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dc.contributor.authorSouza, Hunilson Luiz de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:32Z-
dc.date.issued2019-08-01
dc.identifier.citationSOUZA, Hunilson Luiz de. M-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra – Aimorés-MG. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto deAgronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12703-
dc.description.abstractA presente pesquisa segue como linha principal a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ambiente escolar. Embasado em muitos estudos, vários autores reiteram que a tecnologia pode ser aliada fundamental na busca por uma educação diferenciada. Tem como objetivo principal desenvolver e avaliar a utilização de uma ferramenta tecnológica no âmbito do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica – NERE, do Instituto Terra no município de Aimorés – MG. A ferramenta em questão, desenvolvida pela pesquisa, trata-se da versão móvel de uma base de dados com viveiros e suas espécies cadastradas, mantida pelo Instituto Terra, denominada Portal Semear. O aplicativo, batizado de M-Semear, foi produzido através do método de desenvolvimento híbrido e contou com a tecnologia Phonegap / Cordova. O M-Semear além de conter informações detalhadas sobre várias espécies produzidas nos viveiros cadastrados, conta com a capacidade de cadastro de matrizes (sementes) através de localização geográfica e funciona com a possibilidade de ser operado off-line. A pesquisa é considerada exploratória, qualiquantitativa com uma população delimitada pelos alunos do núcleo. Os mesmos utilizaram o aplicativo em suas atividades de ensino, após passarem por um treinamento. Em seguida, foi aplicado questionário no intuito de mensurar a real efetividade do aplicativo como fonte de pesquisa e a satisfação dos discentes em utiliza-lo. Constatou-se que a adoção do aplicativo no curso foi recebida com bons olhos e que poderá fazer parte do dia a dia do curso como ferramenta de apoio.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologia da informaçãopor
dc.subjectsmartphonespor
dc.subjectaplicativospor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectinformation technologyeng
dc.subjectsmartphoneseng
dc.subjectapplicationseng
dc.subjecteducationeng
dc.titleM-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra. – Aimorés-MG.por
dc.title.alternativeM-Semear: application developed as a support tool for the Study Group on Ecosystem Restoration of Instituto Terra - Aimorés-MG.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research follows as main line the use of Information and Communication Technologies (ICT's) in the school environment. Based on many studies, several authors reiterate that technology can be a fundamental ally in the search for a differentiated education. Its main objective is to develop and evaluate the use of a technological tool in the scope of the Center for Studies on Ecosystem Restoration - NERE, of the Terra Institute in Aimorés - MG. The tool in question, developed by the research, is the mobile version of a database with nurseries and their registered species, maintained by Instituto Terra, called Portal Semear. The application, called M-Semear, was produced using the hybrid development method and featured Phonegap / Cordova technology. The M-Semear contains detailed information on various species produced in registered nurseries, has the ability to register matrices (seeds) through geographical location and works with the possibility of being operated offline. The research is considered exploratory, qualitative and quantitative with a population delimited by the core students. They used the application in their teaching activities, after undergoing training. Then, a questionnaire was applied to measure the real effectiveness of the application as a source of research and the satisfaction of students using it. It was found that the adoption of the application in the course was welcomed and could be part of the daily course as a support tool.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.advisor1Lattes8615110424985448por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee2Silva, Willerson Custodio da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100345720446348por
dc.contributor.referee3Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.creator.ID057.223.666-25por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325221503588447por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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