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dc.contributor.authorMarques, Ellen Silva de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:36Z-
dc.date.issued2019-09-12
dc.identifier.citationMARQUES, Ellen Silva de Oliveira. O ensino da economia solidária: um estudo na cooperativa de produtos naturais da Amazônia - COPRONAT - no município de Silves-Amazonas. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12683-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no munícipio de Itacoatiara – AM com alunos do curso Técnico em Administração na forma Subsequente, em uma Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia-COPRONAT, localizada na cidade de Silves - AM. Essa pesquisa foi impulsionada a partir de um duplo interesse entre alunos e a pesquisadora, quando vivenciamos a prática docente na disciplina Associativismo e Cooperativismo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Itacoatiara e abordamos a temática da economia solidária. Assim, os estudantes mostraram interesse em pesquisar os caminhos que a Administração percorre em um empreendimento solidário, e como essas práxis pedagógicas podem construir conhecimentos que convergem e se entrelaçam elaborando novos saberes a partir do diálogo entre essas temáticas. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar como o estudo sobre economia solidária realizado com os estudantes do Curso Técnico em Administração, tendo como objeto de investigação a COPRONAT, pode contribuir para sua formação profissional. Os fundamentos que sustentaram o percurso metodológico foram pautados em uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Utilizamos as técnicas de entrevistas, visita técnica, diário de campo e rodas de conversa para coleta de dados, com foco na prática pedagógica para o ensino da economia solidária e o estudo da cooperativa junto aos participantes da pesquisa. Os dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar e compreender a relevância da economia solidária para os estudantes do Curso Técnico em Administração, pois os princípios que a norteiam e a experiência vivida na COPRONAT direcionaram um novo olhar sobre a gestão e os empreendimentos de economia solidária, trazendo a possibilidade de uma formação crítica, profissional, humana e emancipadora diante de uma realidade complexa em constante transformação.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia solidáriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectSolidary economyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCooperativismeng
dc.subjectAdministrationeng
dc.titleO Ensino da Economia Solidária: um estudo na Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia - COPRONAT - no município de Silves-Amazonas.por
dc.title.alternativeThe teaching of the Solidary Economy: a study in the Cooperative of Natural Products of the Amazon - COPRONAT - in the municipality of Silves-Amazonas.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was carried out in the city of Itacoatiara - AM with students of the Technical course in Administration in the Subsequent form, in a Cooperative of Natural Products of the Amazon - COPRONAT, located in the city of Silves - AM. This research was driven by a double interest between students and the researcher, when we lived the teaching practice in the discipline Associativism and Cooperativism at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas (IFAM) - Campus Itacoatiara and we addressed the theme of solidarity economy. Thus, the students showed interest in researching the paths that the Administration travels in a joint venture, and how this pedagogical praxis can build knowledge that converge and intertwine by developing new knowledge from the dialogue between these themes. The research had as general objective: To evaluate how the study on solidarity economy carried out with the students of the Technical Course in Administration, having as object of investigation the COPRONAT, can contribute to their professional formation. The fundamentals that supported the methodological course were based on a qualitative approach through action research. We used the techniques of interviews, technical visits, field diaries and conversation wheels for data collection, with a focus on pedagogical practice for the teaching of the solidarity economy and the study of the cooperative with the participants of the research. The collected data were analyzed in light of the discursive textual analysis. From the results obtained it was possible to verify and understand the relevance of the solidarity economy for the students of the Technical Course in Administration, since the principles that guide it and the experience lived in the COPRONAT directed a new look on the management and the enterprises of solidary economy, bringing the possibility of a critical, professional, human and emancipatory formation before a complex reality in constant transformation.eng
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.advisor1ID912.101.787-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee1ID912.101.787-53por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee2Aguiar, Janaína de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2691879011054827por
dc.contributor.referee3Costa, Monica de Oliveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424por
dc.creator.ID11938749por
dc.creator.ID633.150.682-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5878732237131421por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALEIXO, A. S. M. D. F. Da economia social para a economia solidária. 2015. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11388. Acesso: 29 ago. 2018. ANDION, C. A Gestão no Campo da Economia Solidária: particularidades e desafios. RAC, v. 9, n. 1, Jan./Mar. 2005 - Revista de Administração Contemporânea Online version ISSN 1982-7849. Disponível em www.scielo.br/pdf/rac/v9n1/v9n1a05.pdf. Acessado: 02 jun.2017. ANTONIALLI. L. M. Modelo de gestão e estratégias: o caso de duas cooperativas mistas de leite e café de Minas Gerais. 2000. 163 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo. ARAUJO, R. M. de L; Rodrigues, D. S. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.36, n.2, maio/ago. 2010. ARAUJO, R. M. de L; Frigotto, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. 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dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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