Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges, Jucineudo Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:12Z-
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.citationBORGES, Jucineudo Alves. A formação jurídica ambiental nos cursos agrários do Instituto Federal do Ceará. 2018. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12651-
dc.description.abstractNa atualidade a agricultura vem sendo impulsionada pelas diretrizes do agronegócio que visa maior produtividade e o lucro. Os problemas ambientais estão relacionados diretamente com o crescente consumo de bens e produtos pela sociedade moderna e a industrial, que de maneira predatória utiliza os recursos naturais de maneira indiscriminada. Desse modo, as atividades agropecuárias utilizam-se de práticas predatórias, tecnologias avançadas e técnicas que têm um impacto negativo sobre o meio ambiente. Os cursos ligados a Ciências Agrárias formam anualmente técnicos de nível médio e superior e que de certa forma são os responsáveis pela produção agropastoril no Brasil, monitorando desde a agricultura familiar até as grandes propriedades geridas pelo agronegócio, e é justamente ai que entra a contribuição dos técnicos das agrárias, pois uma vez bem formado e com conhecimento da legislação ambiental o mesmo atuará no combate ás práticas predatórias, aplicando conceitos jurídicos adequados ao emprego das novas tecnologias, para que estas sejam utilizadas de um modo racional e equilibradas e não provoquem a destruição ao meio ambiente. Com base no art. 225, caput, que assim dispõe que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserválo para os presentes e futuras gerações.” Assim, foi entregue ao Estado e o Cidadão a responsabilidade de desenvolver e programar planos e planejamentos de utilização da terra, considerando a necessidade para o desenvolvimento econômico e social. Ao enfocar o desenvolvimento, o Estado e o Cidadão deverão inclui ações que devem combater a poluição, preservar a fauna e a flora, bem como os sistemas ambientais. As discussões sobre os impactos ambientais da atividade agropecuária estão no centro desse dilema. De um lado existe sua importância para a alimentação, saúde e bem-estar do ser humano, além de sua importância econômica local e regional; de outro se encontram os problemas ambientais como uso de agrotóxicos, ampliação da fronteira agrícola com a redução da vegetação nativa, esgotamento dos solos e processos erosivos. Assim, dada a importância do tema, os cursos agrários são atraídos para as discussões sobre sustento e sustentabilidade, uma vez que a formação jurídica ambiental nos cursos agrários, deverá aprofundar os conhecimentos sobre os impactos ambientais provocados por sua atividade. O conflito de interesses, entre proteger o meio ambiente e proporcionar o desenvolvimento econômico mostra-se como barreira, que deve ser transposta, através da formação de técnicos agrários mais conscientes do seu papel social. A proposta dessa pesquisa é analisar a presença de conteúdos sobre a legislação ambiental no currículo das agrárias no IFCE. Para isso será analisado o currículo do curso técnico em agropecuária, Tecnólogo em Irrigação e Drenagem e Zootecnia. Ademais a pesquisa contribuiu com a discussão jurídica, na busca de alternativas e exposição de sugestões para que a agropecuária ocorra de forma equilibrada e sustentávelpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTécnico das agrárias. .por
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectLegislação ambientalpor
dc.subjectAgrarian technicianeng
dc.subjectResumeseng
dc.subjectEnvironmental legislationeng
dc.titleA formação jurídica ambiental nos cursos agrários do Instituto Federal do Cearápor
dc.title.alternativeThe environmental legal training in the agricultural courses of the Federal Institute of Cearaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNowadays, agriculture is being driven by the agribusiness guidelines that aim for greater productivity and profit. Environmental problems are directly related to the increasing consumption of goods and products by modern and industrial society, which in a predatory way uses natural resources indiscriminately. In this way, the agricultural activities are utilized of predatory practices, advanced technologies and techniques that have a negative impact on the environment. Courses related to Agrarian Sciences form annual middle and higher level technicians and are, in a way, the ones responsible for agropastoral production in Brazil, monitoring from family agriculture to the large properties managed by agribusiness, and it is precisely here that the contribution of since once well trained and with knowledge of environmental legislation, it will act in the fight against predatory practices, applying legal concepts appropriate to the use of new technologies, so that they are used in a rational and balanced way and do not provoke destruction to the environment. Based on art. 225, caput, which states that everyone has the right to an ecologically balanced environment, a common use of the people and essential to the healthy quality of life, imposing on the public power and the community the duty to defend and preserve it for present and future generations. Thus, the State and the Citizen were given the responsibility to develop and plan plans and land use planning, considering the need for economic and social development. In