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dc.contributor.authorSantos, Dulcineide Pereira dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:18Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:18Z-
dc.date.issued2019-12-04
dc.identifier.citationSANTOS, Dulcineide Pereira dos. A interdisciplinaridade no ensino da Matemática por meio de uma proposta de implantação de uma cisterna para aproveitamento da água da chuva. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12719-
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa ação que teve o objetivo de investigar as contribuições ao ensino e a aprendizagem dos conteúdos de matemática do 2o ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em uma proposta interdisciplinar para implantação de uma cisterna na pocilga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM CMZL. A pesquisa foi motivada a partir de práticas que já haviam sido implementadas, no setor de agroecologia, onde através de um projeto voltado a permacultura, cinco cisternas foram implantadas para coletar água da chuva. Isso motivou a estender essa prática a outro setor, a pocilga do IFAM-CMZL, o qual fica localizado na cidade de Manaus-Am. Esta pesquisa foi realizada envolvendo a interdisciplinaridade entre a matemática, a geografia e a Educação Ambiental. Sabemos que o gasto de água, para manter o setor é bastante alto e não existe nenhum cuidado com o trato dos resíduos provenientes dos porcos, no Instituto onde foi realizada a pesquisa. Participaram da pesquisa quarenta alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Foi possível constatar importância da matemática na elaboração deste projeto interdisciplinar de implantação da cisterna na pocilga do IFAM. O que foi constatado é que e os saberes adquiridos nesta prática interdisciplinar foram muitos. Certamente ainda há muito que melhorar, pois é preciso o envolvimento maior das disciplinas técnicas e da formação geral, para que a contribuição seja mais efetiva no ensino e na aprendizagem dos cursos técnicos do IFAM-CMZL.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectAproveitamento da água da chuvapor
dc.subjectCisternapor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectRainwater Useeng
dc.subjectCisterneng
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino da Matemática por meio de uma proposta de implantação de uma cisterna para aproveitamento da água da chuvapor
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in the teaching of mathematics through a proposal for the implementation of a cistern for rainwater useeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is the result of an action research that aimed to investigate the contributions to teaching and learning the mathematics content of the 2nd year of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School, in an interdisciplinary proposal for the implantation of a cistern in the pigsty of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM-CMZL) The research was motivated by practices that had already been implemented, in the agroecology sector, where through a project aimed at permaculture, 5 (Five) cisterns were implanted to collect rainwater, this motivated to extend this practice to another sector, the IFAM-CMZL pigsty, which is located in the city of Manaus-Am, this research was carried out with the help of mathematics, interdisciplinarity and Environmental Education, because we know that the expenditure of water to maintain the sector is quite high and there is no care with the treatment of waste coming from the pigs. Forty students from the Technical Course in Agricultural Integrated to High School participated in the research. It was possible to verify that the mathematics, geography and topography worked in an interdisciplinary way had crucial importance in the elaboration of this project of implantation of the cistern in the IFAM pigsty. What was found is that the interdisciplinarity and the knowledge acquired through this practice, contributed significantly, in the assimilation of the contents taught, such as spatial geometry, system of measures and proportion, however there is still much to improve, since greater involvement of technical disciplines and general training, so that the contribution is effective in the teaching and learning of technical courses at IFAM-CMZLeng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1IDCPF: 646.919.007-30por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee3Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee4Freitas, Adriano Vargas
dc.creator.IDCPF: 214.647.822-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075334740074769por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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