Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12703
Tipo do documento: Dissertação
Title: M-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra. – Aimorés-MG.
Other Titles: M-Semear: application developed as a support tool for the Study Group on Ecosystem Restoration of Instituto Terra - Aimorés-MG.
Authors: Souza, Hunilson Luiz de
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Segundo membro da banca: Silva, Willerson Custodio da
Terceiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Keywords: tecnologia da informação;smartphones;aplicativos;educação;information technology;smartphones;applications;education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Hunilson Luiz de. M-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra – Aimorés-MG. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto deAgronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Abstract: A presente pesquisa segue como linha principal a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ambiente escolar. Embasado em muitos estudos, vários autores reiteram que a tecnologia pode ser aliada fundamental na busca por uma educação diferenciada. Tem como objetivo principal desenvolver e avaliar a utilização de uma ferramenta tecnológica no âmbito do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica – NERE, do Instituto Terra no município de Aimorés – MG. A ferramenta em questão, desenvolvida pela pesquisa, trata-se da versão móvel de uma base de dados com viveiros e suas espécies cadastradas, mantida pelo Instituto Terra, denominada Portal Semear. O aplicativo, batizado de M-Semear, foi produzido através do método de desenvolvimento híbrido e contou com a tecnologia Phonegap / Cordova. O M-Semear além de conter informações detalhadas sobre várias espécies produzidas nos viveiros cadastrados, conta com a capacidade de cadastro de matrizes (sementes) através de localização geográfica e funciona com a possibilidade de ser operado off-line. A pesquisa é considerada exploratória, qualiquantitativa com uma população delimitada pelos alunos do núcleo. Os mesmos utilizaram o aplicativo em suas atividades de ensino, após passarem por um treinamento. Em seguida, foi aplicado questionário no intuito de mensurar a real efetividade do aplicativo como fonte de pesquisa e a satisfação dos discentes em utiliza-lo. Constatou-se que a adoção do aplicativo no curso foi recebida com bons olhos e que poderá fazer parte do dia a dia do curso como ferramenta de apoio.
Abstract: This research follows as main line the use of Information and Communication Technologies (ICT's) in the school environment. Based on many studies, several authors reiterate that technology can be a fundamental ally in the search for a differentiated education. Its main objective is to develop and evaluate the use of a technological tool in the scope of the Center for Studies on Ecosystem Restoration - NERE, of the Terra Institute in Aimorés - MG. The tool in question, developed by the research, is the mobile version of a database with nurseries and their registered species, maintained by Instituto Terra, called Portal Semear. The application, called M-Semear, was produced using the hybrid development method and featured Phonegap / Cordova technology. The M-Semear contains detailed information on various species produced in registered nurseries, has the ability to register matrices (seeds) through geographical location and works with the possibility of being operated offline. The research is considered exploratory, qualitative and quantitative with a population delimited by the core students. They used the application in their teaching activities, after undergoing training. Then, a questionnaire was applied to measure the real effectiveness of the application as a source of research and the satisfaction of students using it. It was found that the adoption of the application in the course was welcomed and could be part of the daily course as a support tool.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12703
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Hunilson Luiz de Souza.pdf2019 - Hunilson Luiz de Souza4.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.