J.M. P. A. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. Bauru, SP: 2006. Edusc, 370 p. ARRUTI, J.M.P.A. Políticas Públicas para quilombos: terra educação e saúde. In: PAULA, Marilene de; HERINGER, Rosana (Orgs.). Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação, Heinrich Boll, ActionAid, 2009. APOLINÁRIO, J. R. Escravidão Negra no Tocantins Colonial: vivências escravistas em Arraias (1739 – 1800). Goiânia: Kelps, 2000. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciclos do Ensino Fundamental, 3, 4: Temas Transversais. Brasília: Ministério da Educação e do desporto, Secretaria da Educação Fundamental, 1998. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 11 de março de 2018. BRASIL, Fundação Palmares. Certidões Expedidas às Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs). Disponível em: < www.palmares.gov.br/wp.../1-CRQs-Certificadas-ate- 18-04-2013.pd> .Acesso em: 14 de maio 2018. BRASIL, Constituição Da República Federativa Do Brasil De 1988: Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Atos decorrentes do disposto no § 3º do art. 5º Promulgada em 5 de outubro de 1988, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. acesso em: 20 de novembro de 2019. BRASIL, Constituição Da República Federativa Do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988".Presidência do Brasil, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. acesso em: 20 de novembro de 2018. BRASIL, Decreto Nº 4.887, De 20 De Novembro De 2003: Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm >.acesso em: 20 de janeiro de 2018. BRASIL, Resolução Nº 8, De 20 De Novembro De 2012: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Disponível em: <http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares>. acesso em: dia 20 de janeiro de 2018. BRASIL, Lei Nº 3.353, De 13 De Maio De 1888: Extinção a Escravidão no Brasil, Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM3353.htm>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019. BRASIL, SEPPIR/PR: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Disponível em: < http://www.seppir.gov.br/central-de conteudos/noticias/2017/11-novembro-1/saiba-mais-programa-brasil-quilombola-1>. acesso em: 13 de fevereiro 2018. BRASIL, Decreto N° 4.887, De 20 De Novembro De 2003: Determina a regularização territorial das comunidades quilombolas e protege suas culturas. Disponível em: < https://quilombos.files.wordpress.com/2007/12/artigos-68-215-e-216.pdf >. acesso em: 14 de fevereiro de 2019. BRASIL, Artigo 68 Do Adct E 215 E 216 Da Constituição Da República: Art. 68. Determina a regularização territorial das comunidades quilombolas e protege suas culturas. Disponível em: https: < //quilombos.files.wordpress.com/2007/12/artigos-68-215-e-216 >. pdf, acesso em: 14 de fevereiro de 2019. BRASIL, Convenção 169 Da Oit De 07 De Junho De 1989: Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais em países independentes, da Organização Internacional do Trabalho, das Nações Unidas (ONU). Disponível em: <https://quilombos.files.wordpress.com/2007/12/convencao_169_da_oit.pdf>.Acesso em: 14 de fevereiro de 2018. BRASIL, Decreto Legislativo Nº 143 De 20 De Junho De 2002: Aprova o texto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais em países independentes. Disponível em: <https://quilombos.files.wordpress.com/2007/12/decreto_legislativo_143_de_20_de_junho_d e_2002.pdf>. acesso em: 14 de fevereiro de 2018. BRASIL, Instrução Normativa n.º 49 Do Incra: Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, desintrusão, titulação e registro das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que tratam o Art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988 e o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Disponível: <https://quilombos.files.wordpress.com/2008/10/instrucao_normativa_49_incra.pdf>. acesso em: 14 de fevereiro de 2019. BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012. BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2009. BRASIL, Portaria n.º 98 da Fundação Cultural Palmares: Institui o Cadastro Geral de Remanescentes das Comunidades dos Quilombos da Fundação Cultural Palmares e o regulamenta. Disponível em: <https://quilombos.files.wordpress.com/2007/12/portaria_98_- fcp.pdf>. acesso em: 14 de fevereiro de 2019. BRASIL, Decreto Legislativo Nº 143 De 20 De Junho De 2002: Aprova o texto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais em países independentes. Disponível em: <https://quilombos.files.wordpress.com/2007/12/decreto_legislativo_143_de_20_de_junho_d e_2002.pdf>. acesso em: 14 de fevereiro de 2019. BRASIL, Resolução Nº 8, De 20 De Novembro De 2012 (*) Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Diretrizes%20Curriculares%20Nacion ais%20para%20Ed.%20Escolar%20Quilombola.pdf>. acesso em: de fevereiro de 2019. BRASIL, Lei Nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Parecer nº CNE/CP 00 Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Edição Federal. Brasília, BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Para uma prestação de contas pública: além da amostra, da fidedignidade e da validade. In: ______ (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Tradução de Pedrinho Guareschi. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. p.470-490. BOTELHO, L. L. R.; CUNHA ,C. C. de A.; MACEDO, M. O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Belo Horizonte: 2011. CANDAU, Maria.V. MOREIRA, Antônio.F.B. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação: Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: mai/jun/jul/ago, n.23, 2003. p.156-168. CARRIL, Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: 2017. v. 22 n. 69. Dissertação [Tese de mestrado] Universidade Rural Rio de Janeiro PPGEA: Rio de Janeiro: 2017. CASTILHO, S. D. Quilombo Contemporâneo: educação, família e culturas. Cuiabá: EDUFMT, 2011. CAVALLEIRO, E. D. S. Do silencio do lar ao silencio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2010. DOMINGUES, A dialética da modernização conservadora e a nova história do Brasil. [S.I]: Dados [online]. 2002, vol.45, n.3, pp.459-482. ISSN 0011-5258. <http://dx.doi.org/10.1590/S0011-52582002000300005>. Acesso em: 12 de janeiro 2019. FILHO, Distribuição Da Doença De Chagas Em Minas Gerais, 1998 – 2007. Uberlândia: 2008. FONSECA, M. V. A Educação dos Negros: Uma nova face do Processo de Abolição da Escravidão no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. GIMENO SACRISTÁN J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In:_______.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. Cap. 6, p. 119-148. GIMENO SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. ROSA, Ernani F. da F. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. GUIMENO SACRISTAN, J. G. Um esquema para o planejamento da prática. In: O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000. Cap. 9, pág. 281-309. GIROUX, H. A. Praticando estudos culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. GIROUX, H.A. & MC LAREN P. Formação do professor como uma esfera contra pública: a Pedagogia Pedagogia Radical como uma forma de Política Cultural. In MOREIRA, A.F. & SILVA, T. T. (orgs): Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994. HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2003. HALL, S. [et al]. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HOLANDA, S. B. "Africanos no Brasil". Folha da Manhã, 02 de agosto de 1950. LOPES, A. C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MACEDO, R. S. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes s afirmação. Brasília: Liber Livro. Brasília, 2012. MEKSENAS, P. Pesquisa Social e ação pedagógica. São Paulo: Loyola, 2002. MEYER, D. Etnia, raça e nação: o currículo e a construção de fronteiras e posições sociais. In: O currículo nos limiares do contemporâneo. Org. Costa, M. V. Rio de janeiro: DP&A, 2005. MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria do Ensino Fundamental, 1999. NASCIMENTO S. A. J. V. G. Lagoa da Pedra: identidade e processo de escolarização em uma comunidade quilombola. In: Anais Seminário Internacional UNINOVE, SP: 2009. NASCIMENTO, A. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980. NEGRÃO, E. Preconceitos e discriminações raciais em livros didáticos e infanto-juvenis. In: Cadernos de Pesquisa, n. 65. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, maio de 1988. RIBEIRO, 2015, Titulação de territórios quilombolas: reação da bancada ruralista. Rio de Janeiro: Dissertação de mestrado, UFRRJ 2015. ROSEMBERG, F. Educação infantil, classe, raça e gênero. In: Cadernos de Pesquisa, n 96. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, fevereiro de 1996. SANTANA, Carlos Eduardo carvalho. Processos Educativos na Formação da Identidade em Comunidades Remanescentes de Quilombo: um estudo sobre Barra, Bananal e Riacho das Pedras.UNEB, 2005. SOUZA, E. Repercussão do discurso pedagógico sobre relações raciais no PCNs. In: Racismo e anti- racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. SILVA, A. M. P. Reinventando um passado: diversidade ética e social dos alunos das aulas públicas de primeiras letras na corte, na primeira metade do século Xinxins: [S.I] Cadernos PANESB, v.8, dez. 2006. SILVA, M. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial. In: Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2012. SANTOS, A. C. Banzato A. Educação estética e formação inicial de professores da educação básica: um estudo hermenêutico do projeto político pedagógico, na modalidade de educação à distância. (Dissertação de Mestrado). Universidade da Cidade de São Paulo. São Paulo: 2011. TRIVIÑOS, A.N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia). VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série). WIELEWICKI, V. A pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, Paraná: 2001. 23(1):27-32.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69095/2019%20-%20Jucilane%20Costa%20Pimenta.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5601
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-03T18:27:42Z No. of bitstreams: 1 2019 - Jucilane Costa Pimenta.pdf: 6137873 bytes, checksum: 5946c61541e442627e3aba1077e385fb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T18:27:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Jucilane Costa Pimenta.pdf: 6137873 bytes, checksum: 5946c61541e442627e3aba1077e385fb (MD5) Previous issue date: 2019-08-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jucilane Costa Pimenta.pdf5.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.