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dc.contributor.authorViana, Wellington de Arruda
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:46Z-
dc.date.issued2019-08-26
dc.identifier.citationVIANA, Wellington de Arruda. A temática dos agrotóxicos na formação do técnico em meio ambiente Do Instituto Federal do Amazonas. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12708-
dc.description.abstractO Brasil destaca-se como um dos maiores produtores agropecuários do mundo, alcançando o segundo lugar no índice de exportação desses produtos. Ao mesmo tempo, o país desponta como maior consumidor de agrotóxicos no ranking mundial. Em uma perspectiva regional brasileira sobre a temática, temos o Estado do Amazonas como um grande consumidor de agrotóxicos, pois, de acordo com pesquisas recentes, consome cinquenta por cento a mais em relação a média nacional. Nesse cenário encontra-se a cidade de Itacoatiara, maior produtor de abacaxi amazonense, despontando na oitava posição no ranking nacional de produção da fruta, sendo esta uma das maiores fontes de renda do município. Paralelamente ao crescimento no uso desses compostos, foram criados atos normativos que regulamentam sua utilização, tendo como grande marco a Lei 7.802/1989 conhecida como a Lei dos Agrotóxicos. Entretanto, apesar do arcabouço legal existente, poucos são os agricultores que conhecem e praticam o que determina tais legislações. É nesse contexto que a Educação Ambiental surge como um promotor do conhecimento sobre o tema em questão, a partir de uma metodologia onde o homem aprende como funciona o ambiente e sua importância, atuando no desenvolvimento de ações sustentáveis. A cidade de Itacoatiara conta com um campus do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que por sua vez dispõe dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária. Isto posto, o objetivo desta pesquisa surge da necessidade de investigar e compreender o nível conhecimento dos estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do IFAM, acerca dos agrotóxicos e seu manuseio, mas especificamente o cultivo do abacaxi, por ser a cultura mais representativa na região. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a formação desses discentes, através da compreensão sobre a problemática no município supracitado, em consonância com os aspectos legais, educacionais e ambientais. Dessa forma, acredita-se que este trabalho possa contribuir na formação de futuros multiplicadores ambientais, para um meio ambiente equilibrado, saudável e de qualidade, para as gerações presentes e futuras, conforme previsto na Constituição Federal.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgrotóxicospor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectAmazonaspor
dc.subjectPesticideseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleA temática dos agrotóxicos na formação do técnico em meio ambiente do Instituto Federal do Amazonaspor
dc.title.alternativeThe theme of pesticides in environmental technician training From the Federal Institute of Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBrazil stands out as one of the largest agricultural producers in the world, reaching second place in the export index of these products. At the same time, the country emerges as the largest consumer of pesticides in the world ranking. In a Brazilian regional perspective on the subject, we have the state of Amazonas as a major consumer of pesticides, because, according to recent research, consumes fifty percent more than the national average. In this scenario is the city of Itacoatiara, the largest producer of Amazonian pineapple, emerging in eighth position in the national ranking of fruit production, being one of the largest sources of income in the city. Parallel to the growth in the use of these compounds, normative acts were created to regulate their use, having as a major milestone Law 7.802/1989 known as the Law on Pesticides. However, despite the existing legal framework, few farmers know and practice what determines such laws. It is in this context that Environmental Education emerges as a promoter of knowledge on the subject in question, from a methodology where man learns how the environment works and its importance, acting in the development of sustainable actions. The city of Itacoatiara has a campus of the Federal Institute of Amazonas (IFAM), which in turn offers the technical courses in Environment and Farming. That said, the objective of this research arises from the need to investigate and understand the knowledge level of students of the Environmental Technical Course (IFAM), about pesticides and their handling, but specifically the pineapple cultivation, as it is the most representative crop in the region. It is hoped, with this work, to contribute to the formation of these students, by understanding the problem in the above mentioned municipality, in line with the legal, educational and environmental aspects. Thus, it is believed that this work can contribute to the formation of future environmental multipliers, for a balanced, healthy and quality environment, for present and future generations, as provided for in the Federal Constitution.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Igor Simoni Homem de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 905.821.521-00por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.creator.IDCPF: 847.541.764-72por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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