Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12694
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação física e meio ambiente no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnóstico e Perspectivas
Other Titles: Phisical education and environment in the Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnosis and prospects
Authors: Rosseti, Gisela Hahn
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Espírito Santo, Wecisley Ribeiro do
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Keywords: Educação física escolar;Meio ambiente;Diálogo;School physical education;Environment;Dialogue
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROSSETI, Gisela Hahn. Educação física e meio ambiente no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste: diagnóstico e Perspectivas. 2018.127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no Campus Boa Vista Zona Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (CBVZO/IFRR) com sete turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Comércio e Serviços Públicos), duas turmas de terceiro ano e cinco do primeiro ano, ao todo cento e oitenta e três alunos matriculados no primeiro semestre de 2018. Tendo como principal objetivo realizar um estudo diagnóstico e traçar perspectivas de um diálogo entre Educação Física escolar e Meio Ambiente no CBVZO/IFRR, reconhecendo possibilidades de ações pedagógico-didáticas a partir da Educação Física escolar na interface com os princípios e conteúdos da Educação Ambiental. Por conseguinte, com vistas a contribuir na compreensão da abrangência de ambos os conhecimentos e propor caminhos para a construção de uma educação crítica e emancipatória, comprometida com os desafios do mundo e com a vida dos estudantes-cidadãos, futuros profissionais, inseridos no mercado de trabalho, agentes transformadores – ou não – de seus espaços. Para atestar a veracidade e adequação deste estudo no percurso formativo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do CBVZO/IFRR utilizou-se de revisão de literatura sobre a temática ambiental, assim como, sobre a Educação Física escolar com destaque a essa inserção no Ensino Médio e de investigação de natureza qualitativa descritiva, com inspiração na pesquisa-ação e utilização da observação participante, por meio das aulas regulares de Educação Física durante o primeiro semestre de 2018. Nestas aulas foram realizadas atividades externas: caminhada no entorno da escola e aulas de Atletismo; assim como outras atividades que identificamos por: Outras linguagens: reflexão, discussão e propostas em desenhos, ‘sonetos’ e ‘muros’; Jogos de tabuleiro ou mesa e atividades físicas na natureza ou atividades físicas de aventura na natureza; Estudo e debate em Educação Física e Meio Ambiente: Atividades Físicas na Natureza (AFiNs) e Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFANs). Foram feitos registros fotográficos e audiovisuais autorais durante a realização de algumas atividades. Ao final, foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas a 27,32% dos alunos participantes do estudo. A partir desta pesquisa conseguimos visualizar e propor abordagens possíveis para a compreensão da importância e para a viabilidade em se efetivar o diálogo entre Educação Física escolar e Meio Ambiente. Acreditamos, também, que os estudos, propostas e perspectivas desse diálogo precisam sempre ser amadurecidas e aprofundadas sempre, ao passo que, aqui já conseguimos apontar algumas possibilidades e estratégias para esse trabalho. Essas inferências foram possíveis a partir do olhar e da afinidade pela abordagem pedagógica da Educação Física e da Educação a partir da concepção crítica, como também, dessa mesma compreensão sobre os estudos referentes ao meio ambiente.
Abstract: This research was carried out at the Campus Boa Vista Zona Oeste, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (CBVZO / IFRR) with seven classes of Technical Courses Integrated to High School (Commerce and Public Services), two groups of third year and five of the first year, in all, one hundred and eighty-three students enrolled in the first semester of 2018. The main objective of this study was to carry out a diagnostic study and to draw up perspectives for a dialogue between Physical Education and the Environment in the CBVZO / IFRR, recognizing possibilities of pedagogical-didactic actions based on Physical Education in the school interface with the principles and contents of Environmental Education. Therefore, in order to contribute to the comprehension of the scope of both knowledge and propose ways to construct a critical and emancipatory education, committed to the challenges of the world and to the lives of student-citizens, future professionals, inserted in the market of work, transforming agents - or not - of their spaces. In order to attest to the veracity and adequacy of this study in the training course of teaching and learning of the high school students of the CBVZO / IFRR, a review of the literature on the environmental theme was used, as well as on the Physical Education at school, highlighting this insertion in the High School and Research of a descriptive qualitative nature, with inspiration in action research and use of participant observation, through regular Physical Education classes during the first semester of 2018. In these classes were carried out external activities: walking in the surroundings of the school and classes of Athletics; as well as other activities that we identify by: Other languages: reflection, discussion and proposals in drawings, 'sonetos' and 'walls'; Board or table games and physical activities in nature or physical adventure activities in nature; Study and debate in Physical Education and the Environment: Physical Activities in Nature (AFiNs) and Physical Activities of Adventure in Nature (AFANs). Authorial photographic and audiovisual records were made during the performance of some activities. At the end, a questionnaire with semistructured questions was applied to 27.32% of the students participating in the study. From this research we have been able to visualize and propose possible approaches for understanding the importance and feasibility of carrying out the dialogue between School Physical Education and the Environment. We also believe that the studies, proposals and perspectives of this dialogue must always be matured and deepened, whereas here we have already pointed out some possibilities and strategies for this work. These inferences were possible from the look and affinity for the pedagogical approach of Physical Education and Education from the critical conception, as well as from this same understanding about the studies referring to the environment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12694
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Gisela Hahn Rosseti.pdf2018 - Gisela Hahn Rosseti4.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.