Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:04Z-
dc.date.issued2018-12-20
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Clodoaldo Ferreira de Oliveira do. Escolas do campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e reserva biológica de Tinguá. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12693-
dc.description.abstractA preservação da Memória cultural no Brasil é um tema bastante complexo, pois demanda uma série de fatores, interesses, agentes (públicos e privados) entre outros. Neste sentido, a rememoração configura-se num aspecto relevante, pois traz à tona os saberes culturais dos oprimidos, historicamente, silenciados pela a cultura hegemônica dos opressores. Tais aspectos que denotam estas disputas mnemônicas são perceptíveis em diversos espaços: políticos, econômicos, socioculturais e geográficos. Frente a este processo, as escolas do campo configuram-se em espaços de resistência, na medida em que, para sobreviverem, tornase sine qua non a busca incansável pela rememoração, preservação e continuidade cultual dos seus sujeitos, a partir dos aspectos metodológicos da Educação do Campo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, através do estudo de parte da memória da Escola Municipal Vale do Tinguá, unidade de ensino da rede do município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, a importância da Educação do Campo para os sujeitos da comunidade da região de Tinguá. Pelo fato de estar localizada nas proximidades da Reserva Biológica de mesmo nome, região documentalmente essencial para processo de formação histórica do Brasil, foi abordado, também, como base teórica, o conceito de Paisagem Geográfica o qual apresenta a importância da interação entre os aspectos fisionômicos e naturais com os aspectos historicossociais. O estudo foi realizado através do levantamento documental, iconográfico, bibliográfico e de história oral sobre a referida escola, a cidade de Nova Iguaçu e o contexto da Educação do Campo no Brasil. Além disso, contribuíram na elaboração do estudo, entrevistas de sujeitos que participaram ativamente da construção histórica tanto da escola quanto do município. Por fim, os conceitos de Memória e Paisagem Geográfica contribuíram no sentido de propor uma reflexão sobre a importância do resgate, da valorização e da manutenção dos saberes dos atores do meio rural a partir da perspectiva holística da Educação do Campo, pois por se configurar num campo epistemológico enriquecido de saberes populares, tais conhecimentos propiciam um maior sentido aos seus sujeitos, por cingir a realidade do meio em que vivem, contrariando e resistindo o sistema urbanoeducacional do grande capital que busca soterrar a cultura tradicional campesina através da padronização curricular.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPaisagem geográficapor
dc.subjectTinguápor
dc.subjectNova Iguaçupor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectGeographic landscapepor
dc.subjectTinguápor
dc.subjectNew Iguaçupor
dc.titleEscolas do campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e reserva biológica de Tinguá.por
dc.title.alternativeCountry schools, memories, geographic landscape in Nova Iguaçu and biological reserve of Tinguá.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe preservation of Cultural Memory in Brazil is a very complex subject, because it demands a series of factors, interests, agents (public and private), among others. In this sense, recollection is a relevant aspect, because it brings to the fore the cultural knowledge of the oppressed, historically silenced by the hegemonic culture of the oppressors. Such aspects that denote these mnemonic disputes are perceptible in several spaces: political, economic, sociocultural and geographical. Faced with this process, the rural schools are confined to spaces of resistance, since, in order to survive, it becomes sine qua non the relentless search for remembrance, preservation and cultual continuity of its subjects, from the methodological aspects of Field Education. Thus, the present research aims to understand, through the study of part of the memory of the Municipal School Vale do Tinguá, teaching unit of the network of the municipality of Nova Iguaçu, in the State of Rio de Janeiro, the importance of Field Education for subjects of the Tinguá region community. Because it is located in the vicinity of the Biological Reserve of the same name, a documentary region essential for the historical formation process of Brazil, the concept of Geographic Landscape was also approached as a theoretical basis, which presents the importance of the interaction between the physiognomic aspects natural and historical aspects. The study was carried out through a documentary, iconographic, bibliographic and oral history survey about the mentioned school, the city of Nova Iguaçu and the context of Field Education in Brazil. In addition, they contributed in the preparation of the study, interviews of subjects who participated actively in the historical construction of both the school and the municipality. Finally, the concepts of Memory and Geographic Landscape contributed to reflect on the importance of recovering, valuing and maintaining the knowledge of rural actors from the holistic perspective of Field Education. an epistemological field enriched with popular knowledge, such knowledge provides a greater sense to its subjects, by narrowing the reality of the environment in which they live, opposing and resisting the urban-educational system of the great capital that seeks to bury traditional peasant culture through curricular standardization.eng
dc.contributor.advisor1Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee1Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.referee1ID001.469.467-07por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594773732066382por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7709-6763por
dc.creator.ID13266113-3por
dc.creator.ID091.723.127-93por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1895478301147835por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALENTEJANO P. R. A Evolução do Espaço Agrário Fluminense. Rio de Janeiro: GEOgraphia, ano 7, nº 13, 2005. ARROYO, M. & FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo: Coleção Por uma Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, n° 2, 1999. BARBOSA, Francisco Benedito da Costa. Formação da Sociedade Rural e seus Reflexos no Desenvolvimento do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento Econômico Sustentável – IPADES, 2011. BARROS, Ney Alberto Gonçalves. A Vila de Iguaçu. In: Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. São João de Meriti – RJ: IPAHB Editora, 2004. (p. 96-108). BENJAMIN, Cesar & CALDART, Roseli Salete. Projeto Popular e Escolas do Campo. Brasília: Coleção por uma Educação do Campo, n° 3. 2000. BENJAMIN, Walter. Teses sobre o Conceito de História. In: Magia e Técnica; Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. BEGNAMI, João Batista. Uma Geografia da Pedagogia da Alternância no Brasil. In: UNEFAB – Documentos Pedagógicos. Distrito Federal: Cidade Gráfica e Editora Ltda, 2004. BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: um esboço metodológico., São Paulo: Revista IGEOG/USP, n. 13, 1971. BOURSCHEID, S. A. Plano de Manejo Reserva Biológica de Tinguá. Rio de Janeiro: Engenharia e Meio Ambiente, 2006. BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. BRASIL, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, 1998. 90 BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO. Documento orientador. Brasília, 2013. ______, Ministério da Educação (MEC). Lei de Diretrizes e Basses da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA, Brasília: MEC, 1998 a. BRITO, Ricardo José Braga Amaral de. A Luta Camponesa e a Repressão Durante a Ditadura Empresarial-Militar (1964 -1985). Revista Habitus: Revista de Graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 72-87. 15 julho de 2015. Semestral. Disponível em <habitus.ifcs.ufrj.br>. CALDART, Roseli Salete [et. AL]. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CAMPOS, Marília Lopes de, LOBO, Taís. Educação, Cinema, Movimentos Sociais e Povos do Campo no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revista Teias, v. 17, nº 47, 2016. (p. 65-83). CLAVAL, P. A Geografia Cultural no Brasil. In: BARTHE-DELOIZY, F & SERPA, A. Visões do Brasil: estudos culturais em Geografia. Salvador: EDUFBA, Edições L'Harmattan, 2012. (p. 11-25). _____, Geografia Cultural: um balanço. Londrina: Revista Geografia, v. 20, nº 3, 2011. (p 5-24). _____, A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1999. COSTA, Otávio. Memória e Paisagem: em busca do simbólico dos lugares. Rio de Janeiro: Espaço e Cultura-UERJ. 1993-2008. DIAS, Amália. Entre Laranjas e Letras: processo de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). Rio de Janeiro: Quartet - Faperj, 2014. FERREIRA, F. J. S. Lazer, meio ambiente e a (in)sustentabilidade : o caso da área de proteção ambiental do Tinguá - Baixada Fluminense, RJ. Belo Horizonte. Dissertação (mestrado), UFMG, 2013. FORTE, J. M. M. Memórias da Fundação de Iguassu. Rio de Janeiro: Typ do Jornal do Comercio, 1933 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 25ª Ed. 2002. _____, Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 6, n. 6, oct. 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: 91 <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/842>. Acesso em: 28 out. 2018. GALLERY, Coppermine. Acervo de Fotos da Baixada Fluminense. Disponível em: <http://cemobafluminense.com.br/Fotos/displayimage.php?album=1&pid=93#top_display_m edia>. Acesso em: 20/02/18. GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs/ Jean-Claude Gimonet; tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis - RJ: Vozes, Paris: AIMFR - Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007. GRYNSZPAN, M. Mobilização Camponesa e Competição Política no Estado do Rio de Janeiro: 1950-1964. 2 v. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, MN/UFRJ, Rio de Janeiro, 1987. GUIMARÃES, I. O. A Escola Municipal Vale do Tinguá: sua história e relação com a educação ambiental. Nova Iguaçu – RJ: (Monografia), UFRRJ, 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História de Nova Iguaçu. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/nova-iguacu/historico>. Acesso em: 15/02/18. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR. Repositório. UFRRJ. Disponível em: <http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/1496>. Acesso em: 07/01/18. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR. Repositório. UFRRJ. Disponível em: <http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2633>. Acesso em: 30/01/18. JORNAL O GLOBO. Dom Adriano Hypólito. Disponível em: <https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/dom-adriano-hypolito-bispo-de-nova-iguacusequestrado-torturado-em-76-20160361>. Acesso em 28/10/18. JORNAL DE HOJE. Fazenda São Bernardino de Mello. Disponível em: <http://jornalhoje.inf.br/wp/?s=fazenda+s%C3%A3o+bernardino>. Acesso em: 12/01/18. LAZZARI, Francini Meneghini & SOUZA, Andressa Silva. Revolução Verde: Impactos sobre os Conhecimentos Tradicionais. Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2017. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003. LINGUEE, Dicionário. Packing House. Disponível em: <https://www.linguee.com.br/inglesportugues/traducao/packing+house.html>. Acesso em: 05/01/2018. LOPES, W. de M. A Real Junta do Commércio, Agricultura, Fábrica e Navegação deste Estado do Brazil e seus Domínios Ultramarinos: um tribunal de antigo regime na Corte de Dom João (1808-1821). Niterói: Dissertação de Mestrado, UFF, 2009. 92 LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história, São Paulo: Boitempo. 2005. MAIA, Aline Borghoff. Conflitos fundiários em Duque de Caxias e Nova Iguaçu: repressão e formas de resistência. In: Conflitos por Terra e Repressão no Campo no Estado do Rio de Janeiro (1946-1988). Rio de Janeiro: CPDA-UFRRJ, 2015. MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o Conceito de Paisagem. Curitiba: Revista RA’E GA, Editora UFPR, nº 8, 2004. (p. 83-91). MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zoneamento Territorial. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/gestao-territorial/zoneamento-territorial>. Acesso em 30/ 05/18. MOBILIDADE FLUMINENSE. História da Baixada Fluminense. Disponível em: https://www.mobilidadefluminense.com.br/2018/05/Municipio-de-Estrela.html?m=1. Acesso em: 30/02/18. MOLINA, Mônica (org). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília, MDA, 2006. NIMA. Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente Educação Ambiental: formação de valores étnico-ambientais para o exercício da cidadania no Município de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. NOSELLA, Paolo. Educação do Campo: origens da pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória-ES: EDUFES. 2012. OLIVEIRA, E. Da Teoria à Prática: um estudo sobre o Projeto Profissional Jovem da Escola Família Agrícola de Jaguaré - Espírito Santo. Seropédica – RJ: Dissertação (Mestrado), UFRRJ, 2018. OLIVEIRA. Sirle Brum. Projeto de Vida e Trabalho dos Jovens no Contexto das Novas Ruralidades: o caso dos estudantes da EFA de Tinguá/RJ. Viçosa-MG: Dissertação (Mestrado), UFV, 2006. PEREIRA, Waldick. Cana, Café e Laranja: História Econômica de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: FGV/SEEC, 1977. PERES, Guilherme. A Chegada do Homem Branco e a Dizimação Indígena. In: Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. São João de Meriti. IPAHB Editora, 2004. (p. 14-17). PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU. Diário Oficial. Disponível em: <http://www.novaiguacu.rj.gov.br/cidade>. Acesso em: 14/09/18. POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 2, nº3, 1989. (p. 3-15). 93 REVERSO, Dicionário. Landschaft. Disponível em: <https://dicionario.reverso.net/alemaoportugues/Landschaft>. Acesso em 28/05/18. RICARDO, Henriques [et. al]. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: Ministério da Educação. 2007. RICCI, RUDÁ. Esboço de uma nova concepção de educação no meio rural brasileiro. 1999, mimeo. RODRIGUES, Hanslilian Correia Cruz & BONFIM, Hanslivian Correia Cruz. A Educação do Campo e seus Aspectos Legais. CURITIBA- PR EDUCERE, 2017. (p. 1373-1387). SANTOS, Paulo Roberto. Imagens Nova Iguaçu: fotografias Paulo Santos. Rio de Janeiro: CTR / HAZTEC, 2011. SANTOS, Ramofly Bicalho. Histórico da Educação do Campo no Brasil. In: II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: UFSC, volume 1, 2011. (p. 1-14). SAUER, O. A Morfologia da Paisagem. In: CORRÊA; ROZENDAHL (Orgs.). Paisagem tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do Conceito de Paisagem na Geografia. Curitiba: Revista RA’E GA, Editora UFPR, nº 7, 2003. (p. 79-85). SILVA, Lourdes Helena. As experiências de Formação de Jovens do Campo: alternância ou alternâncias. Viçosa-MG: UFV, 2003. SIMÕES, Manoel R. A Cidade Estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Mesquita – RJ: Editora Entorno, 2007. SOUZA, S. M. A Memória dos Laranjais na Cidade dos Loteamentos: considerações sobre os efeitos sociais da urbanização em Nova Iguaçu no período 1950-1970. In: Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. São João de Meriti – RJ: IPAHB Editora, 2004. (p. 138-147). TORRES, Gênesis. Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. São João de Meriti – RJ: IPAHB Editora, 2004.por
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68668/2018%20-%20Clodoaldo%20Ferreira%20de%20Oliveira%20do%20Sacramento.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5499
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-30T20:19:35Z No. of bitstreams: 1 2018 - Clodoaldo Ferreira de Oliveira do Sacramento.pdf: 1923385 bytes, checksum: b1da8d4d098f06db089e817894d033a0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-30T20:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Clodoaldo Ferreira de Oliveira do Sacramento.pdf: 1923385 bytes, checksum: b1da8d4d098f06db089e817894d033a0 (MD5) Previous issue date: 2018-12-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Clodoaldo Ferreira de Oliveira do Sacramento.pdf2018 - Clodoaldo Ferreira de Oliveira do Sacramento1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.