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dc.contributor.authorCôgo, Domingos Sávio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:09Z-
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationCÔGO, Domingos Sávio. O lugar da biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12716-
dc.description.abstractO ato de ler, de gostar de ler, muitas vezes depende do estímulo que o sujeito recebe durante seu desenvolvimento intelectual, podendo ele acontecer em diversos ambientes, como o familiar e/ou o escolar, entre outros. No entanto, é sobre o professor que tem caído a responsabilidade desta tarefa, pois se considera que ele deve estimular a leitura de diversos tipos de textos para que o aluno tenha resultado mais satisfatórios na compreensão das aulas, das atividades propostas de aprendizagem e para a vida cidadã. As formas de leitura são subjetivas quando se referem à interpretação, ocasionando, muitas vezes, dificuldades na análise textual em sala de aula. Neste trabalho concebemos a biblioteca escolar como um espaço privilegiado e facilitador da promoção da leitura, possibilitando o acesso do estudante à informação em diversos suportes, impressos ou virtuais, tornando-se uma ferramenta fundamental para desenvolver gostos e práticas de leitura. No entanto, a biblioteca escolar ainda encontra resistências no corpo docente para a considerarem uma parceira fundamental no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho é um estudo sobre as formas como a biblioteca escolar está sendo incorporada no processo ensino-aprendizagem, tendo como objeto de estudo a Biblioteca Major Bley, do Ifes Campus Santa Teresa. Utilizamos para isso, como principais procedimentos metodológicos de pesquisa a aplicação de questionários e entrevistas a alunos, ex alunos, professores e funcionários da instituição pesquisada com o objetivo de compreender as diversas formas como esses sujeitos concebem o papel da biblioteca escolar nos processos de ensino-aprendizagem que nela se desenvolvem.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectProcessos de ensino-aprendizagempor
dc.subjectPromoção da leiturapor
dc.subjectInstituto Federal do Espírito Santopor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectFaculty/Teaching staffeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectReading promotioneng
dc.subjectFederal University of Espírito Santoeng
dc.titleO lugar da biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso.por
dc.title.alternativeThe role of the school library in the teaching-learning process: a case study.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe act of reading, of liking to read, often depends on the stimulus that the subject receives during his intellectual development, it being able to happen in several environments, such as family and/or school, and so forth. However, it has befallen upon the teacher the responsibility of said task, since it’s considered that such professional should be the one to stimulate the reading of several types of texts, so that the student starts getting more satisfactory results in the understanding of classes, of the proposed learning activities, and for the citizen life. The forms/methods/different ways of reading are subjective when referring to the interpretation, often occasioning/leading to difficulties in the textual analysis in the classroom. In this work we conceive the school library as a privileged space and facilitator of the reading promotion. It allows the student access to information in various media, it being printed or virtual, becoming a fundamental tool on the development of the disposition and practices in reading. Nonetheless, the school library still finds resistance in the faculty/with the teaching staff in the matter of considering it as a key partner in the teaching-learning process. This work is a study about the ways in which the school library is being incorporated into the teaching-learning process, having as object of study the Major Library Bley of the Ifes Campus Santa Teresa. As for the main methodological procedures in this research, the application of questionnaires and interviews to students, former students, teachers, and employees of the research institution were used, in order to understand the different ways in which these subjects conceive the role of the school library in the teaching-learning.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.referee1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.referee2Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481929272240602por
dc.creator.ID967.786.017-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5094462447367766por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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