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dc.contributor.authorAlmeida, Débora Guimarães de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:58Z-
dc.date.issued2021-05-26
dc.identifier.citationALMEIDA, Débora Guimarães de. Campo alegre, presente! uma análise da formação do professor na escola do campo. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12712-
dc.description.abstractEste estudo consistiu em uma investigação de natureza qualitativa cujo objetivo foi compreender como a formação dos educadores que atuam na Escola Municipalizada de Campo Alegre, é permeada por diálogos, conflitos e desafios, devido ao fato de atender sujeitos da Educação do Campo. Essa escola foi construída em um assentamento, em Nova Iguaçu e sua origem se liga à necessidade de atendimento escolar sistematizado às crianças do local. A metodologia inicial da instituição se pautou no ensino do campo, mas, no decorrer da história, essa formação inicial foi se perdendo. Desse modo, investigam-se quais são os processos passados e atuais de formação docente, em termos de capacitação para atuação em uma escola do campo. Foi realizado um estudo de campo com entrevistas a professores e gestores da escola, além da análise de documentos arquivados na instituição. Através dessa pesquisa foi possível identificar que a formação, na realidade pesquisada, não é plenamente baseada, nas práticas pedagógicas de ensino para o Campo. Isso porque a formação específica ocorreu, apenas, em determinado período da escola, de modo que alcançou, somente, pequeno grupo de docentes. Através da investigação identificamos que o silenciamento da história de Campo Alegre está atrelado à falta de diálogo com os movimentos sociais e lacunas na formação docente especializados, para atuar na Educação do Campo. Tais descobertas contribuem , de forma teórica , com a divulgação da necessidade de uma formação de professores, que não deve ser pensada como única e, sim, específica ao público-alvo.Entendese que, somente, por meio de formação continuada e especialização em Educação do Campo, se torna possível atender às demandas de uma educação emancipatória e de direito como cabe a qualquer brasileiropor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectFormação de professores do ampopor
dc.subjectAssentamento Campo Alegrepor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectRural teacher educationeng
dc.subjectCampo Alegre Settlementeng
dc.titleCampo alegre, presente! uma análise da formação do professor na escola do campopor
dc.title.alternativeCampo Alegre, present! an analysis of teacher education in rural schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study consisted of a qualitative investigation whose objective was to understand how the training of educators who work in the Municipalized School of Campo Alegre, is permeated by dialogues, conflicts and challenges, due to the fact that it serves the rural education studentes. This school was built in a settlement in Nova Iguaçu and its origin is linked to the need for systematic school attendance to local children. The institution's initial methodology was based on the teaching of the field, but, throughout history, this initial formation has been lost. Thus, we investigate what are the past and current processes of teacher education, in terms of training to work in a rural school. A field study was conducted with interviews with teachers and school managers, in addition to the analysis of documents filed at the institution. Through this research it was possible to identify that the training, in the researched reality, is not fully based, in the pedagogical practices of teaching for the Field. This is because specific training took place only in a certain period of the school, so that it reached only a small group of teachers. Through the investigation we identified that the silencing of the history of Campo Alegre is linked to the lack of dialogue with social movements and gaps in specialized teacher training, to work in Rural Education. Such discoveries contribute, in a theoretical way, with the dissemination of the need for teacher training, which should not be thought of as unique but, rather, specific to the target audience. It is understood that only through continuous training and specialization in Rural Education, it becomes possible to meet the demands of an emancipatory and legal education as is the responsibility of any Brazilianeng
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.advisor1ID052.061.917-01por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID052.061.917-01por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee3Pimenta, Alessandro Rodrigues
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9882-2034por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134635312252299por
dc.creator.ID136.795.107-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7155856979566744por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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