Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Elizângela Carlos da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:22Z-
dc.date.issued2019-04-23
dc.identifier.citationSILVA, Elizângela Carlos da. A utilização da palma (Nopalea) como proposta de contextualização da aprendizagem na formação técnica em agropecuária no Cariri cearense, 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12655-
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado com 15 discentes do curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente do Instituto Federal do Ceará campus Crato, com o intuito de contribuir com a aprendizagem na formação técnica em agropecuária através da contextualização utilizando a palma forrageira, cultura típica do semiárido cearense como elemento norteador, com elaboração de farinha e biscoito a base da cactácea. A princípio foi aplicado um questionário diagnóstico para percepção dos saberes iniciais dos discentes em relação ao conhecimento e utilização da palma forrageira. Após socialização dos questionários observou-se que os mesmos possuíam poucas informações sobre o vegetal, essa constatação levou a novas explanações sobre a potencialidade da cactácea, com foco na utilização na alimentação humana, que resultou numa oficina pedagógica com elaboração de vários produtos. Durante o desenvolvimento da pesquisa os discentes participaram de atividades pedagógicas, e para compartilhamento do conhecimento utilizou-se a roda de conversa. No processo de coleta de dados utilizou-se além do questionário diagnóstico, o diário de campo e a entrevista os quais nortearam os resultados da pesquisa. Em relação aos produtos elaborados, a farinha foi avaliada quanto a sua composição centesimal, o biscoito padrão (BP) e as formulações (F1, F2, F3, F4 e F5) quanto a sua composição centesimal e atributos sensoriais. Para avaliação sensorial utilizou-se a metodologia discriminativa para selecionar as melhores amostras através do teste de ordenação, das quais, juntamente com a farinha, foram analisadas quanto a umidade, lipídios, cinzas, proteínas, fibras, carboidratos e valor calórico total (VCT). Os resultados verificados apontaram para produtos nutritivos cujos valores encontrados estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Quanto a contextualização da aprendizagem, foco principal da pesquisa, foi possível observar a compreensão e absorção das informações pelos discentes a medida que o estudo avançava, favorecendo um maior interesse e engajamento na realização das atividades e socializações. Conclui-se, portanto, que a pesquisa possibilitou aos discentes a capacidade de construírem conhecimentos, despertando-os para a responsabilidade social, promovendo a atuação como agentes ativos, críticos e transformadores.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPalma forrageirapor
dc.subjectCompartilhamentopor
dc.subjectEntrevistapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFforage palmeng
dc.subjectSharingeng
dc.subjectIntervieweng
dc.titleA utilização da palma (Nopalea) como proposta de contextualização da aprendizagem na formação técnica em agropecuária no Cariri cearensepor
dc.title.alternativeThe use of palm (Nopalea) as a proposal for contextualizing learning in technical training in farming in Cariri from Ceará Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study was conducted with 15 students of the technical course in Farming, subsequent modality of the Federal Institute of Ceará campus Crato, with the purpose of contributing to the learning in the technical training in agriculture and livestock through the contextualization using forage palm, a typical culture of the semi-arid region of Ceará as guiding element, with elaboration of flour and biscuit based on the cactus. At first, a diagnostic questionnaire was applied to the students' initial knowledge regarding the knowledge and use of forage palm. After the socialization of the questionnaires it was observed that they had little information about the vegetable, this finding led to new explanations about the potentiality of the cactus, focusing on use in human food, which resulted in a pedagogical workshop with making of several products. During the development of the research the students participated in pedagogical activities, and to the sharing of knowledge the conversation wheel was used. In the data collection process, besides the diagnostic questionnaire, the field diary and the interview which guided the research results. Regarding to processed products, the flour was evaluated for its centesimal composition, the standard cookies, and formulations (F1, F2, F3, F4 and F5) as to their centesimal composition and sensorial attributes. For sensory evaluation the discriminative methodology was used to select the best samples by sorting test, which, with flour were analyzed for moisture, lipids, ashes, proteins, fibers, carbohydrates and total caloric value. The verified results pointed to nutritional products whose values found are within the standards established by the current legislation. Regarding the contextualization of learning, focus of research, it was possible to observe the comprehension and absorption of the information by the students as the study progressed favoring a greater interest and commitment in the accomplishment of the activities and socializations. It is concluded, therefore, that the research allowed the students the ability to construct knowledge, awakening them to social responsibility promoting acting as active, critical and transformative agents.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1IDCPF: 617.032.907-63por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee2Silva, Erllens Éder
dc.creator.IDCPF: 892.911.153-04por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66929/2019%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Carlos%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5083
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-09-27T14:32:15Z No. of bitstreams: 1 2019 - Elizângela Carlos da Silva.pdf: 1466123 bytes, checksum: 62eedeafe104fac125bd0a41c168090f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T14:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Elizângela Carlos da Silva.pdf: 1466123 bytes, checksum: 62eedeafe104fac125bd0a41c168090f (MD5) Previous issue date: 2019-04-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Elizângela Carlos da Silva.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.