focusing on development, the State and the Citizen should include actions that must combat pollution, preserve fauna and flora, as well as environmental systems. Discussions on the environmental impacts of agricultural activity are at the heart of this dilemma. On the one hand there is its importance for the food, health and well being of the human being, besides its local and regional economic importance; environmental problems such as the use of agrochemicals, expansion of the agricultural frontier with the reduction of native vegetation, soil depletion and erosion processes. Thus, given the importance of the theme, the agricultural courses are attracted to the discussions on sustenance and sustainability, since the environmental legal training in the agricultural courses, should deepen the knowledge about the environmental impacts caused by its activity. The conflict of interests between protecting the environment and providing economic development is a barrier that must be transposed through the training of agrarian technicians who are more aware of their social role. The purpose of this research is to analyze the presence of contents on environmental legislation in the agrarian curriculum in the IFCE. For this will be analyzed the curriculum of the technical course in agriculture, Technologist in Irrigation and Drainage and Zootechnics. In addition, the research contributed to the legal discussion, in the search for alternatives and exposition of suggestions so that agriculture and livestock can occur in a balanced and sustainable way.por
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee2Durigon, Valdemir Lúcio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3477303546552156por
dc.contributor.referee3Camargo Filho, Sergio Trabali
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368526080194783por
dc.creator.ID465.346.873-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270688378428936por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAMADO, Frederico, Direito Ambiental, 8 edição, Editora Juspodivm São Paulo. BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação. Brasília, 2010 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2015. BRASIL. Decreto nº 5154, de 24 de julho de 2044. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004.Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. BRASIL. Lei 12.621, de 25 de maio de 2012. Dispõem sobre a proteção da vegetação nativa. BRASIL. Lei 12655, de 30 de maio de 2012. Altera o art. 4o da Lei no 10.931, de 2 de agosto de 2004, e o art. 1o da Lei no 10.925, de 23 de julho de 2004.(Código Florestal) BRASIL. Lei 6938/81, de 31 de agosto de 2001. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. BRASIL. Lei 8171/91, de 17 de janeiro de 1991. Dispõem sobre Dispõe sobre a política agrícola. BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1994. Lei de diretrizes e base da educação BRASIL. Lei 9.765, de 27 de abril de 1999. Instituia política nacional de Educação ambiental ambiental. BRASIL. Lei 9605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. BRASIL. LeiFederal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais, Brasília, 2008. BRASIL. Resolução CNE/CP3, de 18 de dezembro de 2002. Institui nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Brasília, 2002. BRASIL.Lei complementar 140, de 8 de dezembro de 2011, Fixa normas, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortes, 2008. DECICINO, RONALDO. Fruticultura no Brasil: Importância econômica para o país. www. educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u401. Acesso em 02∕ 07 ∕2015. DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: Principios e prática. 9 ed. São Paulo, Gaia 2004. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Regulamento da Organização Didática (ROD). Fortaleza: IFCE, 2015. 46 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Regimento Geral. Fortaleza: IFCE, 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Projeto Politico Institucional. Fortaleza: IFCE, 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Projeto Politico de Curso( técnico em agropecuária, Tecnólogo em Irrigação e drenagem, Bacharelado em Zootecnia. LIBÂNEO, J.; OLIVEIRA, J.; TOSCHI, M. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. LISBOA,CassianoPamplona.KINDEL, Eunice AitaIsaia, Educação ambiental teoria e prática, Porto Alegre, Mediação, 2012. LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? Série Ideias n.8, São Paulo: FDE, 1998. SANTOS,Adriana Paula, RAPOSO, Àurea, FORTES, Vera. Ecopráticas na EPT desenvolvimento, meio ambiente sustentabilidade:.Maceio: IFAL, 2011. SARLET,IngoWollgang,FENSTERSEIFER,Tiago. Principios do direito ambiental – São Paulo, Saraiva, 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68190/2018%20-%20Jucineudo%20Alves%20Borges.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5389
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-02-16T12:25:02Z No. of bitstreams: 1 2018 - Jucineudo Alves Borges.pdf: 851636 bytes, checksum: 73332913f6a89be5dcfd0268c110bfa7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-16T12:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Jucineudo Alves Borges.pdf: 851636 bytes, checksum: 73332913f6a89be5dcfd0268c110bfa7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Jucineudo Alves Borges.pdf2018 - Jucineudo Alves Borges831.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.