Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12726
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação escolar na comunidade quilombola São Felix em Cantagalo - Minas Gerais
Other Titles: School education in the São Felix quilombola community in Cantagalo - Minas Gerais
Authors: Pimenta, Jucilane Costa
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Damasceno, João Batista
Terceiro membro da banca: Silva, Fernanda Felisberto da
Quarto membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Keywords: Educação Quilombola;Cultura;Identidade;Quilombola Education;Culture;Identity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PIMENTA, Jucilane Costa. A educação escolar na comunidade quilombola São Felix em Cantagalo - Minas Gerais. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Felix na cidade de Cantagalo, no Estado de Minas Gerais, incluindo-se aí a Escola Municipal, que oferece de 1º ao 5º ano em Regime Seriado, objetivando conhecer como ocorre a Educação Escolar na Comunidade Quilombola São Felix. Analisamos as expressões culturais das crianças regularmente matriculadas, de agosto de 2017 até maio de 2019, juntamente com seus costumes e representações culturais, onde percebemos escassez da valorização cultural em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei das Diretrizes Básicas (LDB); além disso, não localizamos o registro da memória, da tradição, através das histórias contadas pelos mais velhos. Nesse sentido, a cultura e tradição do seu povo possivelmente poderá se perder com o tempo. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi de abordagem qualitativa, que possibilitou ter uma visão mais ampla, da Comunidade Quilombola São Felix. Entrevistamos todos os docentes, discentes e seus familiares, somado de constate visitas na comunidade, seguido de registro fotográfico e no diário de campo, buscando investigar a essência do estudo, não deixando que minha convicção de vida se torne promissora na pesquisa. Analisamos essas informações apreciando a legislação vigente para comunidades quilombolas consumando um referencial bibliográfico sobre a temática, aonde percebe- se a importância de se trabalhar o ensino e as competências, levando em consideração o saber, etnia e os hábitos predominantes da comunidade, nota-se que os docentes que atuaram na escola, durante a pesquisa, avistaram um olhar para a necessidade de se incorporar a cultura no ensino em sala de aula, possivelmente, muito ainda precisa ser feito, destaco em especial: Orientação Pedagógica, Suporte da Direção Educacional do Município de Cantagalo, Capacitação e Motivação Docente, atualização de equipe multidisciplinar, onde provavelmente consiga efetuar a inclusão do Quilombo na Educação, na sociedade.
Abstract: The present study was developed in Quilombola São Felix Community in the city of Cantagalo, State of Minas Gerais, including the Municipal School, which offers from 1st to 5th grade in Serial Regime, aiming to know how School Education occurs in the Quilombola Community. St. Felix We analyzed the cultural expressions of regularly enrolled children from August 2017 to May 2019, along with their cultural customs and representations, where we perceive scarcity of cultural appreciation in interface with the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Basic Guidelines Law (LDB); Moreover, we do not locate the record of memory, of tradition, through the stories told by the elders. In that sense, the culture and tradition of your people could possibly get lost over time. The methodology used to carry out this research was a qualitative approach, which enabled a broader view of the Quilombola São Felix Community. We interviewed all the teachers, students and their families, together with constant visits in the community, followed by a photographic record and in the field diary, seeking to investigate the essence of the study, that my conviction of life becomes promising in the research. We analyze this information by appreciating the current legislation for Quilombola Communities, consuming a bibliographical reference on the subject, where it is perceived the importance of working the teaching and the competences, taking into account the knowledge, ethnicity and the predominant habits of the community, one notices that the teachers who acted in the school, during the research, sighted a look at the need to incorporate culture in classroom teaching, possibly a lot still needs to be done, I emphasize in particular: Pedagogical Guidance, Support of the Educational Direction of Municipality of Cantagalo, Teacher Training and Motivation, updating of a multidisciplinary team, where it is likely to carry out the inclusion of Quilombo in Education, in society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12726
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jucilane Costa Pimenta.pdf5.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.