Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12683
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Ensino da Economia Solidária: um estudo na Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia - COPRONAT - no município de Silves-Amazonas.
Other Titles: The teaching of the Solidary Economy: a study in the Cooperative of Natural Products of the Amazon - COPRONAT - in the municipality of Silves-Amazonas.
Authors: Marques, Ellen Silva de Oliveira
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Aguiar, Janaína de
Terceiro membro da banca: Costa, Monica de Oliveira
Keywords: Economia solidária;Educação;Cooperativismo;Administração;Solidary economy;Education;Cooperativism;Administration
Área(s) do CNPq: Agronomia
Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARQUES, Ellen Silva de Oliveira. O ensino da economia solidária: um estudo na cooperativa de produtos naturais da Amazônia - COPRONAT - no município de Silves-Amazonas. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O presente trabalho foi realizado no munícipio de Itacoatiara – AM com alunos do curso Técnico em Administração na forma Subsequente, em uma Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia-COPRONAT, localizada na cidade de Silves - AM. Essa pesquisa foi impulsionada a partir de um duplo interesse entre alunos e a pesquisadora, quando vivenciamos a prática docente na disciplina Associativismo e Cooperativismo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Itacoatiara e abordamos a temática da economia solidária. Assim, os estudantes mostraram interesse em pesquisar os caminhos que a Administração percorre em um empreendimento solidário, e como essas práxis pedagógicas podem construir conhecimentos que convergem e se entrelaçam elaborando novos saberes a partir do diálogo entre essas temáticas. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar como o estudo sobre economia solidária realizado com os estudantes do Curso Técnico em Administração, tendo como objeto de investigação a COPRONAT, pode contribuir para sua formação profissional. Os fundamentos que sustentaram o percurso metodológico foram pautados em uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Utilizamos as técnicas de entrevistas, visita técnica, diário de campo e rodas de conversa para coleta de dados, com foco na prática pedagógica para o ensino da economia solidária e o estudo da cooperativa junto aos participantes da pesquisa. Os dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar e compreender a relevância da economia solidária para os estudantes do Curso Técnico em Administração, pois os princípios que a norteiam e a experiência vivida na COPRONAT direcionaram um novo olhar sobre a gestão e os empreendimentos de economia solidária, trazendo a possibilidade de uma formação crítica, profissional, humana e emancipadora diante de uma realidade complexa em constante transformação.
Abstract: The present work was carried out in the city of Itacoatiara - AM with students of the Technical course in Administration in the Subsequent form, in a Cooperative of Natural Products of the Amazon - COPRONAT, located in the city of Silves - AM. This research was driven by a double interest between students and the researcher, when we lived the teaching practice in the discipline Associativism and Cooperativism at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas (IFAM) - Campus Itacoatiara and we addressed the theme of solidarity economy. Thus, the students showed interest in researching the paths that the Administration travels in a joint venture, and how this pedagogical praxis can build knowledge that converge and intertwine by developing new knowledge from the dialogue between these themes. The research had as general objective: To evaluate how the study on solidarity economy carried out with the students of the Technical Course in Administration, having as object of investigation the COPRONAT, can contribute to their professional formation. The fundamentals that supported the methodological course were based on a qualitative approach through action research. We used the techniques of interviews, technical visits, field diaries and conversation wheels for data collection, with a focus on pedagogical practice for the teaching of the solidarity economy and the study of the cooperative with the participants of the research. The collected data were analyzed in light of the discursive textual analysis. From the results obtained it was possible to verify and understand the relevance of the solidarity economy for the students of the Technical Course in Administration, since the principles that guide it and the experience lived in the COPRONAT directed a new look on the management and the enterprises of solidary economy, bringing the possibility of a critical, professional, human and emancipatory formation before a complex reality in constant transformation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12683
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Ellen Silva de Oliveira Marques.pdf2019 - Ellen Silva de Oliveira Marques2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.