Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Rejane Valéria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:37Z-
dc.date.issued2019-09-09
dc.identifier.citationSANTOS, Rejane Valéria. O papel da biblioteca escolar na formação de leitores: a experiência da biblioteca do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, MG, na formação de leitores nos cursos de nível médio. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12705-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o papel da Biblioteca Escolar na formação do leitor, alunos do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. A pesquisa parte da concepção de Biblioteca Escolar enquanto espaço que oferta condições de acesso ao acervo bibliográfico, mas que também se constitui como um espaço de aprendizagem, assim traremos o debate para o cenário local, explorando as questões que envolvem tal formação a partir do seguinte problema de pesquisa: a Biblioteca Professor Pedro Valério realmente contribui na formação de leitores? Considerando-se a problemática apresentada, este estudo tem como objetivo geral investigar o desempenho da biblioteca Professor Pedro Valério na formação do leitor. A pesquisa pretendeu avançar no conhecimento sobre a função, desempenho e papel da Biblioteca Escolar, a partir dos estudos da área, buscando indagar sobre contribuições potenciais ou reais da Biblioteca Professor Pedro Valério na formação do leitor. Contribuindo para o importante debate sobre a biblioteca como espaço de aprendizagem no campo das pesquisas em educação e em biblioteconomia no Brasil. Questões importantes também são levantadas sobre o papel dos bibliotecários e de professores nesse cenário, abordando as formas pelas quais suas práticas podem se relacionar, influenciando a Biblioteca Escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com informações coletadas a partir de questionários e entrevista semiestruturada com alunos do 3º ano do curso de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, professores do respectivo curso e a Coordenação Geral do Ensino Médio e Técnico. A pesquisa identificou como positivos a autonomia da biblioteca, para realizar atividades de formação de leitores e a importância da articulação de professores, bibliotecários e coordenadores, como agentes determinantes para que a biblioteca atue na efetiva formação do leitor.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca Escolarpor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectInstituto Federal de Minas Geraispor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectReader trainingeng
dc.titleO papel da biblioteca escolar na formação de leitores: a experiência da biblioteca do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, MG, na formação de leitores nos cursos de nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work discusses the role of the school library in the formation of the reader, students of the Instituto Federal de Minas Gerais, São João Evangelista Campus. The research starts from the conception of the school library as a space that offers conditions of access to the bibliographic collection, but also constitutes a learning space, so we will bring the debate to the local scenario, exploring the issues that involve such formation from the following: research problem: Does the Professor Pedro Valério Library really contribute to the formation of readers? Considering the problem presented, this study aims to investigate the performance of the library Professor Pedro Valério in the formation of the reader. The research aimed to advance the knowledge about the function, performance and role of the school library, from the studies of the area, seeking to inquire about the potential or real contributions of the Professor Pedro Valério Library in the formation of the reader. Contributing to the important debate about the library as a learning space in the field of research in education and library science in Brazil. Important questions are also raised about the role of librarians and teachers in this scenario, addressing the ways in which their practices can relate, influencing the school library. A qualitative research was conducted with information collected from questionnaires and semi-structured interviews with students of the 3rd year of the Nutrition and Dietetics course of the Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, teachers of the respective course and general teaching coordination. The research identified as positive the autonomy of the library to perform reader training activities and the importance of the articulation of teachers, librarians and coordinators, as determining agents for the library to act in the effective formation of the reader.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea
dc.contributor.advisor1IDCPF: 072.727.277-21por
dc.contributor.referee1Giambiagi, Irene
dc.contributor.referee2Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.creator.IDCPF: 040.280.996-33por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024467027714833por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. A coleção da Biblioteca Escolar. In: CAMPELLO, B.D. et al. A Biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.p. 29-32. AFONSO, C. M. R. Biblioteca Escolar: um espaço necessário para a leitura na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009- 080005/pt-br.php . Acesso em 09 fev. 2019. BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2000. BARROS, Aidil J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 2000. BATTLES, Mathew. A conturbada história das bibliotecas. São Paulo: Planeta, 2003 BERENBLUM, Andréa; PAIVA, Jane. Por uma política de formação de leitores. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/sistema-estadual-de-bibliotecaspublicas/ leituras-recomendadas/100_por_politica_formacao_leitores_v1.pdf. Acesso em 13 jun. 2018. BERENBLUM, Andréa; PAIVA, Jane. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): uma avaliação diagnóstica. Pro-Posições [online]. 2009, vol.20, n.1, pp.173- 188.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 73072009000100010&script=sci_abstract &tlng=pt. Acesso em ago. 2018. BERNARDI, Marilúcia . Biblioteca Escola e a sala de leitura: qual o papel de cada uma? Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=751. Acesso em:12 jan. 2019. BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TTC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Latu Sensu. São Paulo: Atlas, 2015. BRASIL. Censo da Educação Básica: Sinopses Estatísticas – 2018. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em maio 2019 _________. Constituição de 1824. Constituição Política do Império do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em 12 fev. 2019. _________.Decreto n. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2018. _________. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ LEIS/L4024.htm. Acesso em: 23 jan. 2019. ________. Lei nº5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 23 jan.2019. ________. Lei nº 8.731, de 16 de novembro de 1993. Transforma as Escolas Agrotécnicas da República e dos Ministérios e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/Leis/L8731.htm. Acesso em:15 maio 2018. ________. Lei nº 9.394. 1996. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 15 mar. 2018. ________. Lei 10.753 de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Brasília: Congresso Nacional,2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei /2003/lei-10753-30-outubro-2003-497306-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 09 jan. 2019. ________.. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001.Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin /fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 jan. 2019. ________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: htttp://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/_ato2007-2010/2008/lei /11892.htm. Acesso em: 06 mar.2018. ________. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 23 jan.2019. ________. Ministério da Educação. Indicadores de qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.Dsiponível em: http://www.indicadoreseducacao.org.br/o-que-e-acolecao- 2/. Acesso em 12 jan. 2019. ________. Ministério da Educação. Organização dos Estados Ibero-Americanos. Avaliação das bibliotecas escolares no Brasil. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2011. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. 10 v. ________. Projeto de Lei 3549, de 14 de setembro de 2000. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares e determina outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2000. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid =378C0A79562632C6F92069A130A7DCA7.proposicoesWeb1?codteor=1121556&filenam e=Dossie+-PL+3549/2000. Acesso em: 09 jan. 2019 ________. Projeto de lei 3044/2008. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares e determina outras providências. Brasília: Congresso Nacional,2008. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=545695&Filenam e=Tramitacao-PL+3044/2008. Acesso em: 10 jan.2018. ________. Projeto de lei 28 de 24 de abril de 2012. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para instituir a obrigatoriedade de criação e manutenção de bibliotecas escolares em todas as instituições públicas de ensino. Brasília: Congresso Nacional, 2012. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/mateweb/arquivos/mate-pdf/106924.pdf. Acesso em 10 jan. 2019. ________. Projeto de lei 9484/2019. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do País, para dispor sobre uma nova definição de Biblioteca Escolar e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília: Congresso Nacional,2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2167716. Acesso em: 18 agos.2019. BRIQUET DE LEMOS, Antônio Agenor. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. P. 101-120. CAMPELLO, Bernadete Santos Biblioteca Escolar como espaço de produção do conhecimento: Parâmetros para as bibliotecas escolares. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação,2010. ________. Biblioteca Escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica,2012a. ________. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários do ensino básico. 2009a. 209 fls. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. ________. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica,2009b. ________. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2012b. ________;et. al. A Biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 ________. et. al. A universalização das bibliotecas nas escolas: reflexos da Lei 12.244. Ponto de Acesso, Salvador, v. 10, n. 2, p. 39-58, ago. 2016. ________; SILVA, Mônica do Amparo. A biblioteca nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Presença Pedagógica, v.6, n.33, maio/jun, 2000. CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011. CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia Brasileira. Brasília: Thesaurus, 2010. CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA - CFB. Resolução 119 de 03 de julho de 2018. Dispõe sobre os parâmetros para as bibliotecas escolares. Brasília: CFB, 2011. Disponível em: < http://www.cfb.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Resolu%C3%A7% C3%A3o-199-Par%C3%A2metros-para-a-Biblioteca-Escolar.pdf>. Acesso em 10 jan. 2019. CORTE, A. R.; BANDEIRA, S. P. Biblioteca Escolar. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011. EGGERT-STEINDEL, Gisela; FONSECA, Caio Faria. A Biblioteca Escolar: participante da promoção da justiça e êxito escolar. In: VALLE, Iione Reibeiro; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; DAROS, Maria das Dores Daros (Org.). Educação escolar: justiça social. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010. FÉLIX, A. F. Práticas educativas em bibliotecas escolares: a perspectiva da cultura escolar. Uma análise de múltiplos casos na RME/BH. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2014. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira,2011. FISCHER, S. R. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006. FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na Escola. Rev. ABC: Biblioteconomia, Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002, p. 124-131. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/ 380/460. Acesso: em 15 mar.2019. FREIRE, P. A importãncia do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982. GARCEZ, Eliana Fioravante. O bibliotecário nas escolas: uma necessidade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.1, p.27-41, jan./jun., 2007. GERALDI, João W. A prática da leitura na escola. Revista Leitura: teoria e prática. [S.L.], ano 3, p. 1-12, 1984. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999 GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp, 2014. GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca Escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para a Biblioteca Escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. IBGE. Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População. Resultados da Amostra. IBGE, 2011. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos /94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em 02 de maio de 2018. INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. Belo Horizonte: IFMG, 2015. INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS- CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA. Site. Disponível em: https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/. Acesso em 22 ago. 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNITED NATIONAL EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Diretrizes da IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar. 2002.27p. Disponível em https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resourcecenters/ publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf. Acesso em 20 jun. 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNITED NATIONAL EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION.Diretrizes da IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar. 2ª edição 2015 .80p. Disponível em https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resourcecenters/ publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em 20 jun. 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNITED NATIONAL EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO. 1999. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdfAcesso em: 18 jun. 2018. KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. LANKES, R. D. Expect more: demanding better libraries for today’s complex world. Disponível: http://davidlankes.org/?page_id=8274. Acesso em: 20 nov.2018. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. v.7 Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.1942. LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACEDO, Neusa Dias de (Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC; Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010. MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca Escolar, eis a questão !: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2002. MATIAS- PEREIRA, J. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2016. MATTAR, F. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996. MILANESI, Luis. Biblioteca. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2013. MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988. MEY, Eliane Serrão Alves. Bibliotheca Alexandrina. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.1, n.2, p.71-91, jan./jun. 2004. MORAES, Rubens Borba de. Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial. Briquet de Lemos, 2006. MOREIRA, J. A. Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores: um mapeamento de suas iniciativas e articulações na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME- BH. 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2014. NERY, Alfredina. A biblioteca na escola. In: NERY, Alfredina et al. Biblioteca Escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola,1998. OLIVEIRA, P. R. A Biblioteca Escolar na legislação da educação brasileira: trajetórias, ausências e presenças. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2013. 160 f OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (Org.). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2007. OTRANTO, C. R. Criação e implantação dos institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia -IFETs. RETTA, 89-110. Disponível em: https://mapadatese.files.wordpress.com2013/02/criac3a7c3a3o-e implantac3a7c3a3o-dos. Acesso em: 15 fev. 2019. PERROTI, Edmir. Biblioteca não é depósito de livros. Nova Escola, 2006. Disponível em:<http://acervo.nova.escola.org.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/bibliotecanaodeposito- livros-423601.shtml>. Acesso em:18 abr. 2018. PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990. PIMENTA, Elaine Cristina Tomás; COELHO JUNIOR, Thalmo de Paiva. O uso de indicadores de desempenho da ISO 11620 para avaliar bibliotecas universitárias. XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Biblioteca Universitária como Agente de Sustentabilidade Institucional, 2016. PORTUGAL. Instituição da Real Mesa Censória. Disponível em: http://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/instituicao-da-real-mesa-censoria/. Acesso em: 13 fev.2019. RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. (T. Zandonade, Trad.) Brasília: Briquet de Lemos, 2009. ROSA, Flávia Goulart M. Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 183-193, set. /dez. 2006, p.183. ROSA, Maria V. F. P. C.; ARNOLDI, Marlene A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 1, p. 60- 76, jul/dez. 2005. Disponível em http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/06/pdf_ 2637b476d7_0011207.pdf. Acesso em fev.2019. SALA, Fabiana; MILITÃO, Silvio César Nunes. Biblioteca Escolar no brasil: origem e legislação nacional educacional. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017 /24341_12048.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019 SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Centro de Educação e Ciências, Universidade Federal de São Carlos, 2012. SCHWARCZ, Lilia M. A longa viagem da biblioteca dos reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. SILVA, Ezequiel. Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado aberto, 1997. SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da Biblioteca Escolar no Brasil e análise da LEI 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.2, p. 489-517, jul. /dez., 2011. SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da Biblioteca Escolar. São Paulo: Cortez, 1995. SIMÕES, Maria da Graça de Melo. Prefácio. In: Bibliotecas Escolares: práticas alternativas.Organização: Luciana de Souza Gracioso. Araraquara, SP: Junqueira 7 Marin, 2016. VIANA, Lilian. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades. 2014. f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67444/2019%20-%20Rejane%20Val%c3%a9ria%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5213
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-01T19:03:16Z No. of bitstreams: 1 2019 - Rejane Valéria Santos.pdf: 2353923 bytes, checksum: 4963ea200ef7d32f448d4da42388e72e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-01T19:03:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Rejane Valéria Santos.pdf: 2353923 bytes, checksum: 4963ea200ef7d32f448d4da42388e72e (MD5) Previous issue date: 2019-09-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rejane Valéria Santos.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.