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Tipo do documento: Dissertação
Title: Os arranjos produtivos locais como espaço para uma Pedagogia dialógica: a experiência do Campus Amajari - IFRR
Other Titles: The local productive arrangements as space for a dialogical Pedagogy: the campus Amajari /IFRR experience
Authors: Oliveira, Maria da Natividade Alves de
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro coorientador: Santos, Raimunda Maria Rodrigues
Primeiro membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Segundo membro da banca: Puggian, Cleonice
Keywords: Pedagogia Dialógica;Educação Profissional;Ensino Integrado;Educação do Campo;Dialogical Pedagogy;Professional education;Integrated Teaching;Field Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Maria da Natividade Alves de. Os arranjos produtivos locais como espaço para uma Pedagogia dialógica: a experiência do Campus Amajari - IFRR. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018.
Abstract: Esta dissertação apresenta uma análise das práticas pedagógicas realizadas no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, oferecido pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. O município de Amajari localiza-se ao Norte de Roraima e sua área territorial é sobreposta por terras indígenas, assentamentos agrícolas, além de ter como base de sua economia os Arranjos Produtivos Locais da piscicultura e criação de gado bovino, por essa perspectiva, propôs-se como problema de pesquisa analisar em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso em foco articulam-se com os Arranjos Produtivos Locais, aproveitando-os como espaços educacionais. Para a realização do Estudo de Caso, recorreu-se aos procedimentos da etnografia, com abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: análise documental e inserção no campo de pesquisa. Para a coleta, previu-se a execução de duas etapas. A primeira dedicada ao reconhecimento dos APLs do Município de Amajari, durante o estágio técnico, ocorrido em junho de 2017; e a observação participante das aulas, no período de setembro a outubro de 2017, momento em que se fez anotações no caderno de campo sobre a dinâmica das aulas teóricas e práticas realizadas. Constatou-se que os diálogos entre o currículo e os Arranjos Produtivos Locais de Amajari necessitam ser fortalecidos, mas se evidenciou um esforço de alguns professores em, por meio da mobilização do conhecimento prévio dos alunos sobre a realidade local, e pela participação em atividades de pesquisa e extensão, aproximar os conhecimentos curriculares dos inerentes aos processos dos APLs. Conclui-se pela necessidade de formação continuada dos professores para que a Educação Profissional do Campo rompa com a lógica de formação apenas para o mercado de trabalho e cumpra sua finalidade de fortalecer o homem do campo como sujeito político, capaz de dialogar com os diferentes saberes, sendo esta atitude pedagógica essencial para que a educação do/no campo faça prevalecer a ação como condição humana e como base para a construção de um currículo humanista e libertador.
Abstract: This dissertation presents an analysis of the pedagogical practices carried out in the Technical Course on Agriculture and cattle raising integrated to High School, offered by the Amajari Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima. The municipality of Amajari is located to the North of Roraima and its territorial area is superimposed by indigenous lands, agricultural settlements, as well as having as base of its economy the Local Productive Arrangements of Fish Farming and Cattle Breeding, from that perspective, it has been proposed as a research problem to analyze to what extent the pedagogical practices developed in the Course in focus are articulated with the Local Productive Arrangements, taking advantage of them as educational places. For the accomplishment of the Case Study, we used the procedures of ethnography, with qualitative approach, divided in two stages: documentary analysis and insertion in the field of research. For the collection, it was foreseen the execution of two stages. The first one dedicated to the recognition of the Local Productive Arrangements of the Municipality of Amajari, during the technical internship, which took place in June 2017; and the participant observation of the classes, from September to October 2017, time when the notes were taken in the field book concerning the dynamics of theoretical and practical classes. It has been established that the dialogues between the curriculum and the Local Productive Arrangements of Amajari need to be strengthened, but an effort was noticed by some teachers in, through the mobilization of students' previous knowledge about the local reality, and through participation in activities of research and extension, to bring closer the curricular knowledge of the inherent to the processes of the APLs. It has been concluded that there is a need for continuous training of teachers so that the Professional Rural Education breaks free of the logic of training only for the purpose of labor market, and to instead fulfill its purpose of strengthening the rural man as a political subject, able to dialogue with different knowledge, making this pedagogical attitude essential for the rural education as a human condition and as a basis for the construction of a humanist and liberating curriculum.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12677
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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