Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12694
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dc.contributor.authorRosseti, Gisela Hahn
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:07Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationROSSETI, Gisela Hahn. Educação física e meio ambiente no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnóstico e Perspectivas. 2018.127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12694-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Campus Boa Vista Zona Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (CBVZO/IFRR) com sete turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Comércio e Serviços Públicos), duas turmas de terceiro ano e cinco do primeiro ano, ao todo cento e oitenta e três alunos matriculados no primeiro semestre de 2018. Tendo como principal objetivo realizar um estudo diagnóstico e traçar perspectivas de um diálogo entre Educação Física escolar e Meio Ambiente no CBVZO/IFRR, reconhecendo possibilidades de ações pedagógico-didáticas a partir da Educação Física escolar na interface com os princípios e conteúdos da Educação Ambiental. Por conseguinte, com vistas a contribuir na compreensão da abrangência de ambos os conhecimentos e propor caminhos para a construção de uma educação crítica e emancipatória, comprometida com os desafios do mundo e com a vida dos estudantes-cidadãos, futuros profissionais, inseridos no mercado de trabalho, agentes transformadores – ou não – de seus espaços. Para atestar a veracidade e adequação deste estudo no percurso formativo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do CBVZO/IFRR utilizou-se de revisão de literatura sobre a temática ambiental, assim como, sobre a Educação Física escolar com destaque a essa inserção no Ensino Médio e de investigação de natureza qualitativa descritiva, com inspiração na pesquisa-ação e utilização da observação participante, por meio das aulas regulares de Educação Física durante o primeiro semestre de 2018. Nestas aulas foram realizadas atividades externas: caminhada no entorno da escola e aulas de Atletismo; assim como outras atividades que identificamos por: Outras linguagens: reflexão, discussão e propostas em desenhos, ‘sonetos’ e ‘muros’; Jogos de tabuleiro ou mesa e atividades físicas na natureza ou atividades físicas de aventura na natureza; Estudo e debate em Educação Física e Meio Ambiente: Atividades Físicas na Natureza (AFiNs) e Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFANs). Foram feitos registros fotográficos e audiovisuais autorais durante a realização de algumas atividades. Ao final, foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas a 27,32% dos alunos participantes do estudo. A partir desta pesquisa conseguimos visualizar e propor abordagens possíveis para a compreensão da importância e para a viabilidade em se efetivar o diálogo entre Educação Física escolar e Meio Ambiente. Acreditamos, também, que os estudos, propostas e perspectivas desse diálogo precisam sempre ser amadurecidas e aprofundadas sempre, ao passo que, aqui já conseguimos apontar algumas possibilidades e estratégias para esse trabalho. Essas inferências foram possíveis a partir do olhar e da afinidade pela abordagem pedagógica da Educação Física e da Educação a partir da concepção crítica, como também, dessa mesma compreensão sobre os estudos referentes ao meio ambiente.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectDialogueeng
dc.titleEducação física e meio ambiente no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnóstico e Perspectivaspor
dc.title.alternativePhisical education and environment in the Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnosis and prospectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Campus Boa Vista Zona Oeste, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (CBVZO / IFRR) with seven classes of Technical Courses Integrated to High School (Commerce and Public Services), two groups of third year and five of the first year, in all, one hundred and eighty-three students enrolled in the first semester of 2018. The main objective of this study was to carry out a diagnostic study and to draw up perspectives for a dialogue between Physical Education and the Environment in the CBVZO / IFRR, recognizing possibilities of pedagogical-didactic actions based on Physical Education in the school interface with the principles and contents of Environmental Education. Therefore, in order to contribute to the comprehension of the scope of both knowledge and propose ways to construct a critical and emancipatory education, committed to the challenges of the world and to the lives of student-citizens, future professionals, inserted in the market of work, transforming agents - or not - of their spaces. In order to attest to the veracity and adequacy of this study in the training course of teaching and learning of the high school students of the CBVZO / IFRR, a review of the literature on the environmental theme was used, as well as on the Physical Education at school, highlighting this insertion in the High School and Research of a descriptive qualitative nature, with inspiration in action research and use of participant observation, through regular Physical Education classes during the first semester of 2018. In these classes were carried out external activities: walking in the surroundings of the school and classes of Athletics; as well as other activities that we identify by: Other languages: reflection, discussion and proposals in drawings, 'sonetos' and 'walls'; Board or table games and physical activities in nature or physical adventure activities in nature; Study and debate in Physical Education and the Environment: Physical Activities in Nature (AFiNs) and Physical Activities of Adventure in Nature (AFANs). Authorial photographic and audiovisual records were made during the performance of some activities. At the end, a questionnaire with semistructured questions was applied to 27.32% of the students participating in the study. From this research we have been able to visualize and propose possible approaches for understanding the importance and feasibility of carrying out the dialogue between School Physical Education and the Environment. We also believe that the studies, proposals and perspectives of this dialogue must always be matured and deepened, whereas here we have already pointed out some possibilities and strategies for this work. These inferences were possible from the look and affinity for the pedagogical approach of Physical Education and Education from the critical conception, as well as from this same understanding about the studies referring to the environment.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee1ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee2Espírito Santo, Wecisley Ribeiro do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007151674691557por
dc.contributor.referee3Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.creator.ID797.890.722-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782837026890303por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Marise Jeudy Moura de; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. A relação entre a Educação Física e a Educação Ambiental – um estudo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. IX Congresso Nacional de Educação. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Outubro de 2009. P.1887-1899. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2757_1237.pdf. Acesso em março 2016. BETTI, Mauro. A teoria do se-movimentar em perspectiva semiótica. P.61-70. In.: GOMESDA-SILVA, Pierre N.; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Movimento humano: incursões na educação e na cultura. Curitiba: Appris, 2017. BRACHT, Valter; et al. Pesquisa em ação: educação física na escola. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2007. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. _______. Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-21T20:06:01Z No. of bitstreams: 1 2018 - Gisela Hahn Rosseti.pdf: 4162070 bytes, checksum: b5177855ec3f3822479b47dd5a086916 (MD5)eng
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