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Tipo do documento: Dissertação
Title: Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: perspectivas diante da crise
Other Titles: Degree in Field Education at Federal Rural University of Rio de Janeiro: perspectives in face of the crisis
Authors: Santos, Jorge Raimundo dos
Orientador(a): Lino, Lucilia Augusta
Primeiro membro da banca: Barbosa, Carlos Soares
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Keywords: Educação do Campo;Políticas Públicas;Movimentos Sociais;Financiamento.;Field Education;Public Policy;Social Movements;Financing
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Jorge Raimundo dos. Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: perspectivas diante da crise. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Abstract: A Licenciatura em Educação do Campo é um curso que teve sua origem como o resultado das mobilizações sociais no campo brasileiro. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro o curso é vinculado ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade do Instituto de Educação e vem sendo atingido pelas medidas restritivas de gastos, impostas pelo governo federal desde a edição da Emenda Constitucional nº 95/2016. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar possíveis impactos causados no curso e suas perspectivas diante da crise econômica do país. Portanto, foram realizadas entrevistas com o gestor da área financeira da UFRRJ, com coordenadores e docentes que atuaram no curso de Licenciatura de Educação do Campo, em setembro e outubro de 2018, e foram feitas pesquisas em documentos institucionais. Os resultados demonstraram que há a constatação de impactos financeiros diretamente no curso e que tem sido necessária a utilização de maneiras criativas para atender as propostas pedagógicas do curso. A pesquisa evidenciou que apesar dos impactos percebidos pelos docentes em decorrência da limitação de gastos públicos as perspectivas da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ são positivas.
Abstract: Degree in Field Education is a course that had its origin as the result of social mobilizations in the Brazilian countryside. At the Federal Rural University of Rio de Janeiro the course is linked to the Department of Field Education, Social Movements and Diversity of the Institute of Education and has been affected by the restrictive spending measures imposed by the federal government since the issue of Constitutional Amendment No. 95 / 2016. In this context, the objective of this research was to evaluate possible impacts caused in the course and its perspectives in face of the economic crisis of the country. Therefore, interviews were conducted with the manager of the financial area of UFRRJ, with the coordinators and teachers who worked in the Field Education Degree course, in September and October 2018, also research was done on institutional documents. The results demonstrated that there is a direct financial impact in the course and that it has been necessary to use creative ways to attend the pedagogical proposals of the course. The research showed that despite the impacts perceived by teachers due to the limitation of public spending, the perspectives of the course in Field Education of the UFRRJ are positive.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12640
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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