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dc.contributor.authorCosta, Regiane de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:55Z-
dc.date.issued2010-12-10
dc.identifier.citationCOSTA, Regiane de Souza. Configuração da educação física no CTUR - entrelaçamentos cotidianos e possibilidades pedagógicas. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12668-
dc.description.abstractEsta dissertação está fundamentada na pesquisa realizada no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR/UFRRJ), contando com a participação de estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica, um dos professores de Educação Física da escola e, ainda, uma observadora dos processos pedagógicos. Traz consigo a preocupação central com uma Educação Física crítica e emancipatória e seus elementos constitutivos para a formação humana/profissional. Apresentou como objetivo geral investigar a manifestação da Educação Física Escolar como componente curricular da Educação Profissional Agrícola do CTUR. Para tanto, debruçou-se sobre um aporte teórico-metodológico que permitiu captar as variações cotidianas dispostas na realidade. Contou com a Abordagem Qualitativa de Pesquisa em Educação, tendo a Metodologia da Pesquisa-Ação o seu principal eixo orientador. Sob esta fundamentação foi possível conhecer, num primeiro momento, como a Educação Física se manifestou nos anos escolares, com base na relação objetivos-métodos-avaliação. Num segundo momento, foram utilizadas as descrições quanto à configuração da Educação Física nos anos anteriores para que fossem construídas, pelo coletivo envolvido na pesquisa, oficinas temáticas, visando possibilitar um processo de sensibilização/reflexão diante da pluralidade de interpretações que esta área é capaz de apresentar. Os temas orientadores das oficinas foram baseados na Matriz de Referência para o Novo ENEM 2009, reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio proposta pelo Ministério da Educação. A conjugação dos dados obtidos com a aplicação dos questionários, das entrevistas, dos relatos dos estudantes e das observações dos espaçostempos pedagógicos sinalizou que a Educação Física, quando tratada nas suas múltiplas possibilidades interpretativas, apoiando-se na criticidade, se apresenta como um importante componente para a formação do homem, numa perspectiva holística.por
dc.description.sponsorshipFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Holísticapor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectCriticidadepor
dc.subjectTraining Holisticeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectCriticalityeng
dc.titleConfiguração da educação física no CTUR – entrelaçamentos cotidianos e possibilidades pedagógicaspor
dc.title.alternativeConfiguration of physical education at CTUR - everyday twists pedagogical and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is based on research conducted at the Technical College of Rural University (CTUR / UFRRJ), with the participation of students in 3rd year of the Technical Course in Agricultural Structure, one of the teachers of Physical Education School and also an observer of pedagogical processes. Brings with it the main concern a critical and emancipatory Physical Education and its elements for the human / professional formation. Its objective is to investigate the manifestation of physical education as a curricular component of the Vocation Agricultural Education from CTUR. For this, it’s focused on a theoretical and methodological framework that allowed capture changes in everyday reality. Approach based on Qualitative Research in Education, and the Methodology of Action Research as its main key element. Under this reasoning was possible to know at first, such as physical education was manifested in the school years, based on the relation-goals-assessment methods. Secondly, the descriptions were used as the setting of Physical Education in previous years that were built by the group involved in research, workshops, aiming to foster a process of awareness / reflection on the plurality of interpretations that this area is able to present. The guiding themes of the workshops were based on the Matrix Reference to the New ENEM 2009, rephrasing the National Examination of Secondary Education proposed by the Ministry of Education. Combining the data obtained from the questionnaires, interviews, reports from students and the observations indicated that the “spacetimes” teaching physical education, when treated in its many possible interpretations, relying on the criticality, presents itself as an important component for the formation of man, in a holistic manner.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739.514.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Carvalho, Rosa Malena de Araújo
dc.creator.ID110.821.997-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4677954815991227por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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