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Tipo do documento: Dissertação
Title: Minhobucket - Uma ferramenta de apoio pedagógico para o ensino e aprendizagem
Other Titles: Minhobucket - A pedagogical support tool for teaching and learning
Authors: Santos, Erivaldo Erbo Alves dos
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro coorientador: Souza, Francisca Alves de
Primeiro membro da banca: Silva, Erllens Éder Silva
Segundo membro da banca: Santos, Francisco Galberto Barros dos
Keywords: Minhocultura;Vermicompostagem;Composto;Avaliação;Minhocas;Vermiculture;Vermicomposting;Compost;Evaluation;Worms
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Erivaldo Alves Erbo dos. Minhobucket - Uma ferramenta de apoio pedagógico para o ensino e aprendizagem. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: As ferramentas pedagógicas estão sendo muito difundidas para o ensino e a aprendizagem. Essas ferramentas são criadas com o objetivo de facilitar o aprendizado se utilizadas para fins pedagógicos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo criar, conhecer e analisar o kit Minhobucket enquanto ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, bem como avaliar sua utilização junto aos alunos do Curso de Bacharel em Zootecnia do IFCE – Campus Crato (Ceará). A pesquisa trilhou caminhos nos moldes da pesquisa-ação e participante, com abordagem qualitativa investigando os aspectos subjetivos e quantitativos com a expectativa de mensurar ou quantificar a partir de intensos modelos matemáticos e dados estatísticos pela busca de explicações ou soluções que esclareçam fenômenos observados. Como percurso metodológico se utilizou da revisão bibliográfica sobre o assunto. Recrutou-se 20 alunos para a realização das atividades de pesquisa, que entre elas, utilizou-se de questionário semiestruturado, oficina, experimento e a reaplicação de questionário. Para a análise dos dados referentes ao questionário, utilizou-se o tabelamento das respostas por meio do software Microsoft Excel com gráficos comparativos entre a primeira aplicação do questionário e a segunda no que resultou em um avanço na averiguação da assimilação dos assuntos trabalhados. Para análise da ferramenta pedagógica Minhobucket, o experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizados, com cinco tratamentos em proporções diferentes entre esterco bovino e capim-colonião e quatro repetições, inoculando em cada, 3 minhocas adultas e cliteladas. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias pelo teste de Scott & Knott (1974) a 5% de probabilidade, apresentando resultados importantes na aprendizagem e no ensino dos alunos, constatando-se que a ferramenta pedagógica além de facilitar o ensino e a aprendizagem, também é uma ferramenta adequada para a criação e multiplicação de minhocas, onde nos substratos à base de EB (100%) e 25% de CC + 75% de EB, não houve diferença estatística, mas apresentaram maiores quantitativos de minhocas, sugerindo melhores habitats para a reprodução das mesmas.
Abstract: Pedagogical tools are being very widespread for teaching and learning. These tools are created with the aim of facilitating learning if used for pedagogical purposes. In this context, the work aims to create, know and analyze the Minhobucket kit as a pedagogical tool for teaching and learning, as well as to evaluate its use with the students of the Bachelor of Animal Science course of IFCE – Campus Crato (Ceará). The research has walked paths in the form of action-research and participant, with a qualitative approach investigating the subjective and quantitative aspects with the expectation of measuring or quantifying from intense mathematical models and statistical data The search for explanations or solutions that clarify observed phenomena. As a methodological route, the literature review was used. Twenty students were recruited to perform the research activities, which among them used a semi-structured questionnaire, workshop, experiment and the reapplication of a questionnaire. For the analysis of the data regarding the questionnaire, we used the tabulation of responses using Microsoft Excel software with comparative graphs between the first application of the questionnaire and the second one in which resulted in a breakthrough in the investigation of assimilated subjects. For the analysis of the Pedagogical tool Minhobucket, the experiment was carried out in a completely randomized design, with five treatments in different proportions between bovine manure and guinea-grass and four replications, inoculated in each, 3 Adult worms and cliteladas. The data were subjected to analysis of variance and the averages by the Scott & Knott Test (1974) at 5% probability, presenting important results in the learning and teaching of the students, noting that the pedagogical tool in addition to facilitating the teaching and Learning, is also an appropriate tool for the creation and multiplication of earthworms, where in the EB-based substrates (100%) and 25% of CC + 75% of EB, there was no statistical difference, but showed higher quantitative of earthworms, suggesting better habitats for reproduction of them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12660
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